https://periodicos2.uesb.br/index.php/redupa/issue/feed Revista Educação em Páginas 2025-02-11T16:49:39-03:00 Equipe Editorial redupa@uesb.edu.br Open Journal Systems <div align="justify">A Revista Educação em Páginas tem como base a ampla área das Ciências Humanas e tem como foco a Área da Educação. Nesse sentido, a referida revista publica artigos, resenhas, entrevistas, ensaios e conferências relacionados aos diferentes campos de estudo e pesquisa em Educação, em suas diferentes formas de manifestação. Assim, a <strong>Revista Educação em Páginas</strong> não se restringe a um único campo temático da Educação, mas se estende a todos os diversos objetos de estudo presentes na pesquisa em Educação. </div> <div align="justify"><strong>ISSN: </strong>2764-8028<strong> - </strong><strong>DOI: </strong>10.22481/redupa<strong> - Criação: </strong>jul. 2022 <strong>- Área: </strong>Educação <strong>- Submissão de manuscritos: </strong>contínua<strong> - Periodicidade de publicação: </strong>fluxo contínuo</div> https://periodicos2.uesb.br/index.php/redupa/article/view/15834 Leitura, escola e projeto de vida: uma interface na formação do estudante da educação básica no Século XXI 2025-01-23T11:03:33-03:00 Francisco Lucas Ferreira Barbosa estud.franciscolucas@gmail.com <p>Este texto objetiva refletir sobre a importância da interface entre a leitura, a escola e o Projeto de Vida dos estudantes da Educação Básica no século XXI. As análises presentes nesse trabalho partem dos estudos sobre leitura apresentados por Ezequiel Theodoro da Silva na obra <em>O ato de ler: f</em>undamentos psicológicos para uma nova pedagogia da leitura (2002), sobre escola postulados por Magda Soares na obra <em>Linguagem e escola na perspectiva social</em> (1989) e sobre as reflexões teorizadas por Luciano Santana Pereira na obra <em>Projeto de Vida: </em>construindo o sucesso no dia a dia (2018). A metodologia utilizada é a de pesquisa bibliográfica dos textos divulgados acima. Como resultado dessas discussões surgem possibilidades e/ou estratégias para se trabalhar a leitura, o espaço escolar e o Projeto de Vida com os estudantes da Educação Básica.</p> 2025-02-11T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2025 Revista Educação em Páginas https://periodicos2.uesb.br/index.php/redupa/article/view/15855 Educação inclusiva em pauta: os espaços, as pessoas e as práticas na (além da) escola na garantia de uma verdadeira inclusão social 2025-01-28T11:54:29-03:00 José Júnior Pereira Araújo junioraraujojunior@outlook.com <p>A educação inclusiva no espaço escolar é tema de relevância nacional em todos os sistemas de ensino do nosso país. Deve-se ser pensada e executadas políticas educacionais que assegurem a concretização da realização da tão sonhada e questionada escola inclusiva. Para isso, Silveira, autor desta obra, apresenta diálogos necessários para que a inclusão de estudantes com deficiência ocorra nas escolas, como a necessidades das políticas públicas que garantam recursos financeiros para as instituições de ensino e a necessidade de uma adequada e recorrente formação continuada para que ajam adequadas práticas de ensino dos professores de modo a garantir a acessibilidade educacional aos discentes.</p> 2025-02-11T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2025 Revista Educação em Páginas https://periodicos2.uesb.br/index.php/redupa/article/view/15862 Políticas curriculares da educação do campo: uma análise a partir das teorias da educação 2025-01-28T19:57:55-03:00 Vilma Aurea Rodrigues vilmaaurea@gmail.com Tatyanne Gomes Marques tatygmarques@yahoo.com.br Amanda Áurea Rodrigues amandaaurea1@gmail.com <p>Este estudo analisa a conexão entre as Teorias da Educação e as políticas curriculares da Educação do Campo, adotando o Materialismo Histórico-Dialético como base metodológica em uma pesquisa qualitativa. A análise fundamenta-se em autores como Marx, Engels, Hegel, Gramsci e Bernard Charlot, que oferecem uma perspectiva crítica sobre o currículo escolar. A pesquisa destaca a necessidade de uma educação que respeite as especificidades socioculturais e econômicas dos camponeses, promovendo a transformação social.