PEDAGOGIAS DE FAVELAS: EDUCAÇÃO POPULAR, EMANCIPAÇÃO E DESCOLONIZAÇÃO
DOI:
https://doi.org/10.22481/reed.v3i7.10289Palavras-chave:
Diversidade, Pedagogias de favelas, Periferias UrbanasResumo
As favelas são territórios marcados historicamente pela negação de direitos, mas são também lócus de rica diversidade sociocultural. Nestes contextos, as escolas têm potencial transformador de contribuir para a construção de sociedades mais equânimes. Destarte ao se questionar sobre quais elementos devem compor as práticas curriculares comprometidas com a transformação social em comunidades de favela, o presente trabalho visa apresentar uma perspectiva pedagógica de viés emancipatório e descolonizador centrado de forma crítica nas construções culturais, identitárias, históricas e epistemológicas das comunidades de favelas. Para tanto, partindo de análises bibliográficas e apresentando resultados de pesquisa monográfica, realizada com estudantes e professores de escola pública, são discutidos alguns elementos socioculturais relevantes de serem incluídos nas práticas pedagógicas educacionais. Como resultados o artigo apresenta elementos necessários à construção de perspectivas pedagógicas emancipadoras e descolonizadoras, comprometidas com a transformação social com base na cultura dos sujeitos das favelas, reconhecendo suