https://periodicos2.uesb.br/index.php/recuesb/issue/feedRevista Extensão & Cidadania2024-08-26T15:16:13-03:00Revista Extensão & Cidadania UESB/PROEXrevistadeextensao@uesb.edu.brOpen Journal Systems<div align="justify">A <strong>Revista Extensão & Cidadania</strong> é um periódico semestral, em versão on-line, de fluxo contínuo, da Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários (PROEX), da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), lançada em 2013. Docentes, discentes, técnicos-administrativos de Instituições de Ensino Superior nacionais e internacionais que estejam ligadas às ações extensionistas estão convidados a submeter seus manuscritos (artigos, relatos de experiências, entrevistas, resenhas entre outros materiais), com ênfase nos eixos temáticos da extensão: Comunicação; Cultura; Direitos Humanos e Justiça; Educação; Meio Ambiente; Tecnologia e Produção; Saúde; Trabalho. As submissões podem ser realizadas de forma contínua. Não são cobradas taxas de submissão, avaliação, processamento ou publicação de manuscritos. </div>https://periodicos2.uesb.br/index.php/recuesb/article/view/15175Os itinerários desafiadores da Extensão Universitária2024-08-26T15:16:13-03:00Antonio Leandro Fagundes Sarnoleandrofagsarno@gmail.comLuziêt Maria Fontenele-Gomesluzietfontenele@uesb.edu.br<p>Resenha crítica do livro <strong>Extensão Universitária: trajetórias e desafios</strong>, de Sandra de Deus, publicado pela Editora da Pró-reitoria de Extensão, da Universidade Federal de Santa Maria, 2020.</p>2024-08-21T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 Revista Extensão & Cidadaniahttps://periodicos2.uesb.br/index.php/recuesb/article/view/15217Nossa capa – Homenagem ao artista plástico Alex Rocha2024-08-22T10:34:06-03:00Ana Cecília Chaves Silvacecichaves@gmail.comAlex Rochalecaorocha@gmail.com2024-08-21T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 Revista Extensão & Cidadaniahttps://periodicos2.uesb.br/index.php/recuesb/article/view/14125Contribuições de um projeto de extensão para a questão da reconstrução da democracia no Brasil hoje2024-07-09T23:41:49-03:00Mauricio Mogilkammogilka@ufba.br<p>Este artigo apresenta as características, a base teórica, os objetivos, a metodologia e alguns resultados do projeto de extensão “Educação, teorias críticas e processos emancipatórios”, desenvolvido na Universidade Federal da Bahia entre 2018 e 2023, na cidade de Salvador. O artigo mostra como o projeto desenvolveu, junto com os agentes sociais atendidos, algumas reflexões sobre questões políticas urgentes no Brasil hoje, tanto para a democracia como para os movimentos sociais, especialmente neste momento de luta contra a hegemonia fascista. O artigo mostra como o projeto se inspirou teoricamente no humanismo crítico, definido aqui como uma grande abordagem e não como teoria específica. Dentro desta abordagem geral, a principal referência teórico-metodológica usada neste projeto de extensão foram as teorias latino-americanas da libertação, especialmente a educação popular. Finalmente apresenta como resultados qualitativos as reflexões desenvolvidas ao longo do projeto com os agentes dos movimentos sociais, sobre quatro questões: 1. A extrema-direita no poder; 2. O papel da classe média na reconstrução da democracia; 3. O que é o estado; 4. A democracia participativa.</p>2024-08-21T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 Revista Extensão & Cidadaniahttps://periodicos2.uesb.br/index.php/recuesb/article/view/14436Looking forward: reflexões de duas futuras-professoras de inglês sobre a prática da conversação no Communication Café2024-02-26T17:50:18-03:00Caroline Moreno Botelho Pereira202010721@uesb.edu.brClarissa Costa e Silvaclarissaces@hotmail.comGlenda Dias Reinke Sodré202010604@uesb.edu.br<p>Neste artigo, apresentamos e discutimos alguns aspectos ligados às interações em língua inglesa observados durante os encontros do projeto de extensão <em>Communication</em> Café, da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia – UESB. Listamos e analisamos aspectos observados durante os bate-papos – tipo de interações; nível de participação-interação; práticas que auxiliaram as discussões – e estabelecemos um paralelo destes com reflexões que apontam para perspectivas futuras (<em>Looking forward</em>) acerca de como democratizar a aprendizagem da habilidade de expressão oral em inglês (Freire, 2004). Segundo uma pesquisa da British Council (2014) e, ainda, segundo Ahmadi e Ahmadi (2017), a prática