Revista Educação em Páginas https://periodicos2.uesb.br/index.php/redupa <div align="justify">A Revista Educação em Páginas tem como base a ampla área das Ciências Humanas e tem como foco a Área da Educação. Nesse sentido, a referida revista publica artigos, resenhas, entrevistas, ensaios e conferências relacionados aos diferentes campos de estudo e pesquisa em Educação, em suas diferentes formas de manifestação. Assim, a <strong>Revista Educação em Páginas</strong> não se restringe a um único campo temático da Educação, mas se estende a todos os diversos objetos de estudo presentes na pesquisa em Educação. </div> <div align="justify"><strong>ISSN: </strong>2764-8028<strong> - </strong><strong>DOI: </strong>10.22481/redupa<strong> - Criação: </strong>jul. 2022 <strong>- Área: </strong>Educação <strong>- Submissão de manuscritos: </strong>contínua<strong> - Periodicidade de publicação: </strong>fluxo contínuo</div> pt-BR redupa@uesb.edu.br (Equipe Editorial) redupa@uesb.edu.br (Equipe Editorial) seg, 15 jan 2024 00:00:00 -0300 OJS 3.2.1.1 http://blogs.law.harvard.edu/tech/rss 60 Sala de aula sem paredes: uma reflexão crítica https://periodicos2.uesb.br/index.php/redupa/article/view/13895 <p>O livro “Sala de aula sem paredes” é uma coletânea que mergulha nas profundezas da transformação digital na educação. Com foco nas tecnologias de informação e comunicação (TIC), a obra explora os novos modelos de ensino que emergiram com a disseminação da ubiquidade da informação e do conhecimento. Desde o e-learning até o app-learning, os autores investigam se a tecnologia proporciona a construção do conhecimento em qualquer lugar, promovendo a colaboração entre os alunos e o desenvolvimento de habilidades personalizadas. Além disso, eles analisam como esses modelos influenciam a aprendizagem da Geração Conectada, fortalecendo competências educacionais para o século XXI.</p> Jean Carlos da Silva Monteiro Copyright (c) 2024 Revista Educação em Páginas https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 https://periodicos2.uesb.br/index.php/redupa/article/view/13895 ter, 16 jan 2024 00:00:00 -0300 Pesquisa na Educação: reflexões acerca das condições para a formação continuada em stricto-sensu https://periodicos2.uesb.br/index.php/redupa/article/view/14123 <p>Este ensaio propõe-se a discutir questões que permeiam a trajetória acadêmica dos/as estudantes de pós-graduação <em>stricto sensu, </em>a formação dos/as novos/as pesquisadores/as, o processo de elaboração da pesquisa, os paradigmas epistemológicos, as escolhas teóricas, métodos e técnicas de pesquisa, para a elaboração das dissertações de mestrado e teses de doutorado, à luz de Mazzotti-Alves (2012), Nobrega-Thérrien (2004, 2021) e Severino (2012). Conclui-se, que a trajetória do/a estudante/pesquisador/a não depende somente de escolhas pessoais, mas também, das condições objetivas e subjetivas presentes e/ou ausentes na academia.</p> Silvia Zimmermann Pereira Guesser, Márcia de Souza Hobold Copyright (c) 2024 Revista Educação em Páginas https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 https://periodicos2.uesb.br/index.php/redupa/article/view/14123 seg, 15 jan 2024 00:00:00 -0300 O desenvolvimento infantil e a integração das tecnologias digitais na educação https://periodicos2.uesb.br/index.php/redupa/article/view/13801 <p>Entre os principais desafios no cenário atual da Educação Infantil, está o desenvolvimento integral do sujeito aprendiz. Essa discussão ganha maior relevância quando se considera a experiência de aprendizagem com o ensino remoto vivenciada durante a pandemia da covid-19. Desse modo, definiu-se como objetivos deste estudo: investigar as implicações das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDICs) no desenvolvimento integral de crianças na etapa da Educação Infantil; compreender o contexto histórico acerca da evolução das tecnologias no ambiente educacional e do desenvolvimento da criança; identificar as possibilidades e contribuições da integração das tecnologias emergentes no contexto da Educação Infantil. Para tanto, foi realizada uma pesquisa bibliográfica, de caráter exploratório, com análise qualitativa dos dados. Verificou-se que a integração das tecnologias pode contribuir para o desenvolvimento das crianças quando as práticas pedagógicas buscam possibilitar as aprendizagens por meio de uma ação intencional e planejada de ensino.</p> Bruna Silva Felix, Maria Inês Crnkovic Octaviani, Rafaela de Oliveira Falcão Freitas Copyright (c) 2024 Revista Educação em Páginas https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 https://periodicos2.uesb.br/index.php/redupa/article/view/13801 seg, 15 jan 2024 00:00:00 -0300 Análise da evolução do sistema educativo em Moçambique: reformas, características, constrangimentos e desafios https://periodicos2.uesb.br/index.php/redupa/article/view/14265 <p>Este artigo discute, em linhas gerais, a evolução do sistema educativo moçambicano, fenómeno ocorrido antes e logo após a independência nacional. Um processo que contrapôs a dependência colonial e o elitismo escolar, causas do subdesenvolvimento do país e das práticas educativas aos moçambicanos. A evolução do sistema educativo em Moçambique tem explicação, tanto antes da ocupação colonial, como nos termos da conquista da independência, devido às novas exigências económicas, culturais, politicas, sociais, de índole nacional e internacional, de cada período. Por uma educação inclusiva, patriótica e de qualidade, a educação em Moçambique procura dar respostas ao maior desafio, o da educação para todos. A evolução do sistema educativo em Moçambique pode ser dividida em três períodos distintos: Período antes do colonialismo Português, considerado período de educação tradicional, Período Colonial (1845-1974) que compreende a educação colonial e do governo de transição, finalmente o Período Pós – Independência (1975 aos nossos dias), cujo destaque vai para antes e depois da introdução do Sistema Nacional de Educação.