https://periodicos2.uesb.br/index.php/redupa/issue/feed Revista Educação em Páginas 2023-05-27T16:55:45-03:00 Equipe Editorial redupa@uesb.edu.br Open Journal Systems <section style="text-align: justify;">A Revista Educação em Páginas tem como base a ampla área das Ciências Humanas e tem como foco a Área da Educação. Nesse sentido, a referida revista publica artigos, resenhas, entrevistas, ensaios e conferências relacionados aos diferentes campos de estudo e pesquisa em Educação, em suas diferentes formas de manifestação. Assim, a <strong>Revista Educação em Páginas</strong> não se restringe a um único campo temático da Educação, mas se estende a todos os diversos objetos de estudo presentes na pesquisa em Educação. </section> <section style="text-align: justify;"><strong>ISSN: </strong>2764-8028<strong> - </strong><strong>DOI: </strong>10.22481/redupa<strong> - Criação: </strong>jul. 2022 <strong>- Área: </strong>Educação <strong>- Submissão de manuscritos: </strong>contínua<strong> - Periodicidade de publicação: </strong>fluxo contínuo</section> https://periodicos2.uesb.br/index.php/redupa/article/view/11721 Educação preventiva antes da ingestão e reincidência no consumo de substâncias psicoativas na Colômbia 2022-12-09T17:04:04-03:00 José Alonso Andrade Salazar 911PSICOLOGIA@GMAIL.COM Sonia Stella Castillejo Jaramillo sonia.castillejo@tau.usbmed.edu.co Lina Alejandra Rodríguez Molina lina.rodriguezm@tau.usbmed.edu.co <p>Trata-se de uma pesquisa qualitativa com abordagem exploratória que visa conhecer a educação preventiva para o consumo de substâncias psicoativas e a reincidência no referido consumo. Artigos científicos, notícias, livros e outras fontes de documentação foram revistos levando em consideração cifras e dados de consumo entre 2017 e 2021 na Colômbia, incluindo o período da pandemia. Verificou-se que os valores de consumo não diminuem e que isso ocorre experimentalmente em idades cada vez mais jovens, sendo os jovens e adolescentes a população com maior risco de dependência e recaída. Da mesma forma, a entrada na ingestão geralmente é derivada da pressão dos pares, do consumo recreativo, da falsa ilusão do controle das drogas e da naturalização do consumo. Nas instituições de ensino, o consumo inicia-se com as substâncias leves lícitas (cigarro e álcool) e depois com as drogas pesadas (maconha, cocaína, estimulantes, inalantes), aspecto que no período pandêmico foi complementado pela tentativa de consumo de drogas de design e drogas para uso clínico usar. Em relação às recaídas, estas são comuns em processos de desintoxicação e podem ser mais prejudiciais quando o tempo de remissão da ingestão é prolongado. Conclui-se que uma educação preventiva adequada deve congregar esforços de diferentes setores sociais para gerar uma cultura de abstinência, elementos de proteção em diferentes níveis de intervenção, além de medidas legais-restritivas eficazes, políticas públicas e ações socioeducativas continuadas.</p> 2023-01-25T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2023 José Alonso Andrade Salazar, Sonia Stella Castillejo Jaramillo, Lina Alejandra Rodríguez Molina https://periodicos2.uesb.br/index.php/redupa/article/view/11670 Subjetividades no discurso das identidades na educação superior: uma abordagem para além do pensamento abissal 2022-11-30T12:38:37-03:00 Thiago Luiz Sartori tlsartori@hotmail.com Bruno Gomes Pereira brunogomespereira_30@hotmail.com <p>Essse artigo tem como objetivo analisar efeitos de sentidos promovidos no discurso de acadêmicos transexuais cotistas no contexto da educação superior considerando como ponto de partida a fluidez das suas identidades de gênero. A fundamentação teórica está alojada no campo da Linguística Aplicada (LA), sobretudo no que concerne à interface entre estudos enunciativos e da sociologia das ausências. A metodologia se caracteriza como um estudo de caso com abordagem qualitativa, considerando que foram entrevistados duas pessoas transexuais que ingressaram no ensino superior por intermédio de cotas para alunos transexuais. A investigação revela projeções discursivas construídas a partir de subjetividades no que se refere à periferização da pessoa trans a partir da sua identidade de gênero no âmnbito acadêmico.</p> 2023-01-25T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2023 Thiago Luiz Sartori, Bruno Gomes Pereira https://periodicos2.uesb.br/index.php/redupa/article/view/11516 O tema educação ambiental no modelo curricular do Maranhão: espaço e tempo em questão 2022-10-24T20:52:07-03:00 Luís José Câmara Pedrosa lucampee@yahoo.com.br Ednólia Lima Portela ednolia@yahoo.com.br <p>Trata-se de um estudo documental e bibliográfico de natureza qualitativa em que percorremos o caminho da reflexão crítica que traduzem nossas inquietações sobre o espaço e o tempo da Educação Ambiental no currículo da educação brasileira e, sobretudo, na educação do Maranhão. Para tanto, a nossa compreensão sobre a relação educação e sociedade está apoiada na epistemologia e metodologia dos pioneiros da Teoria Crítica, a saber: THEODOR ADORNO (1985); HERBERT MARCUSE (2015) e MAX HORKHEIMER (1991). Os estudos de Ribeiro (2016), trata das organizações curriculares e da possiblidade de currículos híbridos como se pode observar nas fontes documentais