da habilidade de expressão oral em inglês recebe pouca atenção em muitos contextos de ensino e, consequentemente, poucas pessoas desenvolvem competências sociocomunicativas. Enquanto professoras em formação e colaboradas do <em>Communication</em> Café, refletiremos sobre essa questão a fim de problematizá-la e, possivelmente, interferir nas discussões que buscam por caminhos para lidar com os desafios ligados à prática da conversação. O projeto de extensão <em>Communication</em> Café objetiva criar um espaço interativo para a prática da conversação em inglês, sob uma perspectiva de aprendizagem colaborativa (Dewey, 1976). Neste estudo, a fim de analisar nossas experiências no projeto, apresentaremos trechos de diários reflexivos e anotações. Este estudo se encontra na área de estudos sobre ensino-aprendizagem de língua inglesa, em especial, dos estudos ligados aos desafios de pensarmos o lugar da prática da conversação nos contextos de ensino. Este artigo deverá interessar a todos que buscam melhor compreender os rumos de uma educação mais holística e humana. </p>2024-08-21T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 Revista Extensão & Cidadaniahttps://periodicos2.uesb.br/index.php/recuesb/article/view/14675Projeto DCHI nas escolas2024-06-08T20:41:47-03:00Jacilene Fiuza de Limajalenelima@yahoo.com.brMaria Alice Carvalho Sacramentomacsacramento@uneb.br<p>Este artigo descreve uma atividade de extensão destinada a alunos do terceiro ano do ensino médio em escolas públicas de Salvador, com o objetivo de familiarizá-los com os cursos de graduação do Departamento de Ciências Humanas I (DCHI), da Universidade do Estado da Bahia (UNEB). A iniciativa visa também informar sobre as formas de ingresso, programas de auxílio à permanência para alunos de baixa renda e outros aspectos relacionados à vida universitária. O projeto já foi implementado em sete escolas públicas dos bairros diversos de Salvador, recebendo uma resposta positiva da gestão escolar e dos alunos, que demonstraram interesse em obter mais informações sobre acesso e permanência na universidade pública, áreas ainda pouco familiares para muitos deles.</p>2024-08-21T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 Revista Extensão & Cidadaniahttps://periodicos2.uesb.br/index.php/recuesb/article/view/14409Trabalhos de conclusão de curso desenvolvidos pelo Núcleo de Estudo, Pesquisa e Extensão em Aleitamento Materno2024-06-08T19:11:02-03:00Michelle Kristine Bispo dos Santos Lôbomichellekristine26@gmail.comAndreza Gabriel dos Santosdessa-gds17@hotmail.comDaniel Bruno Lopes Santosdb.bruno23@gmail.comLetícia Souza Santosleticia.dhss@gmail.comRosália Teixeira Luzrosalia.luz@uesb.edu.brNorma Lopes de Magalhães Velasco Bastosnorma.magalhaes@uesb.edu.br<p>Esse estudo busca conhecer as temáticas abordadas acerca do aleitamento materno nos Trabalhos de Conclusão de Curso orientados por docentes que atuam no Núcleo de Estudo, Pesquisa e Extensão em Aleitamento Materno (NEPEAM) durante os seus 30 anos de atuação. Trata-se de uma pesquisa exploratório-descritiva, de cunho documental. Para tanto, foi realizada uma busca na base de dados da Plataforma Lattes entre os meses de abril e maio de 2023. Foram identificados 60 Trabalhos de Conclusão de Curso orientados por professores integrantes NEPEAM. O tratamento dos dados foi realizado pela técnica de análise de conteúdo de Bardin. Os temas que mais se destacaram foram: sexualidade durante a amamentação; dificuldades e facilidades relacionadas ao processo de amamentação; influência de terceiros durante o processo da amamentação; cuidados relacionados ao aleitamento materno e os fatores que podem levar ao desmame precoce. Diante disso, concluímos que o NEPEAM tem desempenhado um papel de extrema importância nas orientações de pesquisas acadêmicas, contribuindo de forma expressiva com a divulgação do aleitamento materno no meio científico.</p>2024-08-21T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 Revista Extensão & Cidadaniahttps://periodicos2.uesb.br/index.php/recuesb/article/view/14720Dia de campo: ponte entre a extensão universitária e a produção familiar do Umbu Gigante2024-06-08T20:55:27-03:00Bárbara Dantas Fontes Soaresbarbarafontes@uesb.edu.brValdemiro Conceição Juniorvaldemiro.junior@uesb.edu.brEduardo Luís Oliveira Ganemeganem90@gmail.comRaquel Cardoso Guimarães202020804@uesb.edu.brMaria Emília Pires Ataíde202020812@uesb.edu.brMarcelo Campos Pereira Sousa202220860@uesb.edu.br<p>O relato de experiência refere-se ao Segundo Dia de Campo do Umbu Gigante, realizado pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), o qual contou com a participação de acadêmicos, pesquisadores, professores; instituições de ensino, instituição governamental estadual, municipal, prefeituras, secretarias de desenvolvimento regionais, associações comunitárias, entre outras empresas parceiras comprometidas com o desenvolvimento rural. O dia de campo é uma importante ação de extensão, especialmente para capacitar agricultores familiares e outros interessados no cultivo do umbu gigante por meio de troca de informações práticas e teóricas sobre os métodos adequados de implantação, manejo e comercialização desse fruto. Ao capacitar os agricultores, esta metodologia visa incentivar uma forma sustentável de gerar trabalho e encorajar os agricultores a permanecerem no campo. Por sua vez, ao incluir a comunidade acadêmica no processo de extensão, a universidade não só beneficia o desenvolvimento profissional dos graduandos, mas também contribui para a melhoria das habilidades e conhecimentos dos agricultores, possibilitando que o umbu gigante se torne uma fonte de renda viável. Por conseguinte, isso estimula o crescimento econômico das áreas rurais e reforça a reprodução social da agricultura familiar.</p>2024-08-21T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 Revista Extensão & Cidadaniahttps://periodicos2.uesb.br/index.php/recuesb/article/view/14534Fortalecendo o vínculo paternal: relato de um evento de incentivo à participação ativa da figura paterna na imunização infantil2024-08-19T01:13:11-03:00Cláudio Felipe Oliveiracfelipe.oli.med@gmail.comLucas Berce Silva lucas-0318@hotmail.comTiago Ribeiro Araújoribeirootiago@gmail.comFabiano Moreira da Silvafabiano.educ@gmail.com<p>A imunização é uma das principais estratégias para garantir a proteção de seres humanos contra determinadas doenças infectocontagiosas. Sabe-se que a indução artificial de imunidade humana contra enfermidades ocorre desde os primeiros dias de vida, exigindo, portanto, a participação efetiva dos pais de recém nascidos nesse processo de proteção. Nesse contexto, destaca-se, expressivamente, a atuação das figuras maternas, o que confere a necessidade de se promover ações educativas as quais induzem e instruem figuras paternas a terem maior contato com a vacinação de seus descendentes. O presente artigo tem o objetivo de relatar a vivência de estudantes de medicina ao promoverem um momento educativo para figuras paternas acerca de sua participação na vacinação de seus filhos. Trata-se de um relato de experiência, que expõe a percepção de estudantes de Medicina ao planejarem e executarem um evento educativo-extensionista. Tal acontecimento embasou-se na distribuição de panfletos e apresentação de banners, os quais continham informações acerca da necessidade da participação paterna na imunização infantil, bem como acerca do reaparecimento de doenças erradicadas. Após as atividades educativas, percebeu-se que a ação foi bem sucedida, que o público alvo aceitou e envolveu-se nessa proposta de comunicação em saúde e que as informações foram passadas de forma eficiente. Ainda, ficou claro que muitos personagens paternos convivem com muitas dúvidas acerca da importância da imunização e admitem não serem atuantes na imunização de seus filhos.</p>2024-08-21T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 Revista Extensão & Cidadaniahttps://periodicos2.uesb.br/index.php/recuesb/article/view/14267Relato de experiência: sala temática no ensino-aprendizagem em Geografia2024-08-19T11:34:21-03:00Gabriel Silva Santosgabriel.geo.santos@gmail.comBruno Silva Rodriguesbruno.s.r.geo@gmail.comKaren Cristine Rodrigues Monteirokaroca76@hotmail.com<p>Este relato de experiência apresenta a vivência do autor na sala de aula enquanto bolsista do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência, focada na formação de professores de Geografia da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia. O relato foi conduzido no Colégio Estadual Abdias Menezes, em Vitória da Conquista, Bahia. As turmas envolvidas foram as do 3º ano A e B do turno vespertino, sob a orientação da professora supervisora. O objetivo é de demonstrar a eficácia e o impacto positivo da implementação de uma Sala Temática em Geografia, destacando sua relevância no contexto educacional do Colégio Estadual Abdias Menezes durante o período de transição estrutural. A metodologia de análise considerada foi qualitativa descritiva que abrangeu observações, participações em aulas e a relação com colegas e alunos. As conclusões destacaram a i-mportância das metodologias ativas e a renovação do professor, além da valiosa experiência para o autor, que, estando na graduação, pôde conhecer o ambiente escolar e as vivências da profissão de professor e de uma Sala Temática em Geografia.