O PIBID como elemento articulador da teoria e prática na formação inicial e continuada do professor

Autores

  • Juliete Souza Nascimento
  • Luciene Matos de Souza

Resumo

Este artigo apresenta algumas reflexões sobre as contribuições do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) para a formação inicial e continuada do professor na Educação Básica. O Programa visa o incentivo e a valorização do magistério implementado pela CAPES, pelo qual busca promover a articulação integrada entre universidade e escola, de modo a elevar a qualidade do ensino-aprendizagem na rede pública. Com este objetivo, pretende-se relatar as vivências de estudantes de licenciaturas do curso de Pedagogia pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, Campus de Jequié,na Bahia. Os relatos são feitos com base em trabalhos desenvolvidos enquanto bolsistas do subprojeto de Pedagogia, linha de ação Gestão Pedagógica noensino médio vinculado ao Colégio Estadual Polivalente Edvaldo Boaventura. Na análise dos relatos, constata-se que o PIBID assume um papel norteador na construção da identidade docente não apenas inicial por parte dos licenciandos, mas, sobretudo, continuada, uma vez que envolvem professores e gestores escolares. O incentivo à capacitação profissional oferecido pelo programa é, sem dúvida, um fator substancial tanto para a formação dos professores universitários quanto da Educação Básica, e das licenciaturas participantes do programa. Os resultados dessa parceria entre escola e universidade fazem com que ambas caminhem para a reflexão e superação dos desafios encontrados na educação.

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Como Citar

Souza Nascimento, J., & Matos de Souza, L. (2016). O PIBID como elemento articulador da teoria e prática na formação inicial e continuada do professor. Revista Extensão & Cidadania, 3(6). Recuperado de https://periodicos2.uesb.br/index.php/recuesb/article/view/2469

Edição

Seção

Artigos e Relatos de Experiência