O LABORATÓRIO DE ENSINO DE MATEMÁTICA E O PROGRAMA DE EXTENSÃO LABOMAT

Autores

  • Eridan da Costa Santos Maia

Palavras-chave:

Educação Matemática, Ensino/Aprendizagem da Matemática, Laboratório de Ensino de Matemática

Resumo

O presente trabalho tem por objetivo apresentar a nossa experiência no Laboratório de Ensino de Matemática, pertencente ao Departamento de Ciências Exatas e Tecnológicas (DCET) da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB); seja como coordenadora do laboratório, seja como docente das duas disciplinas de Laboratório pertencentes ao curso de Licenciatura em Matemática até o ano de 2008, e também na coordenação do Programa Laboratório de Matemática, elaborado em 2009 e aprovado até 2015. No desenvolvimento  do  trabalho,  será  apresentada  uma  consulta  simplificada às Atividades de Ensino, Pesquisa e Extensão que foram desenvolvidas de várias formas: realização das três semanas de educação matemática da UESB, participação nas feiras de Ciências e Matemática nas escolas públicas, oficinas, aulas investigativas, lista de problemas, curiosidades, trabalhos apresentados em seminário. Também apresentamos depoimentos dos professores, alunos, coordenadores, funcionários e das demais pessoas envolvidas. Em todas as atividades, tivemos como público-alvo graduandos em Matemática, professores e alunos da rede pública de ensino e a comunidade local. Portanto, esperamos que este artigo, de alguma maneira, possa apontar mais um caminho no favorecimento de um ambiente sócio-afetivo e de conhecimento intelectual que resultem numa direção proveitosa para a aprendizagem da Matemática, acrescentando à nossa vida o incentivo para que prossigamos nos estudos, desenvolvendo cada vez mais a capacidade de raciocínio e ampliação do conhecimento.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Como Citar

da Costa Santos Maia, E. (2016). O LABORATÓRIO DE ENSINO DE MATEMÁTICA E O PROGRAMA DE EXTENSÃO LABOMAT. Revista Extensão & Cidadania, 2(3). Recuperado de https://periodicos2.uesb.br/index.php/recuesb/article/view/2617

Edição

Seção

Artigos e Relatos de Experiência