MÚSICA EM INSTITUIÇÃO CORRECIONAL: MOTIVOS QUE PODEM PREJUDICAR A EDUCAÇÃO MUSICAL DOS ADOLESCENTES
DOI:
https://doi.org/10.22481/recuesb.v10i17.9939Palabras clave:
Educação musical, Instituição correcional, Música em prisões, SocioeducaçãoResumen
Este trabalho tem como objetivo identificar os motivos que podem prejudicar o processo de ensino e aprendizagem de música de adolescentes privados de liberdade para que possam ser evitados. A abordagem da pesquisa é qualitativa, pois foi feita coleta de dados por meio de entrevistas para serem analisados, categorizados e comparados entre si. Ela é de natureza aplicada por pretender gerar conhecimentos que podem ser aplicados na solução de problemas específicos. Quanto aos objetivos, caracteriza-se como uma pesquisa exploratória por pretender familiarizar-se com questões relacionadas ao processo de socioeducação de adolescentes. Os procedimentos utilizados foram a pesquisa bibliográfica e entrevistas estruturadas com pessoas das equipes pedagógica e de segurança da instituição correcional. Como resultado tivemos a categorização de oito motivos, divididos em subcategorias, que podem prejudicar a educação musical em instituição correcional para adolescentes. Esses motivos foram estabelecidos a partir dos dados coletados nas entrevistas e comparados com aqueles coletados na pesquisa bibliográfica. Os dados retratam o comportamento dos adolescentes que reagem diante do relacionamento estabelecido entre eles e as equipes pedagógica e de segurança. Concluímos que os motivos que podem prejudicar o processo de ensino e aprendizagem de música identificados nos dados coletados têm origem no tipo de relacionamento que se estabelece entre os adolescentes e as pessoas envolvidas em sua socioeducação.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2022 Revista Extensão & Cidadania
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.