A ARTE DE SABER E FAZER NA INVENÇÃO DO COTIDIANO PARA O EMPODERAMENTO DE UM ALUNO COM ALTAS HABILIDADES/SUPERDOTAÇÃO
DOI:
https://doi.org/10.22481/reed.v3i8.10186Palavras-chave:
Narrativas (Auto)biográficas, (Auto)formação, Atendimento Educacional Especializado, Altas Habilidades/Superdotação, EmpoderamentoResumo
Esta pesquisa objetiva compreender como a arte de saber e fazer na invenção do cotidiano contribui para o empoderamento de um aluno com altas habilidades/superdotação (AH/S). É uma pesquisa de abordagem qualitativa. Utilizamos como método de investigação a pesquisa (auto)biográfica através das narrativas de um aluno com AH/S. Os resultados apontam que o sujeito da pesquisa se apropria, socializa, discute, tece e reflete os saberes relativos aos contextos de (auto)formação, tais como familiar (pais, irmãs, primos, avós); escolar (gestores, apoio pedagógico, professores, alunos); Centro Regional de Educação Especial de Mossoró/RN - CREE-MOS (equipe pedagógica da educação especial, diversidade e eventos); virtual (aprendeu novos e diferentes saberes); profissional (na interação com o outro e diferentes espaços); pesquisa (sessões (auto)biográficas com o pesquisador) e toda essa rede complexa de relações que tecem o cotidiano e condiciona a não ser apenas um sujeito cognitivo, mas cultural, social e emocional que pulsa, respira, pensa e faz. As narrativas das experiências vividas, revelam seu empoderamento e proporcionam reflexões acerca de como acontece a inclusão de alunos com AH/S, pautadas no olhar para a diversidade, fundamentais para a concretização de práticas democráticas e emancipatórias.
Downloads
Referências
BAQUERO, Rute Vivian Ângelo. Empoderamento: instrumento de emancipação social? Uma discussão conceitual. Revista Debates, Porto Alegre, v. 6, n. 1, p. 173-187, jan/abr. 2012.
BOGDAN, Robert; BIKLEN, Sari. Investigação qualitativa em Educação: fundamentos, métodos e técnicas. In: BOGDAN, Robert; BIKLEN, Sari. Investigação qualitativa em educação: uma introdução à teoria e aos métodos. Portugal: Porto Editora, 1994, p. 15-80.
BRASIL. Presidência da República. Casa Civil. Subchefia de Assuntos Jurídicos. Lei nº 12.796, de 4 de abril de 2013. Altera a Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, para dispor sobre a formação dos profissionais da educação e dar outras providências. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Brasília, DF, 5 abr. 2013.
CERTEAU, Michel de. A invenção do cotidiano: 1, Artes de fazer. Petrópolis: Vozes, 1994.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 8. ed. São Paulo: Paz e Terra, 1996.
FREIRE, Paulo; SHOR, Ira. Medo e Ousadia: O Cotidiano do Professor. Tradução de Adriana Lopez. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1986.
FREIRE, Paulo. Conscientização: teoria e prática da libertação- uma introdução ao pensamento de Paulo Freire. São Paulo: Centauro, 2001.
GOHN, Maria da Glória. Empoderamento e participação da comunidade em políticas sociais. Revista Saúde e Sociedade, São Paulo, v. 13, n. 2, p. 20-31, maio/ago. 2004.
JOSSO. Marie-Christine. Experiência de vida e formação. 2. ed. rev. e amp. Natal, RN: EDUFRN, São Paulo: Paulus, 2010.
RENZULLI, Joseph Salvatore. O que é esta coisa chamada superdotação, e como a desenvolvemos? Uma retrospectiva de vinte e cinco anos. Educação. Tradução de Susana Graciela Pérez Bezerra Pérez. Porto Alegre-RS, ano XXVII, n. 1, p. 75-131, jan./abr. 2004.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Revista de Estudos em Educação e Diversidade - REED
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Você é livre para:
Compartilhar - copia e redistribui o material em qualquer meio ou formato; Adapte - remixe, transforme e construa a partir do material para qualquer propósito, mesmo comercialmente. Esta licença é aceitável para Obras Culturais Livres. O licenciante não pode revogar essas liberdades, desde que você siga os termos da licença.
Sob os seguintes termos:
Atribuição - você deve dar o crédito apropriado, fornecer um link para a licença e indicar se alguma alteração foi feita. Você pode fazer isso de qualquer maneira razoável, mas não de uma forma que sugira que você ou seu uso seja aprovado pelo licenciante.
Não há restrições adicionais - Você não pode aplicar termos legais ou medidas tecnológicas que restrinjam legalmente outros para fazer qualquer uso permitido pela licença.