estaduais a respeito do tema Educação Ambiental: Política Estadual de Educação Ambiental, 2010; Plano Estadual de Educação Ambiental, 2018; Diretrizes Curriculares Estaduais para a Educação Ambiental, 2019. Para o tratamento das informações documentais e da bibliográficas recorremos à técnica da análise temática, de BARDIM (2016), especialmente em relação à busca dos sentidos em torno dos dados coletados a respeito da categoria organização curricular. Apesar da incipiente abordagem da temática Educação Ambiental na BNCC/2018, determina que, o Novo Ensino Médio deva formar as competências gerais interdisciplinares, contemplando os conhecimentos ético-emancipatórios sobre a sustentabilidade com os conteúdos do tema Educação Ambiental, cujas habilidades transversais devem ser constitutivas da programação curricular obrigatória. Contudo, há um evidente descompasso entre o que dizem os documentos estaduais e a materialidade da Educação Ambiental.</p> 2023-01-25T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2023 Luís José Câmara Pedrosa; Ednólia Lima Portela https://periodicos2.uesb.br/index.php/redupa/article/view/11919 Quem decidiu como seria? A participação do professor na transição do ensino presencial para o ensino remoto nas escolas de educação básica do estado de São Paulo 2023-01-12T20:11:08-03:00 Carla Wanessa do Amaral Caffagni carlawanessa@usp.br <p>Este artigo traz dados sobre pesquisa realizada no início do período de distanciamento social ocasionado pela pandemia de COVID-19, sobre a participação docente nas tomadas de decisões na adaptação e continuidade de atividades escolares na transição do ensino presencial para o ensino remoto. A pesquisa foi realizada por meio de distribuição de questionários em grupos virtuais de professores em redes sociais e respondidos de forma voluntária pelos docentes. Foram selecionados os dados coletados de 52 professores atuantes nas redes públicas e privadas do estado de São Paulo. Os resultados mostram que houve pouca participação dos professores neste processo, e que o trabalho se deu de forma precarizada e sem sua devida valorização.</p> 2023-01-25T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2023 Carla Wanessa do Amaral Caffagni https://periodicos2.uesb.br/index.php/redupa/article/view/11953 Caderno escolar como instrumento de avaliação da aprendizagem do aluno 2023-01-23T08:50:24-03:00 Agostinho Rosário Teimoso agostinhoteimosorosario@gmail.com Arlindo Pichesse Naciaia arlindopichesse@gmail.com António dos Santos João hiwasantos10@gmail.com Almeida Meque Gomundanhe amequegomundanhe@gmail.com <p>O estudo Metodologicamente, optou-se pela pesquisa qualitativa. Para a recolha de dados recorreu-se a técnica de entrevista dirigida à cinco alunos e três professores de uma das escolas primárias da cidade de Lichinga, no ano de 2022. O tratamento de dados foi feito por meio da técnica de análise de conteúdo e de triangulação de dados. Os resultados revelam que o caderno escolar é usado para registar os apontamentos fornecidos pelos professores, acompanhar o desenvolvimento da aprendizagem do aluno, os conteúdos que estão sendo tratados e refletir sobre a prática pedagógica do professor. Ainda assim, o objeto avaliado no caderno escolar varia de professor para professor.</p> 2023-01-25T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2023 Agostinho Rosário Teimoso, Arlindo Pichesse Naciaia, António dos Santos João, Almeida Meque Gomundanhe https://periodicos2.uesb.br/index.php/redupa/article/view/11956 As atuais políticas curriculares para a juventude brasileira: mudança de rumos ou continuidade dos processos? 2023-01-24T08:22:05-03:00 Leonor Gorete Soares Azevedo Silva gorete_sas@hotmail.com Eliara Cristina Nogueira da Silva Teixeira aracrispindai@gmail.com <p>O presente texto apresenta análises da configuração que a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e do Novo Ensino Médio tiveram nos contextos escolares, desvelando se de fato apontam mudanças de rumos na formação para a juventude, alvo dessa etapa da Educação Básica ou continuidade dos processos. Como fontes de coleta de dados foram utilizados a pesquisa documental e bibliográfica sobre o objeto de pesquisa e questionários com espaço livre para as narrativas dos sujeitos da pesquisa. Depreende-se, pois, das narrativas dos sujeitos participantes dessa investigação, os seguintes sentidos para a BNCC e o NEM: importação de políticas educacionais, marginalização dos propósitos sociais da educação, mecanismo de controle do Estado, políticas para competitividade econômica, processos de regulação, racionalidade financeira, intensificação do trabalho docente, precarização do ensino, exclusão e segregação dos alunos menos favorecidos socialmente.