Políticas curriculares da educação do campo: uma análise a partir das teorias da educação
DOI:
https://doi.org/10.22481/redupa.v4.15862Palavras-chave:
educação do campo, políticas curriculares, teorias da educaçãoResumo
Este estudo analisa a conexão entre as Teorias da Educação e as políticas curriculares da Educação do Campo, adotando o Materialismo Histórico-Dialético como base metodológica em uma pesquisa qualitativa. A análise fundamenta-se em autores como Marx, Engels, Hegel, Gramsci e Bernard Charlot, que oferecem uma perspectiva crítica sobre o currículo escolar. A pesquisa destaca a necessidade de uma educação que respeite as especificidades socioculturais e econômicas dos camponeses, promovendo a transformação social. As abordagens pedagógicas — Pedagogia Tradicional, Libertadora, Tecnicista, Crítico-social, Histórico-crítica, Escola Nova e Construtivismo — refletem a complexidade do campo educacional e oferecem diferentes perspectivas para o ensino e a aprendizagem. Fundamentada no pensamento de Marx e Engels, a Educação do Campo é apresentada como ferramenta de conscientização crítica, enfrentando desigualdades estruturais e promovendo a compreensão das condições materiais de vida e da luta de classes. Hegel contribui ao defender que a educação deve ser um processo dialético, possibilitando a formação de uma nova subjetividade nos sujeitos do campo. Gramsci enfatiza o papel dos intelectuais orgânicos, oriundos das classes populares, na organização e conscientização das comunidades, valorizando suas experiências. Bernard Charlot ressalta a importância de um currículo que dialogue com as vivências e aspirações dos estudantes, gerando aprendizagens significativas. Nesse sentido, as políticas curriculares da Educação do Campo devem integrar essas teorias, promovendo uma educação emancipadora que valorize os saberes e práticas das populações do campo, contribuindo para sua emancipação social e econômica.
Downloads
Referências
CHARLOT, Bernard. Da relação com o saber: Elementos para uma teoria. Porto Alegre: Editora Artmed, 2000.
FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. 42. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2005. 213 p. ISBN 8521900058.
GRAMSCI, Antonio. Seleções dos Cadernos do Cárcere de Antonio Gramsci. Nova York: International Publishers, 1971.
HEGEL, Georg. W. F. Fenomenologia do Espírito. Tradução de Paulo Meneses com a colaboração de Karl-Heinz Efken e José Nogueira Machado. 5. ed. Petrópolis: Vozes e Editora Universitária São Francisco, 2008.
HEGEL, Georg. W.F. Fenomenologia do Espírito. 6.ed. Petrópolis: Vozes, 1992. Disponível em: http://bds.unb.br/handle/123456789/196. Acesso em: 22 de dez. de 2024.
LIBÂNEO, José Carlos. Democratização da Escola Pública: A pedagogia crítico - social dos conteúdos São Paulo: Ed. Loyola. 1985
MARX, Karl. O Capital - Livro 1: crítica da economia política. São Paulo: Nova Cultural, 1996. Disponível em: https://ria.ufrn.br/jspui/handle/123456789/2846#:~:text=Refer%C3%AAncia:,Paulo:%20Nova%20Cultural%2C%201996. Acesso em: 04 de dez. de 2024.
MARX, Karl; ENGELS, Friedrich. A ideologia alemã. 3.ed. São Paulo: Editora Martins Fontes, 2007. 119 p. Disponível em: https://bds.unb.br/handle/123456789/661 . Acesso em: 04 dez. 2024.
RODRIGUES, Vilma Aurea. O processo de ensino e aprendizagem nas classes multisseriadas de uma escola do campo de Sebastião Laranjeiras – Bahia: saberes e práticas docentes. 2022. 194 p. Dissertação (Mestrado em Educação). Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia – UESB, Vitória da Conquista, 2022. Disponível em: www2.uesb.br/ppg/ppgen/wp-content/uploads/2023/01/DISSERTAÇÃO_VILMA_AUREA_RODRIGUES_O-PROCESSO-DE-ENSINO-E-APRENDIZAGEM-NAS-CLASSES-MULTISSERIADAS-DE-UMA-ESCOLA-DO-CAMPO-DE-SEBASTIAO-LARANJEIRAS-BAHIA_SABERES-E-PRATICAS-DOCENTES.pdf. Acesso em: 24 jan. 2025.
SAVIANI, Dermeval. História das ideias pedagógicas no Brasil. Campinas: São Paulo, Autores Associados, 2007.
SAVIANI, Dermeval. Escola e democracia. 43. ed. Campinas: Autores Associados, 2018.
SAVIANI, Dermeval. Pedagogia histórico-crítica, quadragésimo ano: novas aproximações Campinas: Autores Associados, 2019.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Revista Educação em Páginas

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.