GÊNERO E REPRESENTAÇÕES SOCIAIS NA MÍDIA: O CORPO MASCULINO

Autores

  • Maria Inês Ghilardi Lucena

Palavras-chave:

discurso, relações de gênero, mídia

Resumo

Este artigo apresenta reflexões sobre o discurso midiático veiculado em revistas masculinas e em outras de público geral sobre a vaidade dos homens ditos modernos e as transformações do gênero masculino referentes ao culto ao belo e ao corpo bem formado. É fruto da análise de reportagens e anúncios publicitários em que estão representados os problemas, os cuidados e as soluções atuais para que os homens fiquem mais bonitos, saudáveis e com aparência jovem. Partiu-se do pressuposto de que eles estão cada vez mais vaidosos e, ultimamente, perderam a vergonha, o constrangimento de assumir esse aspecto historicamente considerado feminino. Apesar de toda a modernidade, há vestígios dos homens de antigamente, visto que a(s) masculinidade(s) se firma(m) por meio de modelos produzidos socialmente e faz(em) parte do imaginário coletivo

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Edição

Seção

Artigos