</p>2024-08-21T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 Revista Extensão & Cidadaniahttps://periodicos2.uesb.br/index.php/recuesb/article/view/14565Rodas de terapia comunitária com expostos ao amianto: relato de experiência2024-06-08T19:46:57-03:00Ana Karolline Souza Vasconcelosroolvasconcelos@gmail.comEdite Lago da Silva Senaedite.lago@uesb.edu.brCléber Souza de Jesuscsjesus@uesb.edu.brKarla Rocha Pithonkarla.rocha@uesb.edu.brThaís Alves Britothaisbrito@uesb.edu.brLeila Graziele de Almeida Britoleila.graziele@uesb.edu.br<p>Este estudo objetivou relatar a experiência de realização de rodas de terapia comunitária integrativa junto a pessoas expostas ao amianto. Metodologia: Trata-se de um relato de experiência sobre ações comunitárias desenvolvidas a partir do projeto de extensão cadastrado pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia junto à comunidade do Bonfim do Amianto, em Bom Jesus da Serra - Bahia, desenvolvido nos meses de junho e julho de 2022. Foram realizadas três rodas de terapia comunitária, com duração média de uma hora e meia cada, alcançando um público estimado de cinquenta participantes no total das rodas. O marco teórico de Paulo Freire e de Merleau-Ponty foram utilizados para aprofundar a discussão deste artigo. Na primeira roda de terapia, um grupo familiar trouxe à tona a temática da <em>saudade</em> e <em>tristeza </em>pela perda de entes queridos. A segunda e a terceira rodas foram marcadas pelo <em>sentimento de</em> <em>angústia pela doença dos filhos</em>, sendo destacados como pontos de superação vivenciados pelo grupo, a naturalização do processo de morte/morrer, a busca de conforto na religiosidade, a procura por assistência médica especializada, a vivência do ‘ser empático’ e da amizade no dia-a-dia e o cultivo da esperança para a resolução das situações em aberto. Neste cenário, pôde-se observar a presença de angústia pela perda da saúde e pela morte de pessoas da comunidade, bem como o despontar de caminhos de superação baseados nos laços comunitários afetuosos e na espiritualidade. A terapia comunitária foi vivenciada enquanto um espaço qualificado de fomento à saúde mental desse grupo comunitário.</p>2024-08-21T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 Revista Extensão & Cidadaniahttps://periodicos2.uesb.br/index.php/recuesb/article/view/14639Técnica de simulação de higiene das mãos em hospital de doenças infecto-contagiosas: relato de experiência2024-08-19T01:49:39-03:00Beatriz Moreira da Silva Oliveirabeatriz3223@outlook.comDândara Nayara Azevêdo Dantasdandara.dantas@ufrn.brGlauber Weder dos Santos Silvaglauberweder@hotmail.comKéssya Dantas Dinizkessya.diniz@ufrn.brMaryanna Damasceno Lealmaryanna.leal.070@ufrn.edu.br<p><span style="font-weight: 400;">Introdução: A higiene das mãos é a medida mais simples e menos onerosa para prevenir a propagação de infecções associadas aos cuidados de saúde. Objetivo: Relatar a experiência de uma acadêmica de enfermagem na realização de uma técnica de simulação de higiene das mãos em hospital especializado em doenças infecto-contagiosas no Estado do Rio Grande do Norte. Método: Estudo descritivo, do tipo relato de experiência, concretizada em um hospital de médio porte, de referência para doenças infecciosas no Estado do Rio Grande do Norte, no período de Maio a Junho de 2023. Para a realização das 13 simulações uma caixa de madeira foi confeccionada, também foram necessários: dois álcool em gel e 20 canetas marca-texto na cor verde. A experiência foi analisada por meio do diário de campo e formulário eletrônico. Resultados: Ficou evidente que apesar de a higienização das mãos ser uma prática simples, de baixo custo e rápida de ser realizada, ainda é realizada de forma ineficiente pelos profissionais mesmo entendendo a importância dessa prática no ambiente hospitalar. Conclusão: Portanto, ficou evidenciado a necessidade de enfatizá-la de maneira mais efetiva junto aos profissionais de saúde.