</p> 2023-01-25T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2023 Eliara Cristina Nogueira da Silva Teixeira, Leonor Gorete Soares Azevedo Silva https://periodicos2.uesb.br/index.php/redupa/article/view/11957 Práticas de leitura e escrita no processo de alfabetização e letramento na educação infantil 2023-01-25T09:00:06-03:00 Deisy Léia Silveira dos Santos Nogueira deisy.leia@gmail.com Erivan Coqueiro Sousa erivanconsultoria01@gmail.com <p>O presente artigo aborda as possibilidades de trabalho com a leitura e escrita na educação infantil de maneira significativa, no processo de alfabetização e letramento. Assim, na busca de alcançar êxito, os debates giram em torno dos tempos e espaços em que se deve iniciar o ensino da leitura e da escrita. Aliado a isso mudam-se as perspectivas em relação às crianças pequenas, sendo consideradas como seres capazes de construir suas aprendizagens, através das interações com o meio, com seus pares e com os adultos. Nesse interim, considera-se relevante a discussão sobre a formação docente inicial e continuada em prol da práxis pedagógica na educação infantil. Trata-se de uma de uma pesquisa de abordagem qualitativa, baseada em revisão bibliográfica e de caráter documental. Os resultados demonstram que é possível ocorrer a alfabetização e o letramento de forma cidadã a partir da participação significativa, como momentos de leitura, contar e recontar histórias, fazer desenhos, ultrapassando práticas mecanizadas. Além disso, os docentes devidamente formados terão condições de orientar os estudantes no desenvolvimento educacional.</p> 2023-01-25T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2023 Deisy Léia Silveira dos Santos Nogueira, Erivan Coqueiro Sousa https://periodicos2.uesb.br/index.php/redupa/article/view/11981 Gestão colaborativa como fator de promoção à saúde e segurança na escola 2023-01-27T18:43:00-03:00 Natanael Reis Bomfim nabom_reis@hotmail.com Sílvia Letícia Costa Pereira Correia sil.lete.arquivos@gmail.com Micheline Liberato Marques de Azevedo michelineliberato@gmail.com <p>Este artigo é reflexo das discussões desenvolvidas, ao longo de quinze anos, no Grupo Interdisciplinar de Pesquisa em Representações, Educação e Sustentabilidade (GIPRES), da Universidade do Estado da Bahia (UNEB). O estudo se insere na Linha de Pesquisa em Representações Sociais e a Organização do Espaço Escolar e teve como objetivo relatar uma experiência de gestão colaborativa, em saúde e segurança escolar, realizada numa escola de periferia urbana de Salvador-Bahia- Brasil, a fim de diminuir os fatores de risco existentes e enfatizando o que precisamos para viver bem. Pelo pensamento de Leiro (2004), e Castro e Rosa (2010), contextualizamos sobre a juventude e o uso das drogas para nos aproximarmos das ideias de Pimentel, Bomfim e Santana (2021), sobre políticas públicas e praticas socioeducativas de jovens em periferias urbanas. Finalmente as ideias de Bucher e Oliveira (1994) serviram para elaboração do projeto de intervenção de abordagem preventiva e estruturado com base num modelo da educação para a saúde que fundamenta o Programa de Promoção da Saúde na Escola. Ele foi desenvolvido junto aos gestores, professores e representantes do conselho escolar, e os dados empíricos foram colhidos, analisados e sistematizados por meio de registros escritos e imagéticos. Os resultados nos permitiram desenvolver estratégias de promoção à saúde e combate ao uso de drogas, sob três eixos: Integração da prevenção no currículo escolar; Participação juvenil, Formação de multiplicadores e Fortalecimento da escola na comunidade<strong>.</strong></p> 2023-02-09T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2023 Natanael Reis Bomfim, Sílvia Letícia Costa Pereira Correia, Micheline Liberato Marques de Azevedo https://periodicos2.uesb.br/index.php/redupa/article/view/12008 Análise prototípica das representações sociais de egressos da escola normal de Vitória da Conquista – BA 2023-01-31T14:25:17-03:00 Alan de Aquino Rocha alan.rocha@uesb.edu.br <p>Este artigo buscou apreender o núcleo central (NC) e o sistema periférico (ABRIC, 1988) das representações sociais (MOSCOVICI, 2012) de egressos, sobre a escola Normal de Vitória da Conquista – BA, com o intuito de contribuir com orientação de práticas pedagógicas e construção de saberes nos processos formativos. Participaram do estudo 10 ex-estudantes. A produção de informações foi realizada através de entrevistas realizadas pela Plataforma Google Meet, entre os meses de outubro de dezembro de 2021. Foram utilizados dois instrumentos para produção das informações: a técnica de associação livre de palavras (TALP), cujo tema indutor foi ‘Escola Normal’, sendo-lhes solicitado que registrassem as primeiras cinco palavras que lhes viessem à lembrança, e um questionário semiestruturado. As palavras evocadas passaram por análise prototípica utilizando o software IRAMUTEQ. Os achados apontam a palavra ‘amizade’, como sendo o núcleo central das representações, e a palavra ‘profissão’, constituindo o sistema periférico. A saliência desta representação permite afirmar o alto grau de afetividade atribuído à instituição de ensino por parte dos seus atores, atribuindo àquele espaço representacional um lugar de estabelecimento de vínculos de amizade, sobrepondo-se a aspectos mais formais. E a presença da palavra ‘profissão’ no sistema periférico, destaca a importância da escola na escolha de suas profissões, pois, dos 10 participantes, 6 seguiram na carreira docente<strong>.