</p> Domingos Árabe, Francisco Uame, Agostinho Rosário Teimoso, António dos Santos João, Almeida Meque Gomundanhe Copyright (c) 2024 Revista Educação em Páginas https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 https://periodicos2.uesb.br/index.php/redupa/article/view/14265 seg, 15 jan 2024 00:00:00 -0300 O que quer o currículo para a educação infantil? Um gesto analítico dos documentos da política curricular https://periodicos2.uesb.br/index.php/redupa/article/view/14112 <p style="font-weight: 400;">Nesta investigação, foi tecida uma análise dos documentos curriculares para a Educação Infantil, a saber, o Referencial Curricular Nacional da Educação Infantil – RCNEI (1998), as Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Infantil – DCNEI (2009), a Base Nacional Comum Curricular – BNCC (2017) e seus engendramentos discursivos constitutivos da política curricular. Tais documentos demarcaram o contexto da Educação Infantil com o atravessamento dos seus discursos e que não trazem em si uma linha contínua das suas significações, mas revelam as continuidades, as rupturas, os liames e os entrelaços desse composto curricular. Ao diagramar-se a política curricular através dos documentos RCNEI, as DCNEI e a BNCC, percebeu-se que cada um foi elaborado sob forte influência do contexto histórico. Os saberes que se põe a falar sobre a criança e sua infância a partir dos RCNEI são os mesmos que vislumbram a Educação Infantil como etapa preparatória da escolarização. Na análise das DCNEI, percebe-se a ideia de Educação Infantil como etapa que fornece meios para progredir no trabalho e nos estudos posteriores. Já a BNCC, traz rupturas à política curricular para Educação Infantil, pois o que se põe em disputa no currículo evidencia-se no estabelecimento da gestão de competências e fixação de conteúdos.</p> Gilmara Santos de Jesus, Reginaldo Santos Pereira Copyright (c) 2024 Revista Educação em Páginas https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 https://periodicos2.uesb.br/index.php/redupa/article/view/14112 seg, 15 jan 2024 00:00:00 -0300 Um estudo sobre a educação em Bagé no período de redemocratização a partir do jornal DeFato (1986-1987) https://periodicos2.uesb.br/index.php/redupa/article/view/13787 <p>O presente artigo científico, situado no campo da História da Educação, tem como objetivo apresentar os resultados obtidos por meio da dissertação de mestrado “É tempo de luta! A história da educação pública em Bagé a partir das páginas do Jornal <em>DeFato</em> (1986-1987), cujo desenvolvimento deu-se no Programa de Pós-Graduação em Ensino, da Universidade Federal do Pampa (Unipampa) – Campus Bagé. Para isso, contextualizaremos como chegamos até a nossa fonte, apresentaremos os aportes metodológicos utilizados para a elaboração da pesquisa, bem como tornaremos visíveis dados os quais entendemos serem caros à compreensão do estudo que nos propomos a desenvolver durante os anos de 2021 e 2022. De tal maneira, por meio deste trabalho, conseguiremos perceber que o <em>DeFato</em> ajuda com que se estabeleça análises complexas sobre os embates a nível educacional que ocorreram no Brasil durante a fundação da Nova República (1985-atual), corroborando para o entendimento da conjuntura política existente à época.</p> Matheus Rodrigues dos Santos, Alessandro Carvalho Bica Copyright (c) 2024 Revista Educação em Páginas https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 https://periodicos2.uesb.br/index.php/redupa/article/view/13787 seg, 15 jan 2024 00:00:00 -0300 Literatura indígena: aspectos culturais nos poemas de Márcia Kambeba https://periodicos2.uesb.br/index.php/redupa/article/view/13804 <p>Tivemos como objetivo identificar como a pluralidade e diversidade cultural são tratadas na obra <em>Ay Kakyry Tama: Eu moro na cidade</em> (2020), da escritora indígena Márcia Kambeba. Para tanto, partimos da seguinte problemática: de que modo se apresenta a pluralidade e diversidade cultural na obra supramencionada? Nossa pesquisa é do tipo bibliográfica com abordagem qualitativa. Nos fundamentamos em: Moraes (1997), Cohn (2001), Costa (2005), Mota (2008), Almeida (2011), Thiél e Quirino (2011), Lima (2020) e Kambeba (2020). A pesquisa nos possibilitou ver a necessidade de fomentar a cultura indígena nas escolas não indígenas desde a educação infantil, de avançar na superação do preconceito e da discriminação que esses povos enfrentam. Pudemos ver que a pluralidade e diversidade cultural são tratadas na obra de Kambeba com expresso valor e respeito. A autora enaltece e reconhece a contribuição dos povos indígenas para a cultura e sociedade em geral.</p> Josiane do Nascimento da Silva Copyright (c) 2024 Revista Educação em Páginas https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 https://periodicos2.uesb.br/index.php/redupa/article/view/13804 seg, 15 jan 2024 00:00:00 -0300 Alfabetização: atuação docente e desafios no ensino remoto emergencial https://periodicos2.uesb.br/index.php/redupa/article/view/13550 <p><span style="font-weight: 400;">Este artigo consiste em um recorte do projeto de pesquisa “Alfabetização em Alagoas no tempo/espaço do Ensino Remoto Emergencial: cenários e discursos” (SANTOS, 2020), que&nbsp; definiu por objetivo geral investigar a alfabetização no tempo/espaço do ensino remoto emergencial (ERE) em Alagoas na/pós pandemia com foco nos cenários político-pedagógicos e nos discursos de professores alfabetizadores. Foram analisados os dados quantitativos coletados nos municípios de Maceió e Arapiraca, ambos localizados no Estado de Alagoas. Os resultados indicam que a maioria dos docentes que participaram da pesquisa intervieram no ERE em turmas de alfabetização. Ademais, percebe-se que para os respondentes, as aulas remotas podem ser consideradas como uma solução de meio termo, indicando também que tiveram uma preparação razoável para o ERE. Os desafios englobam as dificuldades em conseguir fazer com que os alunos participassem das aulas. Referente às alternativas