https://periodicos2.uesb.br/index.php/recuesb/issue/feed Revista Extensão & Cidadania 2022-12-22T00:00:00-03:00 Revista Extensão & Cidadania UESB/PROEX revistadeextensao@uesb.edu.br Open Journal Systems <p style="text-align: justify;">A <strong>Revista Extensão &amp; Cidadania</strong> é um periódico semestral, em versão on-line, de fluxo contínuo, da Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários (PROEX), da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), lançada em 2013. Docentes, discentes, técnicos-administrativos de Instituições de Ensino Superior nacionais e internacionais que estejam ligadas às ações extensionistas estão convidados a submeter seus manuscritos (artigos, relatos de experiências, entrevistas, resenhas entre outros materiais), com ênfase nos eixos temáticos da extensão: Comunicação; Cultura; Direitos Humanos e Justiça; Educação; Meio Ambiente; Tecnologia e Produção; Saúde; Trabalho. As submissões podem ser realizadas de forma contínua. Não são cobradas taxas de submissão, avaliação, processamento ou publicação de manuscritos. </p> https://periodicos2.uesb.br/index.php/recuesb/article/view/10468 Perfil dos produtores da agricultura familiar e uso dos critérios de Environmental, Social and Governance [ESG] na Região Baixo Sul, Bahia 2022-03-16T22:20:41-03:00 Louise Franco Andrade louise.franco.andrade@gmail.com Risely Ferraz Almeida rizely@gmail.com <p>Os critérios Environmental, Social and Governance [ESG], que em português podem ser traduzidos para Ambiental, Social e Governança, norteiam os negócios ao compromisso ambiental, responsabilidade social, e melhoria nas práticas de governança, e consideram a avaliação da interação de determinado estabelecimento com o meio ambiente e a sociedade. Com a hipótese que os agricultores familiares da região do Baixo Sul da Bahia adotam medidas socioprodutivas convergentes aos critérios de ESG, esse estudo tem o objetivo de monitorar o perfil dos produtores rurais e as informações a respeito da gestão do planejamento da agricultura familiar; e utilização de técnicas sustentáveis de produção agrícola. Os resultados dessa pesquisa são derivados de um Projeto de Extensão (Uso dos critérios de environmental, social and governance pelo produtor familiar na Região Sul da Bahia). Resultados demonstraram que o perfil do produtor foi formado na maioria por homens, correspondendo a 70% da amostra estudada, e 80% com faixa etária entre 18 a 30 anos. Em relação ao nível de escolaridade, cerca de 40% dos entrevistados apresentam o Ensino Médio Incompleto, seguido de 33,3% que completaram o Ensino Técnico. A maior parte dos produtores recebem benefícios de políticas públicas, tais como bolsa família, Agroamigo e Pronaf (73,3%). Os produtores utilizam técnicas de gestão de resíduos (65%), no entanto, 70% dos entrevistados relataram já ter praticado queimada ou desmatamento. A maior motivação que os levaram a utilizar práticas de queimada foi a acessibilidade e facilidade, ou que os produtores não conheciam outra alternativa, bem como suas consequências ambientais. Também verificamos que 97% dos produtores utilizam rotação/sucessão ou consórcio/sistema agroflorestal.</p> 2022-12-22T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2022 Revista Extensão & Cidadania https://periodicos2.uesb.br/index.php/recuesb/article/view/11514 A promoção da doação de sangue altruísta e voluntária através da ação dos agentes multiplicadores entre estudantes da saúde 2022-10-23T20:38:07-03:00 Consuêlo Maria Braga Pierre Branco consuelo.maria@ufpe.br João Paulo Vieira e Silva de Albuquerque jpvieiraa@gmail.com Ana Luisa Teófilo Anchieta analuteofilo@gmail.com Gustavo José Lopes do Nascimento gustavojoselopes1@gmail.com Beatriz Guimarães Barbosa Coelho biac.2002@hotmail.com Emilyn Alves Dias diasemilyn@gmail.com Mônica Maria Henrique dos Santos monicahsantos@fps.edu.br <p><strong>INTRODUÇÃO: </strong><span style="font-weight: 400;">A doação de sangue é um tema de grande relevância para a saúde pública, sendo responsável