</span></p>2024-08-21T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 Revista Extensão & Cidadaniahttps://periodicos2.uesb.br/index.php/recuesb/article/view/15235Editorial2024-08-21T22:23:23-03:00Luziêt Maria Fontenele-Gomesluzietfontenele@uesb.edu.br<p>Editorial</p>2024-08-21T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 Revista Extensão & Cidadaniahttps://periodicos2.uesb.br/index.php/recuesb/article/view/15236Educação Tutorial e Extensão: contribuições para o fortalecimento da relação ensino superior e sociedade2024-08-21T22:49:53-03:00Reginaldo Santos Pereirarpereira@uesb.edu.brJúlio Francisco Barros Netojfbarros@dema.ufc.brPablo Rodrigo Fica Piraspafipi@uefs.brVirgínia Campos Machadovirginia.campos@ufba.brFlávia Mariani Barrosfbarros@uesb.edu.brGildásio Santana Júniorgildasio.junior@uesb.edu.br<p>Editorial do Número temático.</p>2024-08-21T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 Revista Extensão & Cidadaniahttps://periodicos2.uesb.br/index.php/recuesb/article/view/14719Algumas considerações éticas acerca do consumo de carne animal2024-04-29T13:44:31-03:00Anna Luiza Filsner Dias Strackannaluizastrack@gmail.comAna Vitória de Souzatec_anavitoria@outlook.comBruna dos Santos Oliveirabrunasanoli@gmail.comJulia Fernanda de Melo Lourençojuliafml765@gmail.comMaria Vitória Gonçalves Tavaresmv.ufu.s@gmail.comOlivia Unti dos Santosoliviassantoss@gmail.com<p>Este relato de experiência trata do evento “Considerações éticas acerca do consumo de carne animal”, desenvolvido pelo PET Medicina Veterinária, da Universidade Federal de Uberlândia. O evento se constituiu por um debate com professores da área de filosofia, a fim de realizar uma reflexão com o público interno e externo acerca dos argumentos favoráveis e desfavoráveis do ponto de vista ético para o consumo de carne animal. Dessa forma, o evento foi estruturado em um debate com dois professores convidados, seguido por uma roda de conversa para troca de experiências com o público, estimados em 100 pessoas. Ao final do evento, foi disponibilizado um formulário de presença e avaliação, neste formulário os ouvintes responderam questões acerca da importância, contribuição e organização do evento. Conclui-se que, embora os participantes não tenham compreendido bem a finalidade ética do debate, o evento cumpriu seu objetivo agregando informações relevantes aos indivíduos participantes.</p>2024-08-21T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 Revista Extensão & Cidadaniahttps://periodicos2.uesb.br/index.php/recuesb/article/view/14760Ciclo de seminários PET Agronomia: uma estratégia de ensino e extensão2024-04-30T23:49:05-03:00Keilane Silva Limakeylalima1802@gmail.comMaria Luiza Santos Sena Gomesmalusena@aluno.ufrb.edu.brRebeca Lima dos Santosrlsantos.agr@aluno.ufrb.edu.brRenato Gonçalves dos Santos Netorenato.neto1234@hotmail.comWellk Jovenal Oliveira Ferreirawellk_jof@hotmail.comMaria Lúcia da Silva Sodrémlsodre@ufrb.edu.br<p>O Programa de Educação Tutorial (PET) tem como princípio básico a indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão. Nesse sentido, uma das estratégias usadas pelo grupo PET Agronomia da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia – UFRB para realização das ações de ensino e extensão é o ciclo de seminários científicos. Os seminários têm por finalidade a melhoria da formação técnica dos/as petianos/as, além de divulgação de conhecimentos científicos e capacitação dos palestrantes, em sua maioria discentes, no domínio da comunicação em público. Os resultados apontam que, os ciclos de seminários científicos desenvolvidos pelo PET Agronomia são uma importante ferramenta para o crescimento acadêmico e profissional do/a petiano/a de forma a estimular a formação de profissionais de elevada qualificação técnica, científica, tecnológica e acadêmica, com percepção crítica aprimorada e habilidades de comunicação. Portanto, conclui-se que a atividade de Seminário realizada pelo Grupo PET Agronomia desponta como uma alternativa que tende a provocar mudanças positivas, daí a importância de manter a estratégia no intuito de proporcionar uma formação acadêmica e profissional mais completa de acordo com os objetivos do Programa de Educação Tutorial. </p>2024-08-21T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 Revista Extensão & Cidadaniahttps://periodicos2.uesb.br/index.php/recuesb/article/view/14732O impacto dos resíduos sólidos nos manguezais: relato de um projeto de extensão do PET Biologia-UFMA2024-07-14T01:58:37-03:00Jessica Nunes Teixeirajessica.nunes@discente.ufma.brJuly Ana Ferreira Araújojuly.ferreira@discente.ufma.brMaria Clara Araújo Melomca.melo@discente.ufma.brDavi Patrício