didáticas, os dados mostram que foram usadas diversas estratégias e plataformas digitais, constatando que a maioria dos docentes dispunha de acesso à internet e às ferramentas tecnológicas. </span></p> Andrezza Sibelly Soares Mendes, Adriana Cavalcanti dos Santos Copyright (c) 2024 Revista Educação em Páginas https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 https://periodicos2.uesb.br/index.php/redupa/article/view/13550 seg, 15 jan 2024 00:00:00 -0300 A educação ambiental diante da Base Nacional Comum Curricular: revisão da literatura https://periodicos2.uesb.br/index.php/redupa/article/view/13823 <p>A vivência de pandemia, problemas climáticos e desastres ambientais experienciados com maior frequência nos últimos tempos fazem a humanidade refletir sobre como estamos lidando com o planeta. Com isso, a Educação Ambiental (EA) vem se tornando um caminho para auxiliar no processo de transformação das pessoas e futuros cidadãos. Assim, esta pesquisa buscou mapear e analisar estudos sobre EA no contexto da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) na perspectiva da EA Crítica. A literatura foi mapeada a partir do Portal de Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) entre 2017 e 2022. Apenas 2 estudos foram selecionados diante dos critérios de busca, os quais revelam a incipiência dos estudos sobre EA Crítica no contexto da BNCC. Verificou-se que a literatura selecionada direciona para a necessidade de se estudar EA para formar cidadãos mais críticos e reflexivos, e a escola tem seu papel fundamental em tal mudança.</p> Thaís Borges Moreira, Wanderson Diogo Andrade da Silva, Raquel Crosara Maia Leite Copyright (c) 2024 Revista Educação em Páginas https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 https://periodicos2.uesb.br/index.php/redupa/article/view/13823 ter, 16 jan 2024 00:00:00 -0300 Desafios do conservadorismo nas políticas de inclusão do surdo negro: o resgate da memória para superar obstáculos https://periodicos2.uesb.br/index.php/redupa/article/view/13836 <p>Este artigo busca analisar os desafios enfrentados pelas políticas de inclusão de surdos negros no Brasil e seu prejuízo com o avanço do conservadorismo no Brasil, bem como destacar como a preservação da memória pode ser uma ferramenta para superar esses obstáculos. Partimos da premissa de que o crescimento das tendências conservadoras no Brasil tem impactado negativamente a luta contra o preconceito e prejudicado as políticas de inclusão, especialmente nas escolas sendo uma situação se agrava quando se trata de surdos negros, que além da surdez, ainda enfrentam preconceitos de raça. Utilizando uma abordagem qualitativa, fundamentada em autores como Silva (2011), Quadros (2004) e Santos e Obregón (2019), realizamos entrevistas semiestruturadas em uma escola da rede pública em Vitória da Conquista, Bahia. Nossos resultados indicam que os surdos negros enfrentam desafios significativos relacionados tanto à sua deficiência auditiva quanto à sua cor de pele. Nas entrevistas, também identificamos a falta de intérpretes de Libras como um dos principais problemas enfrentados por esses indivíduos. No entanto, acreditamos que o resgate da memória desses alunos e a promoção do compartilhamento e acesso às suas histórias de vida podem ser estratégias valiosas para combater a ausência de políticas inclusivas e resistir à crescente influência conservadora que avança no Brasil.</p> Wemerson Meira Silva, Igor Tairone Ramos dos Santos Copyright (c) 2024 Revista Educação em Páginas https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 https://periodicos2.uesb.br/index.php/redupa/article/view/13836 ter, 16 jan 2024 00:00:00 -0300 Ambiente virtual de aprendizagem como tecnologia emergente no processo de ensino e aprendizagem em Moçambique https://periodicos2.uesb.br/index.php/redupa/article/view/14264 <p>Esta pesquisa pretende analisar as funcionalidades e potencialidades dum contexto virtual na aprendizagem. Assim optou-se por um estudo qualitativo. A técnica usada para a recolha de dados foi a entrevista estrutura onde recorremos a seis professores da cidade de Lichinga, Província doNiassa em Moçambique. Os estudos mostraram que os ambientes vistorias de aprendizagem constituem ferramentas de relevo na nova dinâmica de ensino basado nas tecnologias no processo de aprendizagem. Dados mostraram que contexto virtual de ensino&nbsp; possibilitam uma aprendizagem autónoma do estudante onde este tem a prorrogativa de gestão pessoal do tempo, planejamento da aprendizagem e recursos. No entanto, aperar de todas e enormes vantagens do AVA, é um desafio pois os estudantes no contexto moçambicano pois para além dos escassos recursos necessários para a aquisição.</p> Ana Bela Carlos Ribeiro Jona, Gabriel Arlindo Mário Cuelia, Momade Suquia, Calisto Adelino Silvestre Copyright (c) 2024 Revista Educação em Páginas https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 https://periodicos2.uesb.br/index.php/redupa/article/view/14264 ter, 16 jan 2024 00:00:00 -0300 Pensar um fazer pedagógico crítico para a escola pública moçambicana https://periodicos2.uesb.br/index.php/redupa/article/view/13406 <p>O artigo serve-se como ponto de partida teorias críticas de Bourdieu e Althusser, aos quais a escola pública na sociedade contemporânea pode ser vista sendo essencialmente reprodutora dos ideais capitalistas das relações sociais. Com o objectivo de sustentar de que tais críticas não levam em conta o carácter histórico e dialéctico da instituição educativa ao não observar as suas contradições (tornando-se, assim, unilateral); este artigo propõe fazer o debate a partir dos fundamentos teórico-metodológicos da pedagogia histórico-crítica fundamentada por Saviani sobre o carácter contraditório da escola pública na sociedade de classes de Marx relativa à formação humana. Para a realização desta pesquisa baseamo-nos na abordagem teórica qualitativa, efectivada através da técnica de pesquisa bibliográfica e documental. Para o ordenamento horizontal e vertical do texto utilizamos o método lógico-argumentativo. As conclusões a que chegamos revelam que a escola pública moçambicana remete ao papel da formação humano nos agentes educacionais como o professor, enquanto agente consciente de formação humana, portanto, mediador dos processos de ensino e aprendizagem e da sua constituição, assim como a do aluno, como sujeito social e historicamente situado, e não necessariamente no programa escolar.