por salvar milhares de vidas todos os anos, em virtude de ser o sangue humano um produto insubstituível e, portanto, vital na atenção hematológica e transfusional. Vários são os apelos dos hemocentros brasileiros, que realizam campanhas para a captação de doadores, devido à escassez total ou ao baixo estoque sanguíneo. Nesse cenário, as coletas externas, ou mutirões coletivos, desempenham um impulso para esse ato de altruísmo, possibilitando garantir um suprimento hemoterápico eficiente e seguro. </span><strong>OBJETIVO:</strong><span style="font-weight: 400;"> Mobilizar e motivar a comunidade acadêmica e administrativa da Faculdade Pernambucana de Saúde, incluindo estudantes, funcionários e professores, para doar sangue, bem como formar novos doadores, a partir da estratégia de multiplicar o conhecimento acerca dos aspectos da doação de sangue e da hemoterapia. </span><strong>MATERIAIS E MÉTODOS: </strong><span style="font-weight: 400;">Trata-se de um estudo descritivo, a respeito da campanha de doação de sangue promovida pelo Projeto de Extensão Corrente do Bem em parceria com a Fundação de Hematologia e Hemoterapia de Pernambuco, realizada em abril de 2022 na Faculdade Pernambucana de Saúde, que oferece oito cursos de graduação na área de saúde, na cidade de Recife, Pernambuco, Brasil. As atividades consistiam em capacitações técnicas dos extensionistas e divulgação científica por meio de materiais impressos e das redes sociais do projeto. A ação intitulada “Dia D da Doação de Sangue” se deu pela coleta de sangue externa com a unidade móvel de infraestrutura e o corpo técnico do hemocentro, no campus da instituição de ensino, incluindo estudantes, funcionários e professores. Os dados da avaliação de impacto foram em seguida coletados através de questionários autoaplicáveis impressos, respondidos por 79 doadores.</span> <span style="font-weight: 400;">Utilizou-se a escala Likert de cinco pontos e perguntas de múltipla escolha, com o intuito de conhecer a motivação para a doação de sangue diante do mutirão realizado. Os resultados da pesquisa de opinião foram digitados e revisados pelos pesquisadores no programa Sheets </span><strong>®</strong><span style="font-weight: 400;"> versão 1.2022.16200, sendo dispostos em Gráficos de acordo com as categorias analisadas. </span><strong>RESULTADOS: </strong><span style="font-weight: 400;">A ação contou com 129 candidatos triados em um dia, dos quais 89 foram considerados clinicamente aptos. Constatou-se que a maioria dos doadores eram estudantes (82,3%); distribuídos em maior parte nos períodos iniciais da graduação. Foi verificado que 40 indivíduos já eram doadores (50,6%) e que 39 tiveram a experiência pela primeira vez (49,4%). O propósito de salvar vidas foi a grande finalidade da Ação, visto que 67 doadores (84,8%) afirmaram ser essa a principal motivação. Ainda, 98,7% dos participantes relataram que a campanha fora encarregada de mobilizá-los a doar sangue. </span><strong>DISCUSSÃO: </strong><span style="font-weight: 400;">Houve boa adesão do público, uma vez que o número de doadores foi suficiente para preencher todas as bolsas de sangue disponibilizadas. Todas as doações foram voluntárias e destinadas a receptores anônimos para contribuir com os estoques dos hemocentros. De acordo com as respostas, o evento obteve êxito na captação de novos doadores e fidelização, já que cerca de 50% dos candidatos aptos doaram pela primeira vez e aproximadamente 91% pontuaram que doariam de novo. Outro aspecto relevante foi a prevalência de sentimentos de alegria e prazer experienciados pelos doadores, em contraste com apenas 7,6% relatando medo e dor. Ademais, os resultados deste artigo apontam que a prática do mutirão nos locais de trabalho e estudo facilita a iniciativa para doação de sangue. </span><strong>CONCLUSÃO:</strong><span style="font-weight: 400;"> Campanhas universitárias favorecem a manutenção do estoque local de hemocomponentes, produzindo um enorme sentimento de dever cumprido para os participantes. Além disso, constituem uma estratégia de êxito na captação e fidelização de doadores. Desse modo, aplicar nas instituições de ensino a atuação de agentes multiplicadores, que é propagada pelo Ministério da Saúde para a doação de sangue, traz um positivo impacto social e, sem dúvida, em favor da saúde.