&nbsp; As abordagens pedagógicas — Pedagogia Tradicional, Libertadora, Tecnicista, Crítico-social, Histórico-crítica, Escola Nova e Construtivismo — refletem a complexidade do campo educacional e oferecem diferentes perspectivas para o ensino e a aprendizagem. Fundamentada no pensamento de Marx e Engels, a Educação do Campo é apresentada como ferramenta de conscientização crítica, enfrentando desigualdades estruturais e promovendo a compreensão das condições materiais de vida e da luta de classes.&nbsp; Hegel contribui ao defender que a educação deve ser um processo dialético, possibilitando a formação de uma nova subjetividade nos sujeitos do campo. Gramsci enfatiza o papel dos intelectuais orgânicos, oriundos das classes populares, na organização e conscientização das comunidades, valorizando suas experiências. Bernard Charlot ressalta a importância de um currículo que dialogue com as vivências e aspirações dos estudantes, gerando aprendizagens significativas.&nbsp; Nesse sentido, as políticas curriculares da Educação do Campo devem integrar essas teorias, promovendo uma educação emancipadora que valorize os saberes e práticas das populações do campo, contribuindo para sua emancipação social e econômica.&nbsp;</p> 2025-02-11T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2025 Revista Educação em Páginas https://periodicos2.uesb.br/index.php/redupa/article/view/15640 Diferentes dimensões para a promoção de práticas pedagógicas inclusivas: um estudo de caso 2024-12-03T10:42:52-03:00 Gabriela de Araujo Oliveira gabrieladearaujooliveira@gmail.com Louise Lima louiselima@fpce.up.pt <p>A Educação Inclusiva valoriza a diversidade presente no contexto escolar e é um conceito fundamental para a garantia de qualidade na educação, promovendo aprendizagens significativas e justas para todos e cada um dos alunos, independentemente de sua etnia, cultura, nacionalidade e habilidades. No presente texto, apresentamos um recorte de uma investigação desenvolvida no Mestrado em Ciências da Educação da Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto (FPCEUP), que pretendeu compreender as potencialidades e os desafios do desenvolvimento de práticas pedagógicas inclusivas em sala de aula a partir de um estudo de caso num Agrupamento de Escolas da área metropolitana do Porto, Portugal. Recorreu-se a uma abordagem qualitativa, a partir do paradigma fenomenológico interpretativo, fundamentada na compreensão dos significados que o contexto escolar e as relações humanas podem fornecer. As técnicas de recolha de dados utilizadas foram o inquérito por questionário para todos os professores do Agrupamento de Escolas, o inquérito por entrevista semiestruturada e a observação participante com duas professoras de turma, uma professora da Educação Especial e um Psicólogo(a). Os resultados indicam que trabalho colaborativo entre os profissionais, principalmente a coadjuvação em sala de aula, desempenha um papel fundamental de apoio e aos professores para potenciar a prática pedagógica promotora de inclusão, incluindo a Equipa Multidisciplinar de Apoio à Educação Inclusiva</p> 2025-02-11T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2025 Revista Educação em Páginas https://periodicos2.uesb.br/index.php/redupa/article/view/15907 A educação básica no México: avanços digitais, desafios da pandemia e aprendizados para o futuro 2025-01-30T20:32:42-03:00 Ileana Rojas-Moreno ileanarojas@filos.unam.mx Lorena Antonio-Fonseca lorenaantoniofonseca1@gmail.com Zaira Navarrete-Cazales znavarrete@filos.unam.mx <p>A educação básica no México, composta pelos níveis de pré-escola, ensino fundamental e ensino médio, constitui a base do sistema educacional nacional. Sua evolução tem sido marcada por