SOBRE (E N)O CORPO: O DISCURSO DO TURISMO SEXUAL NOS AMBIENTES DIGITAL E OFF-LINE
Palavras-chave:
Ambiente digital, Corpo-discurso, Turismo sexualResumo
Este texto traz um questionamento sobre o papel do digital na produção, formulação e circulação dos sentidos que se constituem no embate entre diferentes posições concernentes ao turismo sexual – noção em torno da qual constituí o recorte analítico. Perceberemos, ao longo da análise desse recorte, os diferentes sentidos que se constituem e as posições-sujeito que deles decorrem (e que se constituem ao mesmo tempo). Analisando uma publicidade da Adidas, uma nota de repúdio do Ministério do Turismo e um documento de diretrizes sobre o turismo no Brasil posto em circulação por esse mesmo Ministério, discutiremos a posição-oficial em se tratando de “turismo sexual”. Por outro lado, faz parte do corpus de análise uma enunciação corporal, um “corpo-discurso”, no qual se percebe um posicionamento que desloca os sentidos sobre “turismo sexual” como um discurso que resiste aos sentidos oficiais. Tento, desse modo, responder à questão sobre o papel do digital na circulação desses diferentes sentidos, e, em especial, da presença desse corpo-discurso posto em circulação.