<br>Palavras - Chave: teorias crítico-reprodutivistas da educação; pedagogia histórico-crítica; formação humana.</p> Antoninho Alfredo, Eusébio Félix Copyright (c) 2024 Revista Educação em Páginas https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 https://periodicos2.uesb.br/index.php/redupa/article/view/13406 ter, 16 jan 2024 00:00:00 -0300 O impacto da plataforma Moodle no processo de ensino e aprendizagem híbrido em Moçambique https://periodicos2.uesb.br/index.php/redupa/article/view/14258 <p>O estudo analisou o impacto da implementação da plataforma <em>moodle</em> no ensino híbrido em Moçambique, numa Universidade Pública na Província de Cabo Delgado. A investigação foi motivada pelo facto de constatar-se a eleição generalizada do <em>moodle</em> pelas instituições de ensino superior para, primeiro, contornar a paralisação total e parcial de aulas presenciais devido a Covid-19 e, segundo, como uma plataforma definitiva usada pelas IES em Moçambique. Definimos um estudo de caso único com abordagem qualitativa. Usou-se as técnicas de entrevista semiestruturada individual e a grupos focalizados, análise documental e observação para a colecta de dados, os quais foram discutidos à luz da triangulação de fontes e do quadro teórico e, os resultados foram apresentados por categorias temáticas. Concluiu-se que a implementação do <em>moodle</em> naquela universidade é deficitária, e como consequência, não promove uma aprendizagem significativa dos conhecimentos para os alunos. Este facto é motivado pela fraca planificação do ensino hibrido, caracterizado pela exiguidade de equipamentos e recursos tecnológicos; fraco domínio da sua manipulação, tanto pelos professores, bem como, pelos alunos, fazendo com que a plataforma não seja explorada na sua potencialidade. Assim, sugere-se a implementação faseada do ensino <em>online </em>em Moçambique, alinhado com as condições de tecnologias existentes nas instituições de ensino superior.</p> Afonso Sefu, Natália Helena Fonseca Bolacha Copyright (c) 2024 Revista Educação em Páginas https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 https://periodicos2.uesb.br/index.php/redupa/article/view/14258 qua, 21 fev 2024 00:00:00 -0300 Qualidade de ensino no Instituto Superior de Ciências da Educação de Cabinda e inserção profissional dos licenciados em ensino da matemática https://periodicos2.uesb.br/index.php/redupa/article/view/13778 <p>O presente artigo analisa o conceito de Qualidade desde ponto de vista do Ensino no curso de Licenciatura em Ensino da Matemática do Instituto Superior de Ciências da Educação (ISCED) de Cabinda. Ao longo da pesquisa deparou-se com uma situação problemática que tem causado transtornos nos estudantes desse curso. Esta situação originou ao seguinte problema científico: Como contribuir na melhoria da Qualidade de Ensino nos estudantes do curso de Licenciatura em Ensino da Matemática do Instituto Superior de Ciências da Educação de Cabinda? O objetivo da pesquisa delimitou-se em contribuir na melhoria da Qualidade de Ensino no ISCED de Cabinda. Os métodos usados nesta pesquisa foram: de nível teórico, empírico e matemático. As técnicas utilizadas como instrumentos da recolha de dados foram: o questionário e a entrevista; estes instrumentos permitiram-nos analisar os seguintes aspetos: organização dos planos currículares, criação das condições técnico-materiais de ensino,&nbsp;<strong>laboratórios para os cursos ministrados na instituição</strong>; corpo docente, o ingresso dos estudantes no ensino superior, investigação científica, cooperação do ISCED com outras Instituições de ensino superior e Universidades a nível nacional e internacional, inserção dos licenciados no mercado de trabalho, etc<strong>. </strong>Entretanto, o ISCED de Cabinda-Angola necessita de uma infra-estrutura de raiz, criar condições para contribuir na melhoria da Qualidade de Ensino e criar parceria com a Delegação Provincial da Educação, Ciência, Tecnologia e Inovação de Cabinda, a fim de facilitar a inserção dos licenciados do curso de Ensino da Matemática no mercado de trabalho.</p> <p>&nbsp;</p> Marcos João Pucuta, Bonifácio dos Santos Luemba Copyright (c) 2024 Revista Educação em Páginas https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 https://periodicos2.uesb.br/index.php/redupa/article/view/13778 qua, 21 fev 2024 00:00:00 -0300 A ressignificação do uso de mídias visuais na melhoria dos processos de ensino das ciências sociais na cidade de Barranquilla https://periodicos2.uesb.br/index.php/redupa/article/view/14403 <p>Este artigo explora o uso de elementos visuais como meio de fortalecer os processos acadêmicos no Bacharelado em Ciências Sociais da Universidad del Atlántico, com o objetivo de “analisar o impacto da formação de professores no programa sobre o uso de imagens na área de ciências sociais. Para atender a esse objetivo, utilizou-se um tipo de pesquisa fenomenológica com abordagem qualitativa utilizando instrumentos como inquéritos e observação participante. Deste processo obteve-se que os elementos visuais são uma necessidade em todo processo acadêmico em ciências sociais, pois são um recurso dinâmico que permite conectar o aspecto disciplinar do programa e as competências tecnológicas.