PROJETO DE EXTENSÃO “CINECLUBE CAFÉ COM LEITE” PARA O TRABALHO COM A DIVERSIDADE
DOI:
https://doi.org/10.22481/recuesb.v9i15.8721Palavras-chave:
Diversidade Sexual; Intolerância; Cine clube escolar; Teoria Queer.Resumo
O cinema configura-se como uma forma criativa de estabelecer o diálogo entre temas curriculares e o cotidiano da escola, além de ser uma maneira agradável de trabalhar questões polêmicas, contribuindo para a formação de criticidade. O artigo apresenta os resultados de um projeto de extensão escolar chamado Cineclube Café com Leite, realizado em uma escola pública estadual do Espírito Santo, buscando a promoção de debates sobre questões relativas à diversidade de gênero, ao preconceito e à intolerância. Trata-se de uma intervenção pedagógica participativa, apoiada por observações anotadas em diário de campo, colhidas em rodas de debates. Os dados foram abordados à luz dos pressupostos da teoria queer. O projeto cineclube favoreceu aos alunos a leitura crítica do mundo e a compreensão de que as questões relacionadas à diversidade, no campo dos Direitos Humanos, são sempre acompanhadas de lutas e desafios.
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