</strong></p> <p> </p> 2023-02-15T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2023 Alan de Aquino Rocha https://periodicos2.uesb.br/index.php/redupa/article/view/12098 Estágio e formação docente em educação física escolar no ensino remoto emergencial 2023-02-28T16:10:53-03:00 Elane da Silva Santos santoselane13@gmail.com Paulo Maia Ferreira Júnior paulomaia2801@gmail.com Antonio Evanildo Cardoso de Medeiros Filho vanildofilho17@gmail.com José Airton de Freitas Pontes Junior jose.airton@uece.br <p>O estudo teve como objetivo analisar o Estágio Curricular Supervisionado (ECS) realizado de forma remota na formação de professores de Educação Física da Universidade Estadual do Ceará, identificando suas potencialidades, desafios e os aspectos didático-pedagógicos apresentados pelos estudantes. O estudo caracteriza-se como qualitativo, descritivo e documental, utilizando-se da análise de conteúdo em 27 relatórios finais. As evidências apontam que os estagiários compreendem que o período de ECS é fundamental para sua formação docente e que influencia no seu futuro profissional, inclusive no acesso ao mercado de trabalho. Entre as potencialidades encontradas, encontram-se o contato com diversas ferramentas digitais e sua utilização para consecução dos objetivos educacionais. Por outro lado, entre os desafios, destacam-se o pouco tempo de permanência em campo do discente devido ao desencontro do calendário acadêmico e civil, bem como a dificuldade de alguns alunos em manusear as ferramentas digitais. Percebe-se que o Ensino remoto emergencial foi um fator provocador para os estagiários, proporcionando desafios e aprendizagens.</p> 2023-03-01T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2023 Elane da Silva Santos, Paulo Maia Ferreira Júnior, Antonio Evanildo Cardoso de Medeiros Filho, José Airton de Freitas Pontes Junior https://periodicos2.uesb.br/index.php/redupa/article/view/12159 30 pontos da educação nova de Adolphe Ferrière nas pesquisas nacionais: um estado do conhecimento 2023-02-28T16:19:08-03:00 Ari Teixeira Almeida Neto ari.neto.t@gmail.com Ivan Fortunato ivanfrt@yahoo.com.br <p>Este artigo tem como objetivo mapear pesquisas brasileiras que citam os 30 pontos da Educação Nova. Para isso, foi realizado um mapeamento de pesquisas que citam esses pontos, por meio de um Estado do Conhecimento. Como resultado, podemos sintetizar as visões dos autores dos estudos mapeados da seguinte forma: os 30 pontos da Educação Nova foram escritos e fazem parte do legado do educador suíço Adolphe Ferrière, considerado um dos principais ideólogos do Movimento Escola Nova. Esses pontos foram publicados pela primeira vez em 1915, no prefácio do livro de Faria Vasconcelos: “Une école nouvelle en Belgique”. Ao final, esperamos que esse mapeamento possa motivar novas pesquisas a respeito dos 30 pontos da Educação Nova, visto a sua importância para o movimento Escola Nova, cujos princípios ainda fazem parte de uma ideação de educação escolar longe de ser concretizada.</p> 2023-03-01T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2023 Ari Teixeira Almeida Neto, Ivan Fortunato https://periodicos2.uesb.br/index.php/redupa/article/view/12124 Diferença e distinção na formação em saúde: a constituição do habitus entre profissionais do campo da saúde 2023-02-28T16:16:04-03:00 Jean Jeison Führ jeansrock4@gmail.com <p>O objetivo do presente artigo é apresentar algumas aproximações salutares entre alguns conceitos bourdieusianos (campo, <em>habitus</em>, distinção e diferença) e a área da saúde. Em primeiro lugar evidenciaremos com apesar de Pierre Bourdieu nunca ter se detido especificamente sobre o campo da saúde, sua teoria e conceitos foram empregados em análises de tal meio. Em seguida faremos uma breve digressão sobre o conceito de <em>habitus </em>em pensadores, que para além de Bourdieu, também se detiveram em teorizar sobre o referido termo. Por fim, rememoramos alguns dados empíricos de pesquisa de mestrado anteriormente realizada, com o sentido de ilustrar os recortes que estabelecem disposições de distinção e diferença junto as práticas acadêmicas e profissionais de sujeitos junto ao campo da saúde.</p> 2023-03-01T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2023 Jean Jeison Führ https://periodicos2.uesb.br/index.php/redupa/article/view/12222 Condições de trabalho e saúde de docentes municipais no sudoeste da Bahia 2023-03-12T14:05:19-03:00 Daniela Oliveira Vidal da Silva danielaovdasilva@gmail.com Vera Lúcia Fernandes de Brito vlfbrito@gmail.com Claudio Pinto Nunes claudionunesba@gmail.com <p>Este texto objetiva apresentar uma análise acerca das condições de trabalho e de saúde de professores no contexto do Território de Identidade do Médio Sudoeste da Bahia (TIMSOBA) e do Território de Identidade do Sudoeste Baiano (TISOBA). Trata-se de um estudo de natureza exploratória, com abordagem quali-quantitativa e valeu-se de questionário virtual, elaborado a partir da Plataforma On-line Google Docs como instrumento de coleta de dados, caracterizada a pesquisa do tipo survey, tendo como participantes os docentes das redes municipais de ambos os territórios. Os resultados indicam que os professores recebem remuneração menor que outros profissionais com o mesmo nível de formação, que a intensificação do trabalho docente causa sobrecarga e adoecimento destes profissionais.