</p> Bryan Joaquín Arrieta Núñez, Aldo de Jesús González Peñaranda, Marco Aurelio Venegas Polo Copyright (c) 2024 Revista Educação em Páginas https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 https://periodicos2.uesb.br/index.php/redupa/article/view/14403 qua, 21 fev 2024 00:00:00 -0300 Pesquisas em Representações Sociais na pós-graduação em educação da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia https://periodicos2.uesb.br/index.php/redupa/article/view/14404 <p>O presente artigo busca compor um Estado da Conhecimento acerca das pesquisas que se norteiam pelas Teorias e Métodos das Representações Sociais produzidas e desenvolvidas pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEd) da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB). Assim, examinadas as diversas abordagens e direcionamentos empregados pelos estudantes-pesquisadores vinculados ao PPPGEd/UESB, depreende-se que as Representações Sociais analisam, psicossocialmente, como o ser assujeitado ao grupo convive e representa tal objeto perante o seu agrupamento constituído em ideologias e afetividades. Conclui-se, portanto, que as Representações Sociais apreendem o objeto de pesquisa em diversos espaços e tempo, tal como analisam e compreendem os diferentes sujeitos investigados, por conta do seu multifacetado <em>approach</em> e do seu versátil método e abordagem metodológica que atravessa, remexe, recorta e reconecta os distintos objetos de investigação científica.</p> Germinio José da Silva Junior, Denise Aparecida Brito Barreto Copyright (c) 2024 Revista Educação em Páginas https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 https://periodicos2.uesb.br/index.php/redupa/article/view/14404 qua, 21 fev 2024 00:00:00 -0300 O Plano Nacional de Educação e os desafios para a formação continuada de professores no município de Ilhéus, BA https://periodicos2.uesb.br/index.php/redupa/article/view/14451 <p>Este artigo apresenta dados parciais da pesquisa em andamento sobre o cumprimento da Meta 16 do Plano Nacional de Educação - PNE, a qual estabelece parâmetros a serem alcançados em relação à formação continuada de professores, no município de Ilhéus, Bahia. Trata-se de uma pesquisa de cunho qualitativo que tem como&nbsp;instrumento&nbsp;para&nbsp;coleta&nbsp;de&nbsp;dados a análise documental e a realização de entrevistas&nbsp;semiestruturadas. Os resultados preliminares deste estudo apontaram para o não cumprimento de toda a referida Meta no município, porém sinaliza que os esforços feitos pelas diferentes gestões municipais na década do PNE (2014-2024) a necessidade de maior comprometimento das políticas públicas locais com o incentivo à carreira docente e sua contínua melhoria, bem como o investimento em sistemas de análises que possam dar suporte para avaliações mais próximas das necessidades formativas da rede e dos docentes.&nbsp;</p> Elaine Cristina Souza, Leila Pio Mororó Copyright (c) 2024 Revista Educação em Páginas https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 https://periodicos2.uesb.br/index.php/redupa/article/view/14451 qua, 12 jun 2024 00:00:00 -0300 Em busca de possibilidades para um ensino sobre tecnologia na educação básica https://periodicos2.uesb.br/index.php/redupa/article/view/14362 <p>Qual tem sido, historicamente, o papel da educação científica e tecnológica no Brasil? Qual é a função desse tipo de conhecimento na etapa básica de educação? É relevante falar sobre tecnologia no ambiente escolar ou recursos tecnológicos servem apenas como meio didático? Como aproximar um ensino sobre tecnologia dos debates sobre as questões étnico-raciais? Partindo dessas reflexões, este trabalho busca abordar a importância de fomentar, no âmbito da educação básica, um ensino sobre tecnologia que inclua a perspectiva étnico-racial. Assim, o objetivo principal do presente artigo é mapear trabalhos que tratem da tecnologia enquanto temática de estudo e/ou de práticas escolares, no contexto da educação científica e tecnológica. Como objetivo secundário, busca-se identificar trabalhos acadêmicos que abordem a educação tecnológica dentro da perspectiva da educação para as relações étnico-raciais. Como recorte de pesquisa, utilizou-se a Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD) como campo de busca. A pesquisa realizada encontrou trabalhos que tratam da necessidade de se fomentar um ensino sobre tecnologia mais robusto na educação básica, com rico referencial teórico e pluralidade de abordagens. Todavia, trabalhos que contemplem a temática étnico-racial em associação à educação tecnológica e/ou possibilidades para um ensino sobre tecnologia ainda são raros. Compreende-se ser necessário abordar com maior ênfase a temática da tecnologia na educação básica, em especial de modo relacionado à educação para as relações étnico-raciais, uma vez que fazer esse debate conjunto, no ambiente escolar, pode promover novas possibilidades imaginativas no que diz respeito a entendimentos sobre progresso, desenvolvimento e bem-estar social.</p> Cristine Saibert Copyright (c) 2024 Revista Educação em Páginas https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 https://periodicos2.uesb.br/index.php/redupa/article/view/14362 qua, 12 jun 2024 00:00:00 -0300 Desafios da implementação do ensino (superior) online em Moçambique https://periodicos2.uesb.br/index.php/redupa/article/view/14317 <p>O estudo identificou os desafios enfrentados na implementação do ensino <em>online</em> pelas instituições de ensino superior moçambicanas. O interesse pelo tema foi motivado por ter sido constatado que maior parte das instituições de ensino superior em Moçambique já assumem no papel, a implementação do ensino hibrido, que inclui a modalidade presencial e <em>online</em>, porém, não se vislumbram grandes realizações de apetrechamento em equipamentos e infraestruturas informáticas. Portanto, para permitir aprofundar o assunto em destaque, definiu-se um estudo de caso único, com uma abordagem qual-quantitativa e de natureza descritiva. Realizou-se entrevistas semiestruturadas, análise de documentos e foi feita a observação de vários elementos, como forma de coleta de dados. Procedeu-se com a discussão dos mesmos, através da triangulação de fontes e do quadro teórico. Os resultados revelam que existe um desejo em implementar o ensino <em>online</em>, o qual é manifestado no papel, porém, as instituições não se encontram preparadas para a realização efetiva deste modelo de ensino, fazendo com que, embora assumam no papel, na prática nada ou pouco acontece. Assim, os desafios da implementação deste modelo de ensino são: Elevado custo da internet; qualidade da internet (tem sido muito lenta); falta de equipamentos e infraestruturas informáticos; fraco domínio das tecnologias tanto pelos professores como pelos alunos; a instituição não possui condições suficientes para suportar as aulas <em>online</em>. Por isso, recomenda-se que, a implementação do ensino hibrido, com destaque para o <em>online</em>, pode ser feita de forma faseada e, aos poucos vai-se consolidando de forma geral na instituição, acompanhando-se do desenvolvimento tecnológico institucional.