CIÊNCIAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL: O QUE DIZEM AS PESQUISAS E DOCUMENTOS OFICIAIS?

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22481/reed.v2i6.10093

Palavras-chave:

Crianças pequenas, Curiosidade natural, Práticas Pedagógicas

Resumo

As concepções que temos de Ciências são adquiridas desde os primeiros anos da educação básica e refletem na formação de um cidadão ativo e investigador. Diante desta relevância, esse artigo objetiva apresentar análises de publicações de pesquisas desenvolvidas no âmbito nacional/ internacional e documentos norteadores de Ciências na Educação Infantil que abordam sobre a relevância da inserção da criança pequena no universo científico, na perspectiva do Ensino de Ciências por Investigação. O percurso teórico-metodológico contou com a pesquisa documental bibliográfica. A literatura mostrou que há mais de vinte anos pesquisadores já sinalizavam a importância da apresentação de conceitos científicos desde os primeiros anos da educação básica (FUMAGALLI, 1998; BIZZO, 1998; ROSA, 2001) e abordavam os desafios e possibilidades da inserção da criança pequena no universo das Ciências. Foi possível constatar nos documentos oficiais de educação no Brasil, aspectos do currículo de ciências para crianças pequenas (BRASIL, 2010; BRASIL, 2012; BRASIL, 2017), mesmo que de forma indireta. Percebemos, que muitas são as possibilidades para apresentar conceitos científicos na EI, destacando que o questionamento e a curiosidade da criança com relação ao mundo que a cerca são fatores fundamentais para essa introdução.

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Biografia do Autor

Andreia Cristina Freitas Barreto, Universidade do Estado da Bahia

Doutoranda em Educação-UFBA, Mestra em Educação em Ciências-UESC, Pedagoga-FAM.  Professora de Práticas Pedagógicas e Estágio Supervisionado no curso de Letras da Universidade do Estado da Bahia - Campus XVIII, Eunápolis-BA. Integrante do GEPEL -UFBA e GRUPAC-UESC. Professora da UNEB/Campus XVIII

Viviane Briccia, Universidade Estadual de Santa Cruz

Possui graduação em Física - Licenciatura pela Universidade de São Paulo (1998), mestrado em Educação pela Universidade de São Paulo (2003) e doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo (2012), com um estágio na Universidade de Valência (Espanha). Atualmente é professora Titular do Departamento de Educação da Universidade Estadual de Santa Cruz, atuando na graduação, Pós-graduação em Educação e Coordenadora do Colegiado do Curso de Pedagogia.

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Publicado

2021-12-31

Como Citar

Barreto, A. C. F., & Briccia, V. (2021). CIÊNCIAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL: O QUE DIZEM AS PESQUISAS E DOCUMENTOS OFICIAIS?. Revista De Estudos Em Educação E Diversidade - REED, 2(6), 1-18. https://doi.org/10.22481/reed.v2i6.10093

Edição

Seção

Artigos