AÇÃO EXTENSIONISTA: REFLEXÕES SOBRE O PROJETO “PARA ALÉM DA LEITURA - CIDADANIA EM AÇÃO”

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.22481/recuesb.v10i17.10783

Palabras clave:

Educação, Cidadania, Ensino, Leitura, Extensão

Resumen

O presente relato apresenta as ações do projeto de extensão Para Além da Leitura: Cidadania em Ação, vinculado ao Programa de  Educação Tutorial Ciências Sociais Aplicadas (PET CiSA) da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM - RS), no ano de 2021. A metodologia norteadora trata-se da Pesquisa-ação, a qual fundamenta-se em Thiollent (2009), como uma pesquisa participativa onde os pesquisadores e participantes possuem uma relação frente à resolução de um problema coletivo. O projeto foi realizado em duas etapas: a primeira com o envio de formulários aos docentes com o objetivo de analisar demandas dos professores de escolas públicas e criar atividades com finalidade de cooperar com a redução dessas problemáticas; na segunda etapa, foram realizados os encontros via Google Meet onde foram discutidas formas de ingresso na UFSM, planos de permanência e apresentação de cursos solicitados pelos discentes. Nossos resultados demonstram como o projeto contribuiu para questões como a disseminação do conhecimento e a democratização do ensino, além de motivar, inspirar e estimular os alunos para ingressarem no ensino superior.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Ana Julia Rodrigues, Universidade Federal de Santa Maria

Graduanda de Comunicação Social com habilitação em Produção Editorial na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Bolsista PET/FNDE do Programa de Educação Tutorial das Ciências Sociais Aplicadas (PET CiSA). E participante do projeto de extensão Áua e da frente de comunicação do projeto de extensão Esperançando.

Eduardo Prates Macedo, Universidade Federal de Santa Maria

Graduando de Comunicação Social com habilitação em Produção Editorial na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Bolsista PET/FNDE do Programa de Educação Tutorial das Ciências Sociais Aplicadas (PET CiSA).

Igor Vianna Bianchin, Universidade Federal de Santa Maria

Graduando de Comunicação Social com habilitação em Produção Editorial na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Bolsista PET/FNDE do Programa de Educação Tutorial das Ciências Sociais Aplicadas (PET CiSA).

Julia Lopes Marafiga, Universidade Federal de Santa Maria

Graduanda de História - Licenciatura, pela UFSM. Bolsista PET/FNDE do PET Ciências Sociais Aplicadas (PET CiSA).

Cláudia Regina Ziliotto Bomfá, Universidade Federal de Santa Maria

Professora Adjunta do Departamento de Ciências da Comunicação, curso de Comunicação Social - Produção Editorial da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Doutora e Mestre em Engenharia de Produção (gestão editorial) pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) com estágio de doutorado-sanduíche no Departamento de Comunicação e Arte da Universidade de Aveiro (Portugal). Seus atuais interesses de pesquisa e áreas de atuação estão pautados na Comunicação, Divulgação e Popularização da Ciência. Coordena a Agência de Inovação em Divulgação Científica (PUBLICA), o Grupo de Pesquisa em Comunicação e Popularização da Ciência (CNPQ). Membro do Comitê Editorial do Portal de Periódicos Eletrônicos da UFSM. Tutora do Grupo de Educação Tutorial - PET Ciências Sociais Aplicadas (PET CISA).

Publicado

2022-06-30

Cómo citar

Rodrigues, A. J., Prates Macedo, E., Vianna Bianchin, I., Lopes Marafiga, J., & Regina Ziliotto Bomfá, C. (2022). AÇÃO EXTENSIONISTA: REFLEXÕES SOBRE O PROJETO “PARA ALÉM DA LEITURA - CIDADANIA EM AÇÃO”. Revista Extensão & Cidadania, 10(17), 101-113. https://doi.org/10.22481/recuesb.v10i17.10783

Número

Sección

Relatos de Experiência