Kzam Pereiradavi.kzam@discente.ufma.brWeneson Victor Diniz Sargeswvd.sarges@discente.ufma.brLucas Cardoso Marinholc.marinho@ufma.br<p>Os manguezais na Ilha de São Luís/MA margeiam a costa e cursos d’água doce, mas já se encontram bastante reduzidos diante da crescente urbanização sem planejamento. Um exemplo de urbanização desordenada e ausência de planejamento ocorre no bairro do São Francisco, São Luís do Maranhão. Estabelece-se assim, a necessidade de se conhecer um pouco mais sobre os manguezais, especialmente aqueles que interferem diretamente no dia a dia dos moradores. Para tanto, relatamos aqui a experiência de desenvolver o projeto de extensão “O impacto dos resíduos sólidos nos manguezais”, elaborado pelos integrantes do Programa de Educação Tutorial (PET) Biologia, da Universidade Federal do Maranhão, <em>campus</em> de São Luís, em colaboração com professores e alunos do 2° Ano itinerário formativo de Ciências da Saúde do Centro Educa Mais Desembargador Sarney, localizado no bairro São Francisco, São Luís, Maranhão. O projeto teve como objetivo de trazer um espaço de discussão sobre os manguezais e resíduos sólidos como forma de sensibilização e divulgação científica. Para isso, as ações foram tomadas em três passos: 1) Abordagem com temáticas centrais “manguezais” e “resíduos sólidos” a serem aplicadas pelos petianos; 2) Pesquisa e produção de material escrito com monitoria dos petianos; 3) Divulgação do que foi produzido em volume especial do Boletim do PET Bio-UFMA. O projeto de extensão “O impacto dos resíduos sólidos no manguezal” foi de grande importância para fortalecer o PET no curso de Ciências Biológicas, reforçar a importância da ciência junto à comunidade e aproximar os alunos do ensino médio das atividades desenvolvidas nas universidades.</p>2024-08-21T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 Revista Extensão & Cidadaniahttps://periodicos2.uesb.br/index.php/recuesb/article/view/14753O papel e a proteção da mulher na medicina veterinária2024-07-12T09:45:52-03:00Camila Araújo Gouhiecamilagouhie@gmail.comAllyne Silveira Borgesallynemedvet1@gmail.comAnna Luiza Filsner Dias Strackannaluizastrack@gmail.comBianca Lima Santosbiancalimasant@hotmail.comIsabella Alves Lucindoisabella.lucindo.isa@gmail.comWytter Rodrigues Velasco Gomeswytter.velasco@gmail.com<p>A desigualdade de gênero dentro da Medicina Veterinária, ocorre desde a consolidação da profissão no Brasil onde via-se a necessidade de profissionais que se responsabilizassem pela saúde de cavalos nas forças armadas, ocupado por homens. Entretanto, em 2020, foi realizado um levantamento que 54% dos profissionais Médicos Veterinários são mulheres no Brasil, mas dados de Minas Gerais, mostram que 45,5% das mulheres já sofreram discriminação, 23,3% alcançaram cargos de chefia, 41% já perderam oportunidade de trabalho e 73,5% das mulheres afirmam ter mais desafios do que homens. Sendo assim, o presente trabalho teve como objetivo realizar uma troca de experiencias entre mulheres da comunidade UFU com a comunidade externa, com intuito de dar voz a Médicas Veterinárias para auxiliar graduandas do curso para lidar com as possíveis adversidades profissionais. O evento foi realizado no <em>Campus</em> Umuarama na Universidade Federal de Uberlândia, dividido em apresentação de experiencias das palestrantes e troca de conhecimento entre todos presentes. De forma avaliativa do evento, os participantes expuseram suas opiniões em formulários e os mesmos repassados em reunião para possíveis melhorias. Por fim, o evento apresentou a relevância em dialogar sobre questões de gênero na profissão, a fim de buscar uma sociedade mais inclusiva e consciente.</p>2024-08-21T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 Revista Extensão & Cidadaniahttps://periodicos2.uesb.br/index.php/recuesb/article/view/14743Popularização da ciência e tecnologia de alimentos em escolas de Goiânia - Goiás2024-07-14T01:14:55-03:00Beatriz Haruka Hamawaki Suzukibeatrizharuka@discente.ufg.brDiana Rodrigues Massondianamasson14@gmail.comGabriel Lincoln Oliveira Santosgabriel.lincoln@discente.ufg.brGabrielly de Paula Carvalhogabriellycarvalho@discente.ufg.brKlinton Victor Tavares Silvaklinton.victor@discente.ufg.brAdriana Régia Marques de Souzaadriana_regia_souza@ufg.br<p>A extensão universitária é um meio de trocas de conhecimento e experiências entre a comunidade acadêmica e a sociedade. Nesse sentido, com o apoio da Universidade Federal de Goiás e a Prefeitura de Goiânia, o