CORPO DE MÃE EM DISCURSOS PUBLICITÁRIOS
Palavras-chave:
discurso publicitário, identidade materna, história das mulheresResumo
Ao analisarmos discursos publicitários, que (re)descrevem o sujeito mulher, inevitavelmente nos deparamos com a circulação de jogos de verdade que, historicamente, objetivaram/ subjetivaram a mulher-mãe. A partir de análise de anúncios antigos e recentes, interrogo-me neste estudo sobre as continuidades, os deslocamentos e os apagamentos de sentidos que definem (definiram) o corpo materno. As análises partem do princípio de que o discurso, atravessado pela memória de outros discursos, constitui-se em um dispositivo produtor de uma biopolítica das relações entre os sexos, mais precisamente de uma sexualização dos espaços. A história dessa sexualização remonta a tempos quase imemoriais, mas ela ainda é presente no cerne da publicidade, na medida em que o homem é associado à produção e a mulher é associada à reprodução, estereótipos que reforçam, há cem anos, discursos ancorados na clivagem entre o público e o privado