</p> 2023-03-13T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2023 Daniela Oliveira Vidal da Silva, Vera Lúcia Fernandes de Brito, Claudio Pinto Nunes https://periodicos2.uesb.br/index.php/redupa/article/view/12312 “Um alívio, um recomeço e uma nova esperança”: reflexões sobre a morte em um espaço não-formal de educação 2023-03-28T23:55:48-03:00 Romário Silva Jorge rom.mario080694@gmail.com Sônia Maria Alves de Oliveira Reis sonia_uneb@hotmail.com Tatyanne Gomes Marques tatygmarques@yahoo.com.br Veraci de Jesus Souza Mendes veracijesusmendes@gmail.com <p>Neste artigo, apresentam-se reflexões acerca de uma experiência investigativa com jovens de uma comunidade rural em formação religiosa. O texto está dividido em três partes complementares: na primeira, faz-se uma revisão da literatura sobre a Educação não-formal, com ênfase para as práticas educativas em contexto religioso; na segunda, apresenta-se o viés esperançoso da morte, a partir dos pressupostos que orientam a Escatologia Cristã; na terceira, analisa-se qualitativamente os resultados de uma oficina que objetivou promover um diálogo escatológico sobre a morte, bem como suas implicações nos sentidos atribuídos pelos participantes a esse “evento” fronteiriço. Os achados da análise evidenciam que, imersos nesse processo de ensino e aprendizagem, os jovens rurais passaram de um <em>saber-experiência</em> envolto pelo medo para uma dimensão em que o morrer é percebido como um rito de passagem para a vida eterna. Além disso, denotam a importância de se conhecer e respeitar a variedade de <em>comunidades aprendentes</em>, em sua forma, organização metodológica e razão social, abrindo caminhos para outros temas e modos de pensar-fazer pesquisa e/na Educação.</p> 2023-04-01T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2023 Romário Silva Jorge, Sônia Maria Alves de Oliveira Reis, Tatyanne Gomes Marques, Veraci de Jesus Souza Mendes https://periodicos2.uesb.br/index.php/redupa/article/view/12216 Autoavaliação de qualidade: seu impacto na melhoria de uma instituição de ensino superior. «Estudo de caso» 2023-03-10T04:55:55-03:00 Felismino Basílio fbasirio2@gmail.com José Matias Alves matiasalvesucp.porto@gmail.com <p>O estudo foi realizado com objetivo de avaliar o impacto da autoavaliação na melhoria de qualidade de ensino, pesquisa e extensão numa universidade da província de Tete-Moçambique. Definiu-se um estudo de caso único, com abordagem qualitativa. Os dados foram colhidos através da entrevista, análise documental, observação direta e inquérito e foram discutidos à luz da triangulação de fontes e do quadro teórico. Os resultados foram apresentados por categorias temáticas. Concluiu-se que a autoavaliação de qualidade gera poucos contributos para a melhoria da IES, sendo os poucos existentes concentrados no ensino e quase insignificantes para a pesquisa e inexistentes para a extensão, o fato é motivado, de entre outras razões, pela realização descontínua da autoavaliação na instituição, isto é, só ocorre quando a IES pretende submeter um curso para a acreditação. Recomenda-se que as IES devem elaborar instrumentos próprios, com base nos documentos do CNAQ, constituídos por critérios que permitam efetivamente promover e avaliar a melhoraria da qualidade de ensino, pesquisa e extensão e posterior promoção da cultura de autoavaliação contínua.</p> 2023-04-01T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2023 Felismino Basílio, José Matias Alves https://periodicos2.uesb.br/index.php/redupa/article/view/12210 Nível de atividade física dos universitários graduandos em educação física 2023-03-08T18:42:15-03:00 Érica Luísa Patez Coelho epatez170@gmail.com Sara Santos Sousa saratn2012@hotmail.com Berta Leni Costa Cardoso bcardoso@uneb.br <p>Este estudo tem como objetivo analisar o nível de atividade física nos universitários graduandos em Educação Física, antes, durante e depois o estado de atenção da pandemia do Coronavírus. Trata-se de uma pesquisa quantitativa, de método estatístico, realizado com universitários da Universidade do Estado da Bahia - Campus XII, sob aprovação do comitê de ética perante o parecer de número: 5306315, durante três momentos. Perante os resultados obtidos nas três coletas de dados, observa-se que o percentual entre os participantes classificados como muito ativo aumentou da primeira (2019/2020) para a segunda coleta (2020/2021) e, da segunda para a terceira coleta (2022), o percentual que havia aumentado na segunda coleta cai de 50% para 19%, em contrapartida, nota-se uma queda no percentual destes, o mesmo ocorre na classificação de sedentário, indo de 7,1% para 3,3% e para 0%. Diante disso, fica evidente que mesmo com a pandemia da Covid-19, os universitários de Educação Física não deixaram de praticar alguma atividade física.