avanços tecnológicos, desafios estruturais e a necessidade de adaptação a contextos emergentes. A pandemia de COVID-19 acelerou uma transformação sem precedentes, evidenciando desigualdades no acesso à tecnologia, conectividade e alfabetização digital. Este artigo analisa a trajetória da educação básica no México, desde as tentativas anteriores de integração tecnológica com programas como <em>Enciclomedia</em> e <em>Habilidades Digitais para Todos</em>, até a resposta emergencial com <em>Aprende en Casa</em>. São examinadas as barreiras que dificultaram a transição para o ensino remoto, como a exclusão digital e a falta de formação docente no uso de TIC. Além disso, reflete-se sobre os aprendizados adquiridos e as estratégias necessárias para consolidar um modelo educacional inclusivo, flexível e resiliente no cenário pós-pandemia. A necessidade de fortalecer a capacitação docente, integrar a tecnologia de forma equitativa e reduzir as desigualdades educacionais exige a implementação de políticas públicas eficazes. A pandemia demonstrou que a inovação e a flexibilidade são elementos essenciais para enfrentar os desafios educacionais do século XXI.</p> 2025-02-11T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2025 Revista Educação em Páginas https://periodicos2.uesb.br/index.php/redupa/article/view/15949 Filosofia para crianças e incentivo ao pensamento crítico desde a primeira infância 2025-02-10T19:58:21-03:00 Bryan Joaquín Arrieta Núñez bryanarrieta@mail.uniatlantico.edu.co Frensis Isaac Salcedo Fontalvo frensyssalcedo@mail.uniatlantico.edu.co José David Sánchez Reales jsanchezreales@mail.uniatlantico.edu.co Aldo de Jesús Gonzalez Peñaranda adejesusgonzalez@mail.uniatlantico.edu.co <p>Esta pesquisa sobre filosofia infantil e o estímulo ao pensamento crítico desde a primeira infância, foi realizada na Institución Educativa Distrital Marco Fidel Suarez, na cidade de Barranquilla, foi abordada a partir de uma abordagem descritiva com um tipo de investigação qualitativa, na qual implementando técnicas e instrumentos de pesquisa como simples observação não estruturada e entrevistas; Tenho como objetivo recolher informação relevante para compreender a realidade do contexto em que se desenvolve a investigação. A investigação detectou fragilidades nas habilidades de pensamento crítico e nos processos de ensino-aprendizagem nas aulas, o que evidenciou a necessidade de fornecer soluções para essas circunstâncias, com o objetivo de melhorar os processos dos alunos da instituição. A investigação procura no terreno desenvolver o pensamento crítico, que pretende também potenciar as competências de ser, saber e fazer nos diferentes processos de ensino-aprendizagem que se realizam em sala de aula.</p> 2025-02-11T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2025 Revista Educação em Páginas https://periodicos2.uesb.br/index.php/redupa/article/view/15844 Influência da variedade linguística moçambicana nos textos produzidos pelos estudantes universitários 2025-01-27T06:49:46-03:00 Sousa Horácio Bartolomeu sousahoracio5@gmail.com Júlio Bernardo Sandaca sandacaj@gmail.com <p>Analisam-se neste artigo, construções retiradas em textos produzidos pelos estudantes do ensino superior da Universidade Zambeze, Faculdade de Ciências Agrárias, em Moçambique. Neste trabalho pretende-se perceber as influências das línguas bantu em textos escritos por estudantes do Ensino Superior, para isto usou-se a técnica de produção textual espelhando-se no género crítico. A escolha desta tipologia textual justifica-se na reflexão que faria no processo de produção de textos provenientes de suas capacidades cognitivas, no final teve-se um total de Cem (100) textos e em cada um foi retirada uma frase. Após a análise de dados, verificou-se que os estudantes (1) não possuem o conhecimento da forma correcta na escrita de palavras, (2) fazem interferência da oralidade para escrita e (3) fazem a tradução directa da língua bantu para o português.