Educação inclusiva em pauta: os espaços, as pessoas e as práticas na (além da) escola na garantia de uma verdadeira inclusão social

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22481/redupa.v4.15855

Palavras-chave:

inclusão educacional, políticas públicas, formação continuada

Resumo

A educação inclusiva no espaço escolar é tema de relevância nacional em todos os sistemas de ensino do nosso país. Deve-se ser pensada e executadas políticas educacionais que assegurem a concretização da realização da tão sonhada e questionada escola inclusiva. Para isso, Silveira, autor desta obra, apresenta diálogos necessários para que a inclusão de estudantes com deficiência ocorra nas escolas, como a necessidades das políticas públicas que garantam recursos financeiros para as instituições de ensino e a necessidade de uma adequada e recorrente formação continuada para que ajam adequadas práticas de ensino dos professores de modo a garantir a acessibilidade educacional aos discentes.

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Biografia do Autor

José Júnior Pereira Araújo, Secretaria de Estado de Educação e Cultura do Acre - Brasil

Mestre pelo Programa em Educação pela Universidade Federal do Acre (UFAC). Graduado em Língua Portuguesa e em Pedagogia pela UFAC. Professor do quadro efetivo da Secretaria de Estado de Educação (SEE/AC). Membro do Grupo de Pesquisas e Estudos em Políticas Educacional, Gestão Escolar, Trabalho e Formação Docente - GEPPEAC.

Contribuição de autoria: autor

Referências

SILVEIRA, Jader Luís da. Abordagens sobre Educação Inclusiva. Formiga: MultiAtual, 2020.

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Publicado

2025-02-11

Como Citar

ARAÚJO, J. J. P. Educação inclusiva em pauta: os espaços, as pessoas e as práticas na (além da) escola na garantia de uma verdadeira inclusão social. Revista Educação em Páginas, Vitória da Conquista, v. 4, p. e15855, 2025. DOI: 10.22481/redupa.v4.15855. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/redupa/article/view/15855. Acesso em: 27 fev. 2025.