</p> 2023-04-01T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2023 Érica Luísa Patez Coelho, Sara Santos Sousa, Berta Leni Costa Cardoso https://periodicos2.uesb.br/index.php/redupa/article/view/12237 O brincar em tempos de pandemia: reflexões na perspectiva da teoria histórico-cultural 2023-03-17T10:05:46-03:00 Isabeli Rodrigues isabeli10.rodrigues@outlook.com Daiana Camargo camargo.daiana@hotmail.com <p>Entendendo as interações e as brincadeiras como eixo norteador da Educação Infantil e a relevância destas para o desenvolvimento integral da criança, apresentamos neste texto algumas considerações acerca do brincar com base na realidade vivida no isolamento social durante os anos de 2020 e 2021. Buscamos identificar e analisar as discussões e práticas dos professores e pesquisadores diante deste contexto diferenciado, que restringe a circulação e a interação das crianças. Optamos por um levantamento de dados em lives e palestras on-line, depois foram analisados materiais gratuitos produzidos para o público educacional durante o isolamento e disponíveis em redes sociais e plataformas de vídeo, constituindo uma análise fílmica. A discussão dos resultados permitiu constatar que os materiais produzidos são uma grande possibilidade de diálogo e formação no campo educacional e científico e que o brincar precisa cada vez mais de uma perspectiva diferenciada.</p> 2023-04-01T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2023 Isabeli Rodrigues, Daiana Camargo https://periodicos2.uesb.br/index.php/redupa/article/view/12195 O “novo ensino médio”: uma análise a partir do aporte teórico de Antonio Gramsci 2023-03-03T22:18:58-03:00 Nelma Bernardes Vieira nelma.vieira@ifrj.edu.br José dos Santos Souza jsantos@ufrrj.br <p>O artigo trata da proposição do <em>“Novo Ensino Médio”</em> no Brasil, a partir dos anos 1990, frente à crise orgânica do capital e a consequentes mudanças na política pública de formação humana. A análise toma como referência o aporte teórico gramsciano para explicar a natureza das mudanças recentes no Ensino Médio brasileiro. A partir de referências teóricas e metodológicas do materialismo histórico-dialético, foram analisados dispositivos legais, documentos governamentais e documentos de organismos multilaterais. A análise aponta que estas mudanças no Ensino Médio brasileiro consistem em uma contrarreforma burguesa. Tal contrarreforma renova a perspectiva pragmática, imediatista e interessada de formação humana no país em um contexto de consolidação do modelo de desenvolvimento enxuto e flexível do capital em todo o mundo. Conclui que, na medida em que enxuga e flexibiliza o currículo e a gestão escolar, a contrarreforma do Ensino Médio atualiza a velha dualidade educacional do país.</p> 2023-04-01T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2023 Nelma Bernardes Vieira, José dos Santos Souza https://periodicos2.uesb.br/index.php/redupa/article/view/12244 Educação inclusiva em Moçambique: percurso e percalços 2023-03-16T07:25:15-03:00 Gilberto Necas Mucambe Milice Gilmilice@gmail.com <p>O estudo que se apresenta neste artigo baseia-se em evidências que mostram que a inclusão escolar, especialmente, após a promulgação da Declaração de Salamanca, é hoje uma proposta política hegemónica de educação em praticamente todo o mundo (Bueno, 2005)<a href="#_ftn1" name="_ftnref1">[1]</a>, e a constatação de que o ideal democrático de educação para todos ainda está muito longe de ser alcançado (Chambal, 2011). Esta abordagem parte dos problemas que ainda enfermam a eficácia de uma política de uma Educação Inclusiva (EI), e procura traçar o percurso da Educação Inclusiva em Moçambique, desde a sua implantação até aos dias correm. Este trabalho parte do questionamento da eficácia das políticas inclusivas e visa <em>i.</em> apresentar o contexto da implantação da educação inclusiva em Moçambique, o seu percurso, os instrumentos que dão suporte a esta política; e, <em>ii.</em> fazer uma abordagem crítica sobre os percalços e sobre o contexto actual. Através da revisão bibliográfica da literatura sobre as políticas de inclusão, em Moçambique e no mundo, esta reflexão concluiu que a Educação Inclusiva em Moçambique continua um desafio para as autoridades governamentais. Da génese da implementação de uma educação especial à política de inclusão actualmente vidente, a EI vai experimentando um percurso sinuoso, marcado por percalços decorrentes da amálgama conceptual e de implementação.</p> <p> </p> <p><a href="#_ftnref1" name="_ftn1">[1]</a> <em>Apud </em>Chambal (2011).</p> 2023-04-01T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2023 Gilberto Necas Mucambe Milice https://periodicos2.uesb.br/index.php/redupa/article/view/12401 Humberto Maturana: sensibilidade-amor–autopoiese. Ecosofias em mediações complexas 2023-04-10T16:22:03-03:00 Milagros Elena Rodriguez melenamate@hotmail.com <p>Cumpre-se o complexo objetivo de analisar o legado de Humberto Maturana a partir da tríade: sensibilidade-amor-autopoiese, como ecosofias em mediações complexas; em estudos do III Tribunal de Pós-Doutorado as novas tendências e correntes de pensamento integradoras e suas concreções da Universidade José Martí da América Latina, México. Tudo isso, a partir da hermenêutica compreensiva, ecosófica e diatópica como transmétodo de pesquisa, que abarca o qualitativo-quantitativo e o sócio-crítico, com uma essência decolonial planetária-complexa. O sujeito investigativo é resgatado em seu pensamento senciente na indagação. Localiza-se na linha de pesquisa: transepistemologias do conhecimento-conhecimento e transmetodologias transcomplexas. Passamos pelos momentos analíticos - empíricos e propositais. No momento pró-ativo declaramos o amor em Maturana a emoção máxima como ética complexa, a ecosofia que redefine a biologia do ser humano com a alma e o espírito numa reivindicação na recivilização da humanidade.