</span></p> <p><strong>PALAVRAS-CHAVE: </strong><span style="font-weight: 400;">Doação de sangue. Hemoterapia. Projeto de extensão.</span> <span style="font-weight: 400;">Altruísmo. Saúde.</span></p> 2022-12-22T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2022 Revista Extensão & Cidadania https://periodicos2.uesb.br/index.php/recuesb/article/view/10527 Divulgando a Medicina do Sono no Instagram: um relato de experiência 2022-04-07T00:28:55-03:00 Mateus Elias Sant’Anna Ferreira Ribeiro mateuseliassfr@gmail.com Marcela Mizuhira Gobbo marcelagobbo98@gmail.com Anna Lucinda Truyts Lima Vaz Guimaraes anna.lucinda@sou.unifal-mg.edu.br Camila de Souza Acosta camiladesouza2105@gmail.com Gabriela Mayumi Uehara gabriela.m.uehara@gmail.com Gema Galgani de Mesquita Duarte gema.duarte@unifal-mg.edu.br <p>As redes sociais vêm cada vez mais ganhando espaço para a divulgação de informações, principalmente as relacionadas à saúde. No entanto, diante do fato de que muitas vezes as informações compartilhadas são falsas ou tendenciosas, percebemos a necessidade da criação de um perfil para a propagação de conteúdos baseados em fatos científicos, de fácil acesso, tanto para a população acadêmica quanto para a população em geral. O estudo descritivo do tipo relato de experiência foi feito baseado em um questionário feito na plataforma Google Forms. Esse foi divulgado à população alvo e continha cinco perguntas qualitativas sobre conhecimentos gerais do sono e o efeito do projeto em sua rotina de sono. A amostra foi composta por 57 seguidores do projeto na plataforma <em>Instagram. </em>100% dos participantes consideraram a educação em saúde e a medicina importante, além de alegarem terem obtido maior conhecimento sobre o assunto após o projeto. Além disso, 84,2% da amostra soube que sono está relacionado com aprendizado e memória, enquanto 89,5% sentiram que os posts do projeto ajudaram em sua noite de sono.&nbsp; A partir do trabalho, ficou evidente que o projeto de extensão “Medicina do Sono no Instagram” foi importante no que se</p> <p>refere ao conhecimento social da população, impactando de maneira positiva na qualidade de vida das pessoas, a partir das redes sociais que foram instrumentos de suma importância para o projeto.</p> 2022-12-22T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2022 Revista Extensão & Cidadania https://periodicos2.uesb.br/index.php/recuesb/article/view/11370 O ensino de Técnicas de Primeiros Socorros em uma escola pública: relato de experiência 2022-09-20T08:48:48-03:00 Ana Beatriz da Silva anabeatrizdasilva@alu.uern.br Alrivânia Moura Guimarães alrivaniaguimaraes@alu.uern.br Pedro Vinícius Souza Almeida pedroalmeida1633@gmail.com Carlos Wanderson Gomes de Oliveira carloswanderson@alu.uern.br Pedro Eduardo do Nascimento Fonseca eduardonascimento@alu.uern.br Johny Carlos de Queiroz Johnycarlos@uern.br <p>Objetivo: relatar a experiência de discentes e docente do curso de Enfermagem da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte acerca de uma capacitação realizada com leigos sobre Primeiros socorros em uma escola pública. Metodologia: Trata-se de um estudo descritivo, do tipo relato de experiência, que informa a vivência de membros do projeto de extensão Suporte Básico de Vida em uma Escola Pública de Mossoró/RN acerca de uma capacitação realizada junto aos pais, alunos e servidores de uma escola pública de Mossoró. As temáticas foram abordadas por meio de roda de conversa, onde permitiu que o público participasse de forma ativa, contribuindo com vivências e conhecimentos nos assuntos. Os conteúdos ministrados foram: Desmaio, Parada Cardiorrespiratória, hemorragias, engasgos e como criar um kit de primeiros socorros. Resultados: durante as