</p> 2025-02-11T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2025 Revista Educação em Páginas https://periodicos2.uesb.br/index.php/redupa/article/view/15792 O contributo do conselho escolar na qualidade do processo de ensino-aprendizagem 2025-01-03T22:30:06-03:00 Jaime Ádamo Caísse jaimeadamocaisse@gmail.com Abú Juma Muinde drmuinde@gmail.com Balduíno Milton Mastade Aleixo balduinoaleixo@gmail.com <p>O artigo apresenta uma reflexão sobre o papel do conselho escolar na garantia da qualidade do processo de ensino-aprendizagem e visa descrever o funcionamento dos conselhos Escolares. Usou-se as seguintes metodologia qualitativa, tem as seguintes questões o que são as organizações da acção pedagógica e o panejamento escolar, factores que favorecem uma boa gestão de qualidade, importância da formação continuada para a qualidade da aprendizagem de todos na escola. E como devem funcionar os conselhos escolares? Com isso destacou como consideração final, é necessário construir uma gestão da Educação, que perpasse, democraticamente todos os espaços escolares e criar uma Educação que é simultaneamente disciplinada e amorosa. A responsabilidade das pessoas encarregadas pela Gestão Educacional deverá ser a de liderar, coordenar e gerenciar os esforços de forma a se construir um ambiente no qual a criatividade, a busca de novas experiências, o trabalho em equipe, a predisposição em estar sempre aprendendo e o acompanhamento tranquilo das mudanças sejam uma constante.</p> 2025-02-11T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2025 Revista Educação em Páginas https://periodicos2.uesb.br/index.php/redupa/article/view/15914 A privatização digital da educação e seus impactos no currículo escolar: uma análise crítica 2025-02-01T21:28:02-03:00 Audrei Rodrigo da Conceição Pizolati audreipizolati@gmail.com <p>A digitalização da educação tem promovido transformações estruturais nas práticas pedagógicas e na gestão escolar. Este artigo investiga os processos de privatização digital e suas implicações para o currículo escolar, considerando aspectos de governança, regulação e impactos sociotécnicos. Fundamentado em uma análise documental, o estudo dialoga com autores como Fraser (2024), Saura, Cancela e Parcerisa (2023), além de Dussel e Williams (2023), para examinar como a inserção de tecnologias digitais na educação pode acentuar desigualdades e favorecer interesses corporativos. A pesquisa evidencia a necessidade de um olhar crítico sobre o uso das tecnologias e seu papel na reconfiguração curricular</p> 2025-02-11T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2025 Revista Educação em Páginas https://periodicos2.uesb.br/index.php/redupa/article/view/15950 Políticas e práticas pedagógicas em formação docente: processos em disputa 2025-02-10T20:10:35-03:00 Mariana Sarni marianasarni@gmail.com <p>Conferência proferida no dia 24 de maio de 2024 no IX Seminário Nacional e V Seminário Internacional sobre Políticas Públicas, Gestão e Práxis Educacional (Seminário Gepráxis), na Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB). A conferência analisa as políticas e práticas pedagógicas na formação inicial de professores, tomando como foco a área de Educação Física, no contexto do Uruguai, levanta os impactos das políticas educacionais nacionais e internacionais na formação profissional dos futuros professores; aborda a evolução da formação docente e identifica a necessidade de uma práxis reflexiva. Na sequência, são discutidas as implicações do novo Quadro Curricular Nacional (MCN) nas práticas pré-profissionais e sua orientação para o desenvolvimento de competências humanas. Por fim, destaca-se que a formação de professores é um exercício contínuo de construção e disputa de políticas e práticas pedagógicas, cruciais para o desenvolvimento educacional e social.</p> 2025-02-11T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2025 Revista Educação em Páginas