</p> Felismino Basílio, Victória Júlio Tipira Basílio, Afonso Valentim Sefu Copyright (c) 2024 Revista Educação em Páginas https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 https://periodicos2.uesb.br/index.php/redupa/article/view/14317 sáb, 15 jun 2024 00:00:00 -0300 Psicoeducação e andragogia: uma abordagem reflexiva na educação de adultos https://periodicos2.uesb.br/index.php/redupa/article/view/14933 <p>Este artigo explora a importância da psicoeducação e da andragogia na educação de adultos, destacando o seu papel na promoção de um ambiente educacional inclusivo e estimulante. A psicoeducação, que tem como foco a intersecção entre a educação e a psicologia, aborda os aspectos psicológicos e emocionais que afetam o processo educativo dos adultos. Por outro lado, a andragogia centra-se nas necessidades específicas de aprendizagem dos adultos, incentivando a autodireção e a relevância pessoal no processo educacional. Além disso, destaca a importância da integração da psicoeducação e da andragogia para promover o crescimento pessoal e profissional eficaz e sustentável dos alunos adultos. Esta abordagem reflexiva permite que os alunos adultos reflitam sobre o seu processo de aprendizagem e desenvolvimento pessoal, permitindo-lhes tomar decisões informadas e autónomas. Da mesma forma, é enfatizado o papel crucial dos educadores na implementação desta abordagem reflexiva na educação de adultos. Os educadores devem adaptar-se às necessidades únicas dos alunos adultos e criar um ambiente educativo que conduza à aprendizagem significativa e ao desenvolvimento holístico. Responder eficazmente a estas necessidades pode promover a resiliência e o bem-estar holístico nos alunos adultos. Em conclusão, o artigo destaca a importância de promover um ambiente educativo inclusivo e estimulante que tenha em conta as complexidades únicas dos alunos adultos e promova o seu crescimento pessoal e profissional de forma sustentável. Esta abordagem cuidadosa exige que os educadores se adaptem às necessidades específicas dos alunos adultos e promovam um ambiente educacional saudável que conduza a uma aprendizagem significativa.</p> Trino Javier Gascón González Copyright (c) 2024 Revista Educação em Páginas https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 https://periodicos2.uesb.br/index.php/redupa/article/view/14933 sáb, 15 jun 2024 00:00:00 -0300 Aplicação dos números complexos na resolução das equações do 2º grau na 11ª classe no magistério de Cabinda https://periodicos2.uesb.br/index.php/redupa/article/view/13907 <p>Este artigo apresenta os resultados obtidos na pesquisa realizada aos alunos da 11ª Classe do Magistério de Cabinda, concernente à Aplicação dos Números Complexos na Resolução das Equações do 2º Grau. Um Número Complexo &nbsp;é um par ordenado &nbsp;de números Reais &nbsp;e &nbsp;com as operações de adição, multiplicação e a relação de igualdade escrita na forma . No seu ensino e aprendizagem deparou-se com uma situação problemática a qual conduziu ao seguinte problema científico: Como contribuir na melhoria do processo de ensino-aprendizagem dos Números Complexos na 11ª Classe no Magistério de Cabinda? Para dar resposta a esse problema, formulou-se o seguinte objetivo Geral: elaborar uma proposta metodológica que contribua na melhoria da aplicação dos Números Complexos na Resolução das Equações do 2º Grau na 11ª Classe no Magistério de Cabinda. Para seu desenvolvimento foram utilizados os seguintes métodos: de nível teórico, empírico e matemático. As técnicas da recolha de dados utilizadas foram: o questionário e o teste. No entanto, os professores de Matemática do Magistério de Cabinda em Angola devem utilizar uma metodologia adequada que estimule e facilite aos alunos a aprendizagem dos Números Complexos e sua aplicação na Resolução das Equações do 2º Grau.</p> Marcos João Pucuta Copyright (c) 2024 Revista Educação em Páginas https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 https://periodicos2.uesb.br/index.php/redupa/article/view/13907 sáb, 15 jun 2024 00:00:00 -0300 Explorando a gestão educacional: desafios e oportunidades na cultura da ignorância https://periodicos2.uesb.br/index.php/redupa/article/view/14934 <p>A gestão educacional é o processo de direção e gestão de instituições de ensino, a fim de melhorar a qualidade do serviço educacional que oferecem à sociedade. A gestão educacional envolve o desenvolvimento de competências gerenciais, como liderança, tomada de decisão e trabalho em equipe, bem como a utilização de metodologias inovadoras e participativas. A gestão educacional também deve levar em conta a diversidade e a inclusão, como princípios pedagógicos e valores sociais, que facilitam uma aprendizagem significativa e relevante para os alunos. A gestão educacional enfrenta diversos desafios no século XXI, como a globalização, a tecnologia, as políticas públicas e sociais e a cultura da ignorância. A cultura da ignorância refere-se ao fenômeno de ignorar ou desvalorizar o conhecimento gerado por terceiros, especialmente por comunidades locais ou indígenas. A cultura da ignorância pode afetar negativamente o processo educacional, limitando as fontes de informação, as perspectivas críticas e as oportunidades de aprendizagem. A gestão educacional deve promover uma cultura do conhecimento que reconheça e valorize a diversidade do conhecimento, que estimule o intercâmbio e a colaboração entre os atores educacionais e que promova a geração de novos conhecimentos relevantes para o desenvolvimento sustentável.