temáticas explanadas, notou-se que os participantes não possuíam domínio nos assuntos discutidos, uma vez que os primeiros socorros não são muito difundidos no ambiente escolar. Evidencia-se a relevância do treinamento em primeiros socorros para pessoas leigas, pois o mesmo contribui para a prestação de socorro de forma a garantir a vida das vítimas de acidentes, seja nas ruas, em casa, no ambiente de trabalho e outros equipamentos sociais. Conclusão: através dos conhecimentos adquiridos, pessoas leigas terão mais confiança no momento de socorrer uma vítima. As temáticas abordadas neste projeto de extensão podem ser discutidas com diversos grupos de indivíduos, pois a maioria das pessoas leigas em primeiros socorros já presenciou ou foi vítima de algum acidente.</p> 2022-12-22T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2022 Revista Extensão & Cidadania https://periodicos2.uesb.br/index.php/recuesb/article/view/11568 Experiências de formação discente na educação profissional através de intercâmbio cultural 2022-11-16T19:22:05-03:00 Anaildes de Jesus dos Santos anaildessantos@ifba.edu.br Adriana Melo Santos adrianamelo@ifba.edu.br Alba Rogéria dos Santos Silva alba@ifba.edu.br Diego Fernandes Coelho Nunes diego.nunes@ibc.gov.br <p>Neste relato de experiência, construímos entendimentos colaborativamente sobre as experiências vividas através do Projeto Brasil-Argentina 2019-2020, quando recebemos 20 estudantes e 2 professores de uma escola pública da cidade de Buenos Aires, Argentina, no Instituto Federal da Bahia, <em>campus </em>Valença, no Brasil, do qual somos/éramos docentes. Por meio de uma teorização proveniente do Turismo Cultural, propomos uma discussão sobre como o intercâmbio entre estudantes argentinos e brasileiros pode proporcionar diferentes possibilidades de formação, não só intercultural, mas como também profissional. Através de fotos, as quais registram algumas das diferentes atividades realizadas à época como, por exemplo, os experimentos realizados na aula de Química, a tarde com a equipe de robótica do <em>campus</em>, o momento (inter)cultural de dança no pátio, a aula de culinária com os estudantes do curso de Aquicultura ou a visita guiada pelos estudantes do curso de Guia de Turismo Regional ao Morro de São Paulo, compartilhamos os momentos de troca cultural entre estudantes argentinos e brasileiros.</p> 2022-12-22T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2022 Revista Extensão & Cidadania https://periodicos2.uesb.br/index.php/recuesb/article/view/11629 Jornada do AVC: um relato de experiência 2022-11-22T00:06:06-03:00 Rebeca Lima de Almeida Santos rebeca_lima23@outlook.com Philip George Glass Andrade philip.neuro@gmail.com Ícaro Giovani Barros Carregosa mricarion@gmail.com Lucas Silva Santos lucass.ssilva10@gmail.com Mariana Oliveira Salamargo marianaoliveira.uesb@gmail.com Tarcísio Nascimento Coutinho tarcisiocoutinho15@gmail.com <p>O Acidente Vascular Cerebral (AVC) ou Encefálico decorre de um comprometimento neurológico focal diante de um fator isquêmico ou hemorrágico precipitante. Considerado o distúrbio neurológico mais incapacitante e a segunda causa de óbito no Brasil, entende-se a necessidade de saber identificar os primeiros sinais e sintomas, e manejar adequadamente os pacientes, na tentativa de reduzir as sequelas e a mortalidade dos mesmos. Nesse sentido, este relato de experiência objetiva compartilhar, com a comunidade acadêmica da área da saúde, a relevância de compreender como conduzir acertadamente o diagnóstico pré-hospitalar, o manejo terapêutico, a reabilitação, os cuidados paliativos e reconhecer os fatores de risco relacionados. Para além disso, o evento “Jornada do AVC”, organizado e realizado online através da plataforma do YouTube, em três dias, com palestrantes médicos de diferentes especialidades, contou com mais de 200 inscritos. Ainda, através das avaliações de impacto realizadas antes e após o evento, observou-se um conhecimento prévio inferior a 5, em uma escala de 0 a 10, acerca das temáticas abordadas, principalmente referente ao tópico de cirurgia vascular, excetuando as condições de risco do AVC. E no questionário posterior, a avaliação&nbsp;geral ficou superior a 90%, classificando acima de 5 em todas as temáticas abordadas. Dessa forma, conclui-se que a proposta da jornada contribuiu na capacitação acadêmica e profissional dos participantes, possibilitando atuar de forma benéfica no processo saúde-doença dessa patologia e na atenção à saúde.