Gestão colaborativa como fator de promoção à saúde e segurança na escola

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22481/redupa.v2.11981

Palavras-chave:

gestão escolar, promoção à saúde e segurança, formação e participação juvenil

Resumo

Este artigo é reflexo das discussões desenvolvidas, ao longo de quinze anos, no Grupo Interdisciplinar de Pesquisa em Representações, Educação e Sustentabilidade (GIPRES), da Universidade do Estado da Bahia (UNEB). O estudo se insere na Linha de Pesquisa em Representações Sociais e a Organização do Espaço Escolar e teve como objetivo relatar uma experiência de gestão colaborativa, em saúde e segurança escolar, realizada numa escola de periferia urbana de Salvador-Bahia- Brasil, a fim de diminuir os fatores de risco existentes e enfatizando o que precisamos para viver bem. Pelo pensamento de Leiro (2004), e Castro e Rosa (2010), contextualizamos sobre a juventude e o uso das drogas para nos aproximarmos das ideias de Pimentel, Bomfim e Santana (2021), sobre políticas públicas e praticas socioeducativas de jovens em periferias urbanas. Finalmente as ideias de Bucher e Oliveira (1994) serviram para elaboração do projeto de intervenção de abordagem preventiva e estruturado com base num modelo da educação para a saúde que fundamenta o Programa de Promoção da Saúde na Escola. Ele foi desenvolvido junto aos gestores, professores e representantes do conselho escolar, e os dados empíricos foram colhidos, analisados e sistematizados por meio de registros escritos e imagéticos. Os resultados nos permitiram desenvolver estratégias de promoção à saúde e combate ao uso de drogas, sob três eixos: Integração da prevenção no currículo escolar; Participação juvenil, Formação de multiplicadores e Fortalecimento da escola na comunidade.

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Biografia do Autor

Natanael Reis Bomfim, Universidade do Estado da Bahia - Brasil

Pós-Doutor pela Universidade de Paris I. PHD em Educação pela Universidade do Quebec em Montreal; Professor Pleno da Universidade do Estado da Bahia, Salvador, Permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação e Contemporaneidade; Líder do Grupo Interdisciplinar de Pesquisa em Representações, Educação e Sustentabilidade (GIPRES). PContribuição de autoria: Autor

Sílvia Letícia Costa Pereira Correia, Prefeitura Municipal de Salvador - Brasil

Doutora em Educação e Contemporaneidade (UNEB). Professora na Prefeitura Municipal de Salvador (PMS). Membro do Grupo Interdisciplinar de Pesquisa em Representações e Sustentabilidade (GIPRES/UNEB). Brasil. Contribuição de autoria: autora.

 

Micheline Liberato Marques de Azevedo, Prefeitura Municipal de Salvador - Brasil

Mestranda em Educação e Contemporaneidade pela Universidade do Estado da Bahia e Membro do Grupo Interdisciplinar de Pesquisa em Representações e Sustentabilidade (GIPRES/UNEB); Professora na Prefeitura Municipal de Salvador (PMS). Contribuição de autoria: autora. 

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Publicado

2023-02-09

Como Citar

BOMFIM, N. R.; CORREIA, S. L. C. P.; AZEVEDO, M. . L. M. de. Gestão colaborativa como fator de promoção à saúde e segurança na escola. Revista Educação em Páginas, Vitória da Conquista, v. 2, p. e11981, 2023. DOI: 10.22481/redupa.v2.11981. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/redupa/article/view/11981. Acesso em: 20 abr. 2024.