</p> Gregory Milagros Azzi Bastardo Copyright (c) 2024 Revista Educação em Páginas https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 https://periodicos2.uesb.br/index.php/redupa/article/view/14934 sáb, 15 jun 2024 00:00:00 -0300 Uso das tecnologias de informação e comunicação (TICs) como recurso didáctico no ensino de Biologia https://periodicos2.uesb.br/index.php/redupa/article/view/15093 <p>O objectivo deste trabalho foi de analisar o uso das Tecnologias de Informação e Comunicação como recurso didáctico para melhoria da qualidade do processo de ensino e aprendizagem, no ensino de Biologia. O trabalho é do cunho descritivo-quantitativo. Para alcançar o objectivo acima traçado, foram questionados 5 professores de Biologia e foram entrevistados 82 alunos. Face aos resultados obtidos nos questionários e na entrevista, verificou-se que o uso das TICs como recursos didáctico na escola em estudos enfrenta grandes obstáculos para os professores, tal como alunos. Mesmo enfrentando grandes dificuldades, os professores e alunos reconhecem a importância das TICs no PEA. As TICs integradas na educação é um instrumento que contribui para a interacção e mediação como apoio às aulas de Ciências Naturais, tornando-se um recurso necessário à prática educativa, pois ilustra e contribui na apresentação dos conteúdos. Mas para isso, é preciso que a sua utilização seja planejada e adequada à realidade e ao perfil dos alunos e professores.</p> Balduíno Milton Mastade Aleixo, Belito Bento Manuel, Abú Juma Muinde Copyright (c) 2024 Revista Educação em Páginas https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 https://periodicos2.uesb.br/index.php/redupa/article/view/15093 seg, 22 jul 2024 00:00:00 -0300 Pode o/a subalterno/a(izado/a) pesquisar? https://periodicos2.uesb.br/index.php/redupa/article/view/15043 <p><span style="font-weight: 400;">Reenquadrando e ampliando a contribuição significativa de Spivak para a crítica decolonial, apresento algumas reflexões sobre a experiência de ser um pesquisador na periferia do mundo. Aqui, apelo à compreensão da subjetividade como base para conhecer experiências silenciadas e apagadas por perspectivas de conhecimento limitadas ao espectro da formalidade colonial que fundamenta as nossas universidades e as nossas pesquisas e pesquisadores.&nbsp; Traço um caminho de desenvolvimento para o texto que está organizado em três tópicos: (1) Experiências da Periferia Global, (2) Decolonialidade e Pesquisa: entre o ideal e o real, e (3) Para que os/as sabalternizados/as possam pesquisar. Em síntese, é possível afirmar, com base nas teorias e conceitos discutidos neste texto, que a relação entre (de)colonialidade e pesquisa é complexa e repleta de violência simbólica, ou o chamado epistemicídio, e da necessidade de superá-la. A estrutura colonial das universidades ocidentais, tanto na periferia como no centro, impede que as epistemologias populares e marginalizadas sejam conhecidas e debatidas, alienando os investigadores e as suas pesquisas, e carregando elementos que perpetuam a colonialidade do conhecimento e do ser.</span></p> Arthur Cardoso de Andrade Copyright (c) 2024 Revista Educação em Páginas https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 https://periodicos2.uesb.br/index.php/redupa/article/view/15043 seg, 12 ago 2024 00:00:00 -0300 Importância do currículo local no processo de ensino-aprendizagem https://periodicos2.uesb.br/index.php/redupa/article/view/14651 <p>O presente estudo trata da importância do Currículo Local no Processo de Ensino e Aprendizagem, tem como objectivo compreender a importância do Currículo Local no Processo de Ensino e Aprendizagem. E de uma forma especifica visa descrever a importância do currículo local; identificar o contributo dos membros do conselho da escolha na concepção do currículo local e; identificar as estratégias para melhorar a relação escola-comunidade. Para o alcance desses objetivos optou-se pela investigação de cunho qualitativo e bibliográficos. O processo de recolha de dados foi feito por meio de técnicas de entrevista semi-estruturada e análise documental. A entrevista foi aplicada a seis sujeitos, nomeadamente um diretor; um diretor adjunto; dois professores e a dois encarregados de educação de uma das escolas primarias que se localiza na cidade de Lichinga, na Província de Niassa, Moçambique. Dos resultados obtidos conclui que, o currículo local é importante na valorização da cultura local e no desenvolvimento da aprendizagem significativa do aluno. E para que haja uma relação harmoniosa entre escola-comunidade, é fundamental que a gestão escolar seja participativa e transparente.</p> Manuel Gaspar dos Santos Copyright (c) 2024 Revista Educação em Páginas https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 https://periodicos2.uesb.br/index.php/redupa/article/view/14651 seg, 12 ago 2024 00:00:00 -0300 O estudo de interlíngua na aprendizagem do Francês Língua Estrangeira na Escola Secundária de Lhanguene em Maputo https://periodicos2.uesb.br/index.php/redupa/article/view/14834 <p><strong>Resumo</strong></p> <p>O presente artigo surge no estudo sobre a ocorrência da interlíngua na aprendizagem do Francês língua estrangeira (F.L.E), por aprendentes moçambicanos que têm a língua portuguesa como língua materna (LM) ou língua segunda (L2). O objectivo deste estudo é descrever as ocorrências das transferências negativas de hábitos de língua materna (LM) e ou da língua segunda (L2), que estão na origem das interferências linguísticas negativas verificadas na interlíngua dos aprendentes. Baseados em algumas