O ensino remoto emergencial em Nova Hartz/RS: limites e desafios da política pública

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22481/redupa.v3.15439

Palavras-chave:

direito à educação, ensino remoto emergencial, pandemia, política educacional, Nova Hartz/RS

Resumo

O artigo traz resultados de pesquisa desenvolvida no âmbito do programa de Mestrado em Estado, Governo e Políticas Públicas da Faculdade Latino-Americana de Ciências Sociais (FLACSO). A pesquisa teve como objeto de estudo o processo de implementação do ensino remoto emergencial (ERE) no estado do Rio Grande do Sul, a partir do estudo de caso da Escola Estadual Elvira Jost, localizada no município de Nova Hartz. Foi utilizada a análise de conteúdo para leitura das entrevistas realizadas junto a gestores e professores, bem como do grupo focal conduzido com estudantes da instituição. Os resultados apontam que, embora se reconheça o esforço e protagonismo da equipe de professores e da gestão escolar local, o ERE teve um alcance limitado, sobretudo pelo acesso às Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDICs) por parte de professores e estudantes. Abandono e evasão escolar, expressos nos indicadores educacionais, evidenciam este curto alcance da política pública para garantia do direito constitucional à educação no período de isolamento social e restrição da circulação imposto nos primeiros anos da pandemia de covid-19.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

José Jair Quadros de Almeida, Faculdade Latino-Americana de Ciências Sociais - Porto Alegre, Brasil

Mestre em Estado, Gobierno y Políticas Públicas pela Faculdade Latino-Americana de Ciências Sociais, Fundação Perseu Abramo.

Contribuição de autoria: autor

Alexandre William Barbosa Duarte, Universidade Federal de Minas Gerais - Brasil

Doutor em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).  Pesquisador do Grupo de Estudos Sobre Política Educacional e Trabalho Docente (GESTRADO/UFMG) / INCT - Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia Políticas educacionais e profissão docente. 

Contribuição de autoria: autor

Lattes:  http://lattes.cnpq.br/4548049475106919

 

Referências

ALVES, Lynn. Educação remota: entre a ilusão e a realidade. Interfaces Científicas Educação, v. 8, n. 3, pág. 348-365, 2020. Disponível em: https://doi.org/10.17564/2316-3828.2020v8n3p348-365. Acesso em: 25 de novembro de 2021.

CURY, Carlos Roberto Jamil. O direito à educação no Brasil: histórico e impasses. Seminário on line. Grupo de Estudos e Pesquisa em Políticas Públicas e Formação de Profissionais em educação. UFV. 2021. Disponível em: https://youtu.be/TvHBY32vYuE Acesso em: 22 mai. 2022.

DUARTE, Alexandre William Barbosa; HYPÓLITO, Álvaro Moreira. Docência em tempos de Covid-19: uma análise das condições de trabalho em meio a pandemia. Retratos da Escola, v. 14, n. 30, p. 736–752, 2021. Disponível em: https://doi.org/10.22420/rde.v14i30.1207. Acesso em: 22 jul. 2024.

FERREIRA RODRIGUES, Carlos Henrique. A geração de desigualdades sociais no bojo da escola pública: relações de controle e dominação. Debates em Educação, v. 10, n. 20, p. 255, 2018. Disponível em: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2018v10n20p255. Acesso em: 03 jun. 2023.

FIORI, José Luis. O poder global. São Paulo, Boitempo, 2014.

GRABOWSKI, Gabriel. O desmonte da educação pública: políticas educacionais, ensino médio, pandemia e EaD. Porto Alegre: Carta, 2020.

KERSTENETZKY, Celia Lessa. Políticas sociais: focalização ou universalização? Revista de Economia Política, vol. 26, nº 4, p. 564-574, 2006. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/rep/v26n4/06.pdf. Acesso em: 28 jun. 2021.

LUHMANN, Niklas. Introdução à teoria dos sistemas. Petrópolis: Editora Vozes, 2009.

MÉDICI, Mônica Strege., TATTO, Everson Rodrigo, LEÃO, Marcelo Franco. Percepções de estudantes do Ensino Médio das redes pública e privada sobre atividades remotas ofertadas em tempos de pandemia do coronavírus. Revista Thema, Pelotas, v. 18, n. Epecial, p. 136–155, 2020. Disponível em: https://periodicos.ifsul.edu.br/index.php/thema/article/view/1837. Acesso em: 27 nov. 2022.

PEIXOTO, Joana; MARCON, Mary Aurora da Costa. Trabalho pedagógico remoto: questões emergentes e questões de sempre. Revista Educativa. Goiânia, v. 25, p. 1-20, 2022. Disponível em: https://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/9158. Acesso em: 1 mai. 2023.

SANTOS, Boaventura de Sousa. A cruel pedagogia do vírus. Coimbra: Edições Almedina 2020.

Downloads

Publicado

2024-12-01

Como Citar

ALMEIDA, J. J. Q. de; DUARTE, A. W. B. O ensino remoto emergencial em Nova Hartz/RS: limites e desafios da política pública. Revista Educação em Páginas, Vitória da Conquista, v. 3, p. e15439, 2024. DOI: 10.22481/redupa.v3.15439. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/redupa/article/view/15439. Acesso em: 14 jan. 2025.