Programa de Educação Tutorial (PET) da Engenharia de Alimentos teve a oportunidade de participar e contribuir no desenvolvimento do Projeto Ciência POP e que, posteriormente, passou a se chamar UFG com a Escola, que visava popularizar a ciência entre crianças do ensino fundamental e médio por meio de atividades lúdicas e interativas. O projeto permitiu que as crianças explorassem conceitos científicos de maneira divertida e acessível, ao mesmo tempo em que ajudou a despertar o interesse por ciência e tecnologia de alimentos. A abordagem do Programa reforça a importância de conectar a teoria à prática, promovendo a educação científica desde cedo, enquanto estabelece laços entre a universidade e a comunidade local.</p>2024-08-21T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 Revista Extensão & Cidadaniahttps://periodicos2.uesb.br/index.php/recuesb/article/view/14706Práticas laboratoriais, pesquisa artística e extensão universitária: sistematizações do PETI-Teatro da UESB2024-04-26T09:55:01-03:00Francisco André Sousa Limafrancisco.lima@uesb.edu.brDiego Vieira de Jesusdiegovierde961@gmail.comFernanda Silva Souzafernandasilvasouza285@gmail.comFillipe Souza Pimentel201810429@uesb.edu.brFlávio da Cruz Prates201911474@uesb.edu.brMaiara da Silva Moreirasilvamoreiramaiara@gmail.comRomildo Santos Roberto Júniorromildojr39@gmail.com<p>O trabalho aborda os vínculos entre pesquisa artística, pedagogia teatral e extensão universitária. Tem como lastro as sistematizações em desenvolvimento desde 2022 junto ao Programa de Educação Tutorial Institucional – Curso Específico Teatro (Peti-Teatro), da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia. Uma das frentes desse grupo de educação tutorial é o Laboratório Universitário de Práticas de Atuação (Lupa), que funciona num sistema de coletivo artístico aberto à comunidade, ao passo em que serve de território de experimentação de uma pesquisa-ação que analisa a interpretação teatral e seus possíveis desdobramentos artístico-pedagógicos. O estudo dialoga com teorias sobre atuação desenvolvidas por teóricos como Eugenio Barba e Peter Brook, a fenomenologia da pedagogia do ator proposta por Tiago Fortes. O primeiro resultado estético desenvolvido pelo Lupa, fundamentado no teatro popular de Carlos Alberto Sofredini e no estudo do gênero melodrama, apontou interessantes caminhos teórico-metodológicos que poderão ser incorporados em estratégias de educação estética, popularização do teatro e/ou percursos de ensino-aprendizagem destinado a atores. Concluímos que o Peti-Teatro, ao aproximar estudantes da graduação e artistas oriundos da comunidade externa interessados em investigar estratégias e dispositivos criativos no âmbito da interpretação teatral, contribui para estreitar os laços entre extensão universitária, ensino de graduação e produção de conhecimento acadêmico.</p>2024-08-21T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 Revista Extensão & Cidadaniahttps://periodicos2.uesb.br/index.php/recuesb/article/view/14660Programa de Educação Tutorial (PET): a qualidade e a excelência na formação humana e profissional2024-04-15T20:50:41-03:00Jani Alves da Silva Moreirajasmoreira@uem.brJúlia Natália Zanqui Marquesjasmoreira@uem.brKaren Figueredo Settejasmoreira@uem.brSabrina Vitória Maller Almeidajasmoreira@uem.br<p>O Programa de Educação Tutorial (PET) visa elevar a qualidade da formação de graduandos por meio de atividades extracurriculares que integram ensino, pesquisa e extensão no Ensino Superior. Este relato de experiência se fundamenta em revisão bibliográfica, análise de documentos legais e nas avaliações das contribuições do PET para a formação acadêmica a partir das categorias qualidade e excelência no Ensino Superior, desenvolvidos na Universidade Estadual de Maringá. Os resultados evidenciam que o programa desempenha um papel crucial na formação integral dos graduandos, promovendo padrões científicos e formando novos quadros de cientistas e profissionais no país, nas mais diversas áreas de estudo, no qual também se prioriza as habilidades interpessoais. O PET enriquece a formação acadêmica e profissional dos estudantes, fomentando a integração entre as dimensões acadêmicas à luz da aprendizagem tutorial de natureza coletiva e interdisciplinar, contribuindo para a permanência dos alunos na universidade e aprimoramento da formação profissional e docente elevando a qualificação técnica, científica, tecnológica e acadêmica.