A ARTE DE SABER E FAZER NA INVENÇÃO DO COTIDIANO PARA O EMPODERAMENTO DE UM ALUNO COM ALTAS HABILIDADES/SUPERDOTAÇÃO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22481/reed.v3i8.10186

Palavras-chave:

Narrativas (Auto)biográficas, (Auto)formação, Atendimento Educacional Especializado, Altas Habilidades/Superdotação, Empoderamento

Resumo

Esta pesquisa objetiva compreender como a arte de saber e fazer na invenção do cotidiano contribui para o empoderamento de um aluno com altas habilidades/superdotação (AH/S). É uma pesquisa de abordagem qualitativa. Utilizamos como método de investigação a pesquisa (auto)biográfica através das narrativas de um aluno com AH/S. Os resultados apontam que o sujeito da pesquisa se apropria, socializa, discute, tece e reflete os saberes relativos aos contextos de (auto)formação, tais como familiar (pais, irmãs, primos, avós); escolar (gestores, apoio pedagógico, professores, alunos); Centro Regional de Educação Especial de Mossoró/RN - CREE-MOS (equipe pedagógica da educação especial, diversidade e eventos); virtual (aprendeu novos e diferentes saberes); profissional (na interação com o outro e diferentes espaços); pesquisa (sessões (auto)biográficas com o pesquisador) e toda essa rede complexa de relações que tecem o cotidiano e condiciona a não ser apenas um sujeito cognitivo, mas cultural, social e emocional que pulsa, respira, pensa e faz. As narrativas das experiências vividas, revelam seu empoderamento e proporcionam reflexões acerca de como acontece a inclusão de alunos com AH/S, pautadas no olhar para a diversidade, fundamentais para a concretização de práticas democráticas e emancipatórias.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rosa Maria da Costa Siqueira, Secretaria de Educação e da Cultura do Estado do Rio Grande do Norte (SEEC/RN)

Mestra em Educação pelo Programa de Pós-Graduação (POSEDUC) da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (2018). Linha de Pesquisa Práticas Educativas, Cultura, Diversidade e Inclusão. Especialista em Atendimento Educacional Especializado pela Universidade Federal do Semi-Árido (2017). Especialista em Educação, Pobreza e Desigualdade Social pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2017). Especializanda em Psicopedagogia Institucional e Clínica pela Faculdade Venda Nova do Imigrante. Graduada em Pedagogia pela Universidade Cesumar (2021). Graduada em Serviço Social pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (2010). Graduada em História pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (1992). Atualmente é professora do Governo do Estado do Rio Grande do Norte, alocada no Centro Regional de Educação Especial de Mossoró - CREE-MOS, no município de Mossoró-RN. 

Ana Lúcia Oliveira Aguiar, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)

Graduada e Licenciatura em História pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) Mestrado em Sociologia pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e Doutorado em Sociologia pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Pós-Doutora pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Ceará (UFC). Tem Especialização em Inclusão pela Rede Municipal de Educação de Mossoró/RN. Atualmente é professora Adjunta IV da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN).  É professora do Programa de Pós-Graduação, Mestrado em Educação, da UERN.

Stenio de Brito Fernandes, Secretaria de Estado da Educação e da Cultura do estado do Rio Grande do Norte– SEEC/RN

Mestre em Educação pelo Programa de Pós-graduação em Educação (POSEDUC) da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) (2018). Especialista em Mídia na Educação pelo Núcleo de Educação a Distância (NEAD/UERN) (2015). Especialista em História do Brasil República pela UERN (2005), possui graduação em Geografia pela UERN (1999). Atualmente é professor estatutário no município de Porto do Mangue/RN (2003). Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação, Memória (Auto) Biográfica e Inclusão (GEPEMABI/UERN).

Referências

BAQUERO, Rute Vivian Ângelo. Empoderamento: instrumento de emancipação social? Uma discussão conceitual. Revista Debates, Porto Alegre, v. 6, n. 1, p. 173-187, jan/abr. 2012.

BOGDAN, Robert; BIKLEN, Sari. Investigação qualitativa em Educação: fundamentos, métodos e técnicas. In: BOGDAN, Robert; BIKLEN, Sari. Investigação qualitativa em educação: uma introdução à teoria e aos métodos. Portugal: Porto Editora, 1994, p. 15-80.

BRASIL. Presidência da República. Casa Civil. Subchefia de Assuntos Jurídicos. Lei nº 12.796, de 4 de abril de 2013. Altera a Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, para dispor sobre a formação dos profissionais da educação e dar outras providências. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Brasília, DF, 5 abr. 2013.

CERTEAU, Michel de. A invenção do cotidiano: 1, Artes de fazer. Petrópolis: Vozes, 1994.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 8. ed. São Paulo: Paz e Terra, 1996.

FREIRE, Paulo; SHOR, Ira. Medo e Ousadia: O Cotidiano do Professor. Tradução de Adriana Lopez. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1986.

FREIRE, Paulo. Conscientização: teoria e prática da libertação- uma introdução ao pensamento de Paulo Freire. São Paulo: Centauro, 2001.

GOHN, Maria da Glória. Empoderamento e participação da comunidade em políticas sociais. Revista Saúde e Sociedade, São Paulo, v. 13, n. 2, p. 20-31, maio/ago. 2004.

JOSSO. Marie-Christine. Experiência de vida e formação. 2. ed. rev. e amp. Natal, RN: EDUFRN, São Paulo: Paulus, 2010.

RENZULLI, Joseph Salvatore. O que é esta coisa chamada superdotação, e como a desenvolvemos? Uma retrospectiva de vinte e cinco anos. Educação. Tradução de Susana Graciela Pérez Bezerra Pérez. Porto Alegre-RS, ano XXVII, n. 1, p. 75-131, jan./abr. 2004.

Downloads

Publicado

2022-06-30

Como Citar

Siqueira, R. M. . da C. ., Aguiar, A. L. O. ., & Fernandes, S. de B. . (2022). A ARTE DE SABER E FAZER NA INVENÇÃO DO COTIDIANO PARA O EMPODERAMENTO DE UM ALUNO COM ALTAS HABILIDADES/SUPERDOTAÇÃO. Revista De Estudos Em Educação E Diversidade - REED, 3(8), 1-21. https://doi.org/10.22481/reed.v3i8.10186

Edição

Seção

Artigos