abordagens sobre os paradigmas comunicativo e cognitivo, verificamos que a competência comunicativa dos aprendentes precisa de ser analisada, não apenas no aspecto gramatical, mas também na eficácia da comunicação dos aprendentes e da forma como eles usam a língua ao interagir. Por outro lado, o paradigma cognitivo é outro aspecto importante por considerar, pois este centraliza-se nos processos cognitivos de aprendizagem, sendo a atenção, a memória a transferência de conhecimento, etc. Baseados nestes dois paradigmas iremos desenvolver o nosso estudo em relação a problemática da interlíngua na primeira fase de aprendizagem do Francês, língua estrangeira (FLE). Como é sabido, num primeiro estágio de aprendizagem de línguas, a competência comunicativa é sublinhada como base para a aquisição de uma língua, e também a atenção e a memoria do aprendente jogam um papel primordial na aprendizagem. Como metodologia, aplicamos para o estudo a análise das redacções escritas por aprendentes numa situação etnográfica de sala de aulas. Os aprendentes geralmente passam por uma série de estágios à medida que adquirem proficiência, sendo esta uma fase importante de desenvolvimento do aprendizado. Erros da interlíngua verificados não são propositados, mas representam tentativas de comunicação por parte de quem aprende.</p> <p><strong>Palavras-chave</strong>: interlíngua, transferências, interferências linguísticas, erro na aprendizagem de LE.</p> Jamila Rahima Nhaca Copyright (c) 2024 Revista Educação em Páginas https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 https://periodicos2.uesb.br/index.php/redupa/article/view/14834 seg, 12 ago 2024 00:00:00 -0300 Africanidades, Orixás e Flamengo: um olhar a partir da lei 10639/2003 https://periodicos2.uesb.br/index.php/redupa/article/view/14369 <p>Este escrito propõe uma aproximação entre esporte e divindades das religiões de matriz africana. Tal justaposição é feita com a finalidade de deslocar o esporte dos códigos dos gestos técnicos e regras para o campo da cultura e das relações étnico-raciais, valorizando a história afro-brasileira, através do debate das africanidades. Deste modo, este ensaio tem como objetivo interpelar o esporte como conteúdo da Educação Física, a fim de reflexionar a história, a memória e a cultura dos povos africanos e afrodescendentes na formação do povo brasileiro, conforme instituído na Lei 10.639/2003, que inclui no currículo oficial das redes de ensino a obrigatoriedade desta temática. A partir da exposição de duas crônicas, que relacionam atletas do Flamengo com a mística dos orixás, conclui-se que conteúdos como estes são potentes politicamente na medida em que são transgressores da episteme colonial.</p> Perolina Souza Teles, Wolney Nascimento Santos, Fabio Zoboli Copyright (c) 2024 Revista Educação em Páginas https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 https://periodicos2.uesb.br/index.php/redupa/article/view/14369 qua, 21 fev 2024 00:00:00 -0300 Entrevista na perspectiva acadêmica: da coleta de dados à publicação técnico-científica https://periodicos2.uesb.br/index.php/redupa/article/view/14869 <p>Este texto objetiva discutir os elementos da entrevista enquanto técnica para a obtenção de informações em pesquisa e a estrutura para sua publicação enquanto produção técnica-cientifica propriamente dita. Metodologicamente trata-se de um ensaio teórico. As principais contribuições apresentadas versam da cuidadosa análise dos elementos procedimentais (preparação, execução e análise) para o desenvolvimento de entrevista acadêmico-científica e, na apresentação crítica de estrutura para sua apresentação enquanto desenho de publicação técnico-científica. Ao considerar o roteiro para estruturação de uma entrevista, percebe-se que elas podem possibilitar a qualificação metodológica das pesquisas ao serem utilizadas como instrumento de coleta de informações. Além disso, a proposição da estrutura para a publicação de entrevistas, pode fortalecer a entrevista enquanto desenho de publicação, e impactar positivamente no aperfeiçoamento da produção técnico-científica. Enfim, a continuidade dos debates sobre sistematização em pesquisa e na publicação contribui para o progresso de qualificação do conhecimento.</p> Ricardo Fraklin de Freitas Mussi, Marizete de Carvalho Cardoso Teixeira, Iamara Junqueira Sousa Carvalho, Alexandra Valéria Flora Gama, Marta Juvênia Navarro Caramelo, Leila Maria Prates Teixeira Mussi, Claudio Bispo de Almeida Copyright (c) 2024 Revista Educação em Páginas https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 https://periodicos2.uesb.br/index.php/redupa/article/view/14869 seg, 10 jun 2024 00:00:00 -0300 Snowball sampling no exercício de revisar literatura: notas sobre o potencial dialógico https://periodicos2.uesb.br/index.php/redupa/article/view/14789 <p>Onipresente em todas as investigações, a revisão de literatura, para além de uma etapa inicial de mapeamento do conhecimento que direciona tomadas de decisões teórico-metodológicas, tem se autonomizado a ponto de constituir ela mesma uma pesquisa propriamente dita. O presente ensaio acadêmico objetiva compreender o movimento dialógico proporcionado pela revisão de literatura, com vistas a interrogar os encontros promovidos pelo contato com a produção científica. Interessa-nos sobremaneira o potencial de <em>Snowball sampling</em> que a revisão de literatura guarda, ou seja, como a busca e a leitura dos textos acabam por sugerir sempre novos textos, em um fluxo em espiral. O ensaio ratifica a centralidade da revisão de literatura no ofício de pesquisa, a qual deve ser compreendida muito para além do formalismo com que geralmente se apresenta nos relatórios de pesquisa, nas dissertações e nas teses.</p> Camila Ferreira da Silva, Rodrigo de Macedo Lopes Copyright (c) 2024 Revista Educação em Páginas https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 https://periodicos2.uesb.br/index.php/redupa/article/view/14789 dom, 16 jun 2024 00:00:00 -0300