</p> 2023-05-02T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2023 Milagros Elena Rodriguez https://periodicos2.uesb.br/index.php/redupa/article/view/12516 Formação (de)colonial de professores do campo em ciências da natureza no estado de Goiás 2023-04-26T14:14:08-03:00 Olga Matias Teles Honorato olgamatiasteles2019@gmail.com Wender Faleiro wender.faleiro@gmail.com <p>As Licenciaturas em Educação do Campo são cursos com implantação recente, portanto, ainda surge a necessidade de se discutir aspectos relacionados à sua formação de docentes tendo como foco para a superação de processos de exclusão sócio-históricos e dos modelos hegemônicos. Nessa perspectiva objetivamos nessa pesquisa, analisar as concepções, conhecimentos e possíveis práticas (de)coloniais de docentes formadores dos Cursos de Licenciaturas em Educação do Campo, habilitação em Ciências da Natureza, do Estado de Goiás. A presente pesquisa é de natureza qualitativa, com a construção de dados mediante entrevista semi-estruturada aos docentes e gestores das duas Universidades que ofertam o curso no Estado de Goiás. Com relação ao olhar para a decolonialidade a maioria apresenta uma ideia clara do que é o conceito, e da necessidade dele fazer parte da formação das LEdoCs, estes acreditam que apenas a aproximação que o curso proporciona aos licenciandos já garante essa formação.</p> <p><strong>Palavras-chave</strong>: decolonialidade; Educação do Campo; formação de professores.</p> 2023-05-02T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2023 Olga Matias Teles Honorato, Wender Faleiro https://periodicos2.uesb.br/index.php/redupa/article/view/12424 Análise do uso do livro didáctico de química pelos alunos da 9ª classe 2023-04-13T20:17:20-03:00 Elvira Domingos elviradomingos11@gmail.com Merce Manuel Nambale Combe meirellex.29@gmail.com Almeida Meque Gomundanhe amequegomundanhe@gmail.com <p>Um das importantes fontes de conteúdos de Química ensinados nas escolas secundárias é o livro didático de Química. Por isso, o objetivo principal do presente estudo consiste em analisar o nível do uso de livro didático de Química da 9ª classe, pelos alunos. Esse objetivo é desdobrado em seguintes específicos: (a) identificar os alunos que possuem o livro didático de Química; (b) aferir os fatores que condicionam a utilização do livro didático de Química pelos alunos; (c) identificar a fonte alternativa de informações adotada pelos alunos. Para a consecução desses objetivos, optou-se pela pesquisa qualitativa e bibliográfica. O processo de recolha de dados foi conduzido por meio de um questionário e entrevista estruturada. A primeira técnica foi aplicada a 100 alunos e já a segunda foi aplicada a quatro professores de uma das escolas secundárias da cidade de Lichinga, Niassa-Moçambique. A discussão dos resultados foi feita por meio da técnica de análise de conteúdo. &nbsp;Os resultados obtidos revelam que muitos alunos não têm o livro didático de Química devido a questões económicas. Isso pode comprometer o processo da aprendizagem doa alunos.&nbsp; Outros resultados evidenciam que os alunos recorrem a outras fontes de informações para resolver as atividades e exercícios propostos pelo professor.</p> <p>&nbsp;</p> 2023-05-03T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2023 Elvira Domingos, Merce Manuel Nambale Combe, Almeida Meque Gomundanhe https://periodicos2.uesb.br/index.php/redupa/article/view/12099 Avaliação formativa na aprendizagem de jovens e adultos: estudo de caso do centro de educação de Namacula 2023-02-12T12:51:44-03:00 Momade Raúl Suquia momadesuquiaa@gmail.com Félix Lucas Muhoro felixmuhoroh@gmail.com Agostinho Rosário Teimoso agostinhoteimosorosario@gmail.com Arlindo Pichesse Naciaia arlindopichesse@gmail.com <p>O presente artigo visa compreender a avaliação formativa na aprendizagem dos Adultos do Centro de Educação de Namacula. A pesquisa foi conduzida pela metodologia qualitativa e exploratória. Para a colecta de dados recorreu-se a observação e a entrevista aos professores e alunos. No que diz respeito à análise de dados recorreu-se a triangulação de dados e análise de conteúdos. A pesquisa mostra que, as estratégias usadas pelos professores não têm como foco a prática da avaliação de aprendizagem formativa, as políticas de avaliação não têm em conta a educação de jovens e adultos, sobretudo nas suas necessidades e motivações de aprendizagem. Para o efeito é necessário o acompanhamento na implementação da política de Educação de Jovens e Adultos, sendo necessário a melhoria das condições de funcionamento das escolas, e a formação de professores e a sua remuneração.