Chamada de publicação para o Dossiê Temático “Democratização da educação pública no Brasil: dilemas históricos, desafios e perspectivas atuais”
A Revista de Estudos em Educação e Diversidade (REED) abre chamada de trabalhos para compor o dossiê temático intitulado “Democratização da educação pública no Brasil: dilemas históricos, desafios e perspectivas atuais”. A proposta do presente dossiê busca reunir artigos inéditos, oriundos de investigações de pesquisadores brasileiros e estrangeiros, que apresentem reflexões históricas, críticas e dialógicas sobre a luta pela democratização da educação pública no Brasil nos diferentes níveis e modalidades da Educação Básica e no Ensino Superior. Os artigos poderão abordar questões no campo do financiamento da educação, das políticas de acesso e qualidade, da inclusão, do público versus privado, das políticas étnico-raciais, etc. Propõe-se (re)pensar criticamente os interstícios da política neoconservadora e liberal de modo a colaborar com a construção de um projeto de educação democrática para o país.
Período de submissão: até 30 de junho de 2023
Publicação: 2023 (Volume 4, Número 11)
Organizadores:
Profa. Dra. Marta Loula Dourado Viana (UESB)
Prof. Dr. Cláudio Eduardo Félix dos Santos (UESB)
Prof. Dr. Wilson da Silva Santos (UNEB)
Prof. Dr. Genilson Ferreira da Silva (UNEB)
Resumo da Proposta:
A luta pela democratização do acesso e da qualidade da educação pública no contexto histórico do Brasil expressa-se em embates de relações de forças numa sociedade cindida em classes sociais. Desse modo, essas disputas no plano das políticas educacionais se expressam em avanços ou recuos ao atendimento de demandas postas. As primeiras décadas do século XXI no Brasil, mais especificamente nos anos 2003 a 2016, período dos governos sob a liderança de Luís Inácio Lula de Silva e Dilma Roussef, ambos do Partido dos Trabalhadores, desenvolveram programas, projetos e ações no campo da educação com base na perspectiva do chamado governo de conciliação de classes. Após o golpe do impeachment de 2016 e a vitória nas eleições de 2018 vencida por Jair Bolsonaro, um político de extrema-direita, houve alterações profundas em relação às concepções e a participação popular na construção de políticas educacionais. Chegamos ao ano de 2022 e a maioria do povo elegeu Lula presidente do Brasil a partir de uma frente política de caráter muito amplo, com interesses divergentes e antagônicos. Diante desse esboço de quadro político este Dossiê Temático intitulado “Democratização da educação pública no Brasil: dilemas históricos, desafios e perspectivas atuais” propõe a submissão de artigos originais que reflitam sobre o projetos de educação democrática bem como da análise crítica das concepções de direita e extrema-direita no âmbito da educação de modo a potencializar debates e discussões nos diferentes níveis e modalidades da Educação Básica e no Ensino Superior e nos diversos campos da educação brasileira, tais como: financiamento da educação, políticas de acesso e qualidade, inclusão, público versus privado, políticas étnico-raciais, etc. Os textos devem ser submetidos de acordo com as diretrizes da REED que podem ser acessadas clicando aqui.
Saiba mais sobre Chamada de publicação para o Dossiê Temático “Democratização da educação pública no Brasil: dilemas históricos, desafios e perspectivas atuais”