O ensino remoto emergencial em Nova Hartz/RS: limites e desafios da política pública
DOI:
https://doi.org/10.22481/redupa.v3.15439Palavras-chave:
direito à educação, ensino remoto emergencial, pandemia, política educacional, Nova Hartz/RSResumo
O artigo traz resultados de pesquisa desenvolvida no âmbito do programa de Mestrado em Estado, Governo e Políticas Públicas da Faculdade Latino-Americana de Ciências Sociais (FLACSO). A pesquisa teve como objeto de estudo o processo de implementação do ensino remoto emergencial (ERE) no estado do Rio Grande do Sul, a partir do estudo de caso da Escola Estadual Elvira Jost, localizada no município de Nova Hartz. Foi utilizada a análise de conteúdo para leitura das entrevistas realizadas junto a gestores e professores, bem como do grupo focal conduzido com estudantes da instituição. Os resultados apontam que, embora se reconheça o esforço e protagonismo da equipe de professores e da gestão escolar local, o ERE teve um alcance limitado, sobretudo pelo acesso às Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDICs) por parte de professores e estudantes. Abandono e evasão escolar, expressos nos indicadores educacionais, evidenciam este curto alcance da política pública para garantia do direito constitucional à educação no período de isolamento social e restrição da circulação imposto nos primeiros anos da pandemia de covid-19.
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