</p> 2022-12-22T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2022 Revista Extensão & Cidadania https://periodicos2.uesb.br/index.php/recuesb/article/view/11478 Relato de extensão na temática de Gestão Ambiental para discentes do ensino integrado 2022-10-16T19:53:15-03:00 Dany Geraldo Kramer dgkcs@yahoo.com.br Walter Romero Ramos e Silva Júnior Walter2@hotmail.com Anésio Mendes de Sousa anesiomendes2@gmail.com <p>A educação técnica para estudantes do nível médio, busca contribuir com a formação profissional nas diversas localidades brasileiras, onde se destacam os Institutos Federais de Ensino (IF’s) que tem desempenhado enorme papel social nas cidades de atuação, levando educação técnico-científica de qualidade para muitos municípios. Buscando inovar e pensar metodologias de ensino mais próximas e atrativas para os alunos, realizamos uma formação complementar com alunos do ensino médio integrado, e que iremos descrever os detalhes desta ação neste trabalho.&nbsp;&nbsp; A atividade envolveu encontros virtuais com discentes do segundo ano do ensino médio, iniciando-se com uma palestra dialogada-expositiva com a temática de meio ambiente e gestão ambiental, contextualizando-se aspectos conceituais, históricos,&nbsp; normativas e aplicações no cotidiano e setores produtivos. Ao final, foi aplicado um jogo digital “Introdução a gestão ambiental”. Constatou-se ao final da atividade que a metodologia e o jogo educativo propiciaram aos discentes uma experiência de aprendizado dinâmico e divertido, possibilitando uma reflexão sobre a importância dos temas ambientais na vida cotidiana e profissional.</p> 2022-12-22T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2022 Revista Extensão & Cidadania https://periodicos2.uesb.br/index.php/recuesb/article/view/11791 Expediente 2022-12-21T16:16:58-03:00 Luziêt Maria Fontenele-Gomes luzietfontenele@uesb.edu.br <p>Expediente</p> 2022-12-22T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2022 https://periodicos2.uesb.br/index.php/recuesb/article/view/11792 Editorial 2022-12-21T16:20:40-03:00 Luziêt Maria Fontenele-Gomes luzietfontenele@uesb.edu.br <p>Editorial</p> 2022-12-22T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2022 https://periodicos2.uesb.br/index.php/recuesb/article/view/11793 Extensão ou comunicação? 2022-12-21T17:42:44-03:00 Lara Lorrane da Silva Matos 201911568@uesb.edu.br Thaíssa de Jesus Bastos 201911593@uesb.edu.br Tiane de Jesus Silva 201911323@uesb.edu.br Maria de Cássia Passos Brandão Gonçalves cassia.brandao@uesb.edu.br Socorro Aparecida Cabral Pereira socorro.cabral@uesb.edu.br <p>Resenha</p> 2022-12-22T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2022 https://periodicos2.uesb.br/index.php/recuesb/article/view/11795 A extensão: aprendizagem com mobilidade --- Entrevista com Socorro Aparecida Cabral Pereira 2022-12-21T17:55:06-03:00 Brenda Cabral Damasceno Rigaud brendadamascenno@gmail.com <p>Entrevista</p> 2022-12-22T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2022 https://periodicos2.uesb.br/index.php/recuesb/article/view/11796 Nossa capa – Homenagem a Chico Salles 2022-12-21T17:57:29-03:00 <p><span class="S1PPyQ">Nossa capa – Homenagem a Chico Salles</span></p> 2022-12-22T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2022 https://periodicos2.uesb.br/index.php/recuesb/article/view/11797 Revista Completa 2022-12-21T18:03:09-03:00 Luziêt Maria Fontenele-Gomes luzietfontenele@uesb.edu.br <p>Revista Completa</p> 2022-12-22T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2022 Revista Extensão & Cidadania