Influência da variedade linguística moçambicana nos textos produzidos pelos estudantes universitários

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22481/redupa.v4.15844

Palavras-chave:

interferência linguística, variação linguística, produção textual, ensino superior

Resumo

Analisam-se neste artigo, construções retiradas em textos produzidos pelos estudantes do ensino superior da Universidade Zambeze, Faculdade de Ciências Agrárias, em Moçambique. Neste trabalho pretende-se perceber as influências das línguas bantu em textos escritos por estudantes do Ensino Superior, para isto usou-se a técnica de produção textual espelhando-se no género crítico. A escolha desta tipologia textual justifica-se na reflexão que faria no processo de produção de textos provenientes de suas capacidades cognitivas, no final teve-se um total de Cem (100) textos e em cada um foi retirada uma frase. Após a análise de dados, verificou-se que os estudantes (1) não possuem o conhecimento da forma correcta na escrita de palavras, (2) fazem interferência da oralidade para escrita e (3) fazem a tradução directa da língua bantu para o português.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Sousa Horácio Bartolomeu, Universidade Zambeze - Moçambique

Licenciado em Ensino de Português e Inglês pela Universidade Pungue, Extensão de Tete, em Moçambique. Membro da Comissão de Avaliação de Autoavalização de Qualidade no Ensino Superior na Faculdade de Ciências Agrárias. Membro da “Comissão Científica” da Universidade Zambeze - Faculdade de Ciências Agrárias.

Contribuição de autoria: redação e revisão do texto.

Júlio Bernardo Sandaca, Universidade Púnguè - Moçambique

Mestre em Educação / Ensino de Português pela Universidade Pedagógica (UP), Moçambique. Docente da Universidade Púnguè – Extensão de Tete – Tete, Moçambique. Membro do Núcleo de Estudos e Políticas Educativas (NEPE). 

Contribuição de autoria: redação e revisão do texto.

Referências

BARTOLOMEU, Sousa Horácio. Análise das relativas de “que e onde” do português oral moçambicano. Revista Inventário. Salvador. nº32, 2023.

CAMBRAIA, César.Nardelli. Ciência da linguagem: O fazer científico. Vol.1. 1ª Ed. Brasil, 2012.

FERRIS, Dona. Teaching college writing to diverse student populations. Ann Arbor: University of Michigan Press, 2009.

FIRMINO, Gregório. A questão linguística na África pós-colonial: o caso do português e das línguas autóctones em Moçambique. Maputo: Promedia, 2002.

NGUNGA, Armindo. Relatório do IV Seminário sobre a Padronização da Ortografia de Línguas Moçambicanas. Maputo, 2022.

ONÇALVES, Perpétua. A génese do português de Moçambique. Lisboa: Imprensa Nacional/C da Moeda. 2010.

SIOPA, Conceição. Competências de escrita no ensino superior e o tratamento do erro em português l2. Maputo, S/d.

WACHE, Francisco. Mateus. O português em (De) Moçambique: Áreas de ruptura. Editora Real design. Maputo, 2018.

Downloads

Publicado

2025-02-11

Como Citar

BARTOLOMEU, S. H.; SANDACA, J. B. Influência da variedade linguística moçambicana nos textos produzidos pelos estudantes universitários . Revista Educação em Páginas, Vitória da Conquista, v. 4, p. e15844, 2025. DOI: 10.22481/redupa.v4.15844. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/redupa/article/view/15844. Acesso em: 27 fev. 2025.