</p> 2023-05-03T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2023 Momade Raúl Suquia, Félix Lucas Muhoro, Agostinho Rosário Teimoso, Arlindo Pichesse Naciaia https://periodicos2.uesb.br/index.php/redupa/article/view/12686 Técnica e cultura: o fazer humano e o processo de constituição e apreensão da realidade social 2023-05-27T16:55:45-03:00 Maria Sara de Dias mariadias@professores.utfpr.edu.br Pedro Moreira da Silva Neto casasdopedro@gmail.com Christopher Nascimento Santos Christopher.ns@Outlook.com <p>Objetivo deste artigo é apresentar a teoria histórico cultural para discutir a técnica e a cultura como dimensões do fazer humano presentes na apreensão da realidade social. É através da sua produção técnica que o homem se constituiu e, por conseguinte, construiu seu universo cultural. Porém o processo de racionalização da técnica foi cooptado pelo sistema de produção capitalista, neste sentido o desenvolvimento especializado de técnicas é debatido por diferentes disciplinas do conhecimento nas quais se analisará conceitos de conhecimento geral e de ciência. A racionalidade que tem orientado e conduzido a vida humana buscando conhecer a relação entre o entendimento que se tem de ciência pura e ciência aplicada. E por último, refletiremos sobre as relações tecnológicas na sociedade, os principais desafios impostos ao ser humano e à uma cultura inserida num contexto de mudança global em rede, tal cooptação culminou nas sociedades marcadas por avanços tecnológicos de toda ordem, tornando a cultura e a forma dos indivíduos compreenderem o mundo, aprisionado pelo viés do mercado e dos interesses do capital. O resultado imediato foi a ascensão de uma mentalidade predatória que enxerga no outro um concorrente a ser derrotado e no meio ambiente apenas uma oportunidade de extrair recursos que se transformarão em vantagens financeiras, como se essa postura fosse a única forma de ser e estar no mundo.</p> 2023-06-02T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2023 Maria Sara de Dias, Pedro Moreira da Silva Neto, Christopher Nascimento Santos https://periodicos2.uesb.br/index.php/redupa/article/view/12130 Travessia epistêmica: o digital e transformações no ofício do historiador (da educação) 2023-02-28T16:16:56-03:00 Olivia Morais de Medeiros-Neta olivia.neta@ufrn.br <p>Palestra proferida no dia 6 de outubro de 2020, em formato online no Fórum de debates e seminários do GHENO - Grupo de Pesquisa história da educação no Nordeste, da Universidade Federal da Paraída com o objetivo de refletir sobre transformações do ofício do historiador em um contexto de mudanças e desafios da era digital no que concerne à prática de pesquisa e escrita no campo da história (da educação).</p> 2023-03-01T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2023 Olivia Morais de Medeiros-Neta https://periodicos2.uesb.br/index.php/redupa/article/view/12253 Autoformação docente para uma educação, escola e sociedade mais humanizadoras: uma resenha crítica 2023-03-19T21:38:03-03:00 Aline Francisco lih_mesquita@yahoo.com.br <p>A presente resenha foi escrita sobre o livro “Educação, Escola, Direitos Humanos, Sociedade... e Docência: a autoformação alvitrada”, de autoria de Ivan Fortunato, resultante de sua tese defendida junto ao Núcleo de Estudos das Diversidades, Intolerâncias e Conflitos, da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo no curso de Doutorado em Humanidades, Direitos e Outras Legitimidades. A obra trata da formação de professores, educação e escola, contextualizando com os direitos humanos e sociedade, e se pauta na ideia de autoformação como caminho possível em busca de processos educacionais mais humanizadores.</p> 2023-04-01T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2023 Aline Francisco https://periodicos2.uesb.br/index.php/redupa/article/view/12663 A colonização do saber: reflexões sobre a educação no Brasil colonial 2023-05-21T19:44:27-03:00 Elenice de Paula paulaelenice@yahoo.com <p>Este ensaio tem como objetivo levantar algumas reflexões acerca da história da educação brasileira, em especial sobre as primeiras concepções de ensino desenvolvidas no país. A partir da concepção de que o ensino escolar brasileiro, desde o período colonial, foi desenvolvido como forma de auxiliar e reforçar o projeto colonizador europeu, destaco breves considerações de como, por meio do ensino escolar, foi sendo constituída uma configuração social excludente. Percebo que, o modelo eurocêntrico colonialista agiu de forma ativa na colonização do saber e pensamento. Assim, não só sob o domínio territorial, o ensino escolar desenvolvido no país auxiliou na incorporação de normas e valores sociais impostos pelos europeus. Análise essa que auxilia para compreender as continuidades e rupturas no ensino escolar do tempo presente, bem como servem para refletir a respeito do papel da educação e as expectativas construídas sobre ela no nosso tempo.</p> 2023-06-02T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2023 Elenice de Paula https://periodicos2.uesb.br/index.php/redupa/article/view/12649 A tecnologia no território esportivo: alguns dilemas para interpelar a educação do corpo 2023-05-18T10:58:59-03:00 Fabio Zoboli zobolito@gmail.com Elder Silva Correia eldercorreia21@gmail.com <p>O presente ensaio interpela a educação do corpo através das práticas corporais ligadas ao esporte mediadas pelas tecnologias. Sob este viés, tem como objetivo tensionar algumas questões ligadas aos usos políticos do corpo em relação ao doping. O escrito faz uma crítica a ontologia que reduz o corpo a sua natureza biológica e transcendental. Os labirintos do esporte na sua relação com o doping são trazidos ao texto sob a alegoria do mito de Dédalo e Ícaro. Conclui-se que para superar tais “prisões” ontológicas, se faz central que o esporte supere sua condição mítico-trágica de pureza na relação do corpo com a tecnologia.</p> 2023-06-01T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2023 Fabio Zoboli, Elder Silva Correia