</p>2024-08-21T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 Revista Extensão & Cidadaniahttps://periodicos2.uesb.br/index.php/recuesb/article/view/14739Relato de experiência: vivências do PETI Engenharia de alimentos no projeto de extensão Engenhação2024-07-14T01:46:52-03:00Cristiane Patrícia Oliveiracristianepatricia@uesb.edu.brFabiana Nascimento Santos201912291@uesb.edu.brJanine Lima Soares201711078@uesb.edu.brJoão Pedro Rocha Oliveirapeti.alimentosit@uesb.edu.brJoão Vittor Mares Ramos202010221@uesb.edu.brRosane Pereira de Souza201911656@uesb.edu.br<p>A ação extensionista Engenhação - Engenharia de Alimentos em Ação, é uma atividade que utiliza das habilidades e competências dos alunos e corpo docente do curso de Engenharia de Alimentos a fim de levar a comunidade temas relacionados as áreas da engenharia, ciência e tecnologia de alimentos, pertinentes ao Engenheiro de Alimentos. O presente relato teve por objetivo apresentar as vivências de estudantes do PETI Engenharia de Alimentos e participantes do evento de extensão realizado com crianças e adolescentes pelo Engenhação no ano de 2023. Este foi executado na Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, sendo o público-alvo de suas ações as crianças e adolescentes do ensino fundamental I e II de escolas públicas e outras instituições da cidade de Itapetinga, BA. Para execução deste projeto utilizaram-se como ferramentas metodológicas atividades práticas enfocando como temática o amido desde a sua extração até o processamento com enfoque nas atribuições do curso de Engenharia de Alimentos. Ao final da execução do projeto observou-se que as atividades foram satisfatórias em relação aos conteúdos trabalhados, pois ocorreram inúmeros questionamentos e relatos das crianças, demonstrando, desta forma interesse pelos temas abordados. A atividade mostrou o quão construtivo e produtivo foram estas trocas de experiências entre a comunidade e os petianos, pois eles tiveram a oportunidade de comunicar aos participantes com linguagem simples e clara o que aprenderam em suas vivências como estudantes. As ações também foram de grande contribuição para os petianos que dele participaram, pois contribuiu para a sua construção profissional.</p>2024-08-21T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 Revista Extensão & Cidadaniahttps://periodicos2.uesb.br/index.php/recuesb/article/view/14759Residência agronômica e sua contribuição para formação do/a Petiano/a2024-06-09T01:11:43-03:00Hellen Priscilla das Virgens Santanahellenpriscillaagro@aluno.ufrb.edu.brBeatriz Meurer Bedrabeatrizmeurerbedra@outlook.comGuilherme Brito da Matta Bastosguilhermebrito@aluno.ufrb.edu.brIris Lara Rocha dos Santosirislararsantos@gmail.comJoilson Conceição Santanajoilsonsantana@aluno.ufrb.edu.brLucas Araújo Fernandeslucasfernandes@aluno.ufrb.edu.br<p>Este texto é um relato de experiência do grupo PET Agronomia da Universidade Federal do Recôncavo Baiano que, desde 2013, dispõe de uma área experimental onde, anualmente, cultivam-se culturas agrícolas e realizam-se pesquisas científicas para o desenvolvimento e difusão de tecnologias em agricultura. Para a execução desta atividade o grupo discute e seleciona as espécies que serão cultivadas e são elaborados projetos de pesquisa/manejo e avaliação para condução durante o período de cultivo agrícola. Além da proposta pedagógica, a experiência também objetiva desenvolver e modelar uma proposta de exploração agrícola e geração de renda para agricultores familiares do Recôncavo, a partir do cultivo de espécies frutíferas em sistema de policultivo com aplicação de princípios conservacionistas. Atualmente o sistema proposto contempla as seguintes culturas: goiaba, manga, banana, citros, caju, jabuticaba, pitaya, coqueiro, umbu-cajá, milho e aipim. A metodologia consiste na dedicação de cada discente, em média 4 horas semanais, no desenvolvimento desta atividade e discussões de campo com a presença da Tutora e/ou um professor/técnico convidado, além das oficinas técnicas e dias de campo para difusão de informações, efetivando o tripé ensino-pesquisa- extensão. Os resultados são publicados em eventos e também há previsão de organização de atividades de difusão da experiência.</p>2024-08-21T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 Revista Extensão & Cidadaniahttps://periodicos2.uesb.br/index.php/recuesb/article/view/15243Expediente2024-08-21T22:29:36-03:00Equipe Editorialluzietfontenele@uesb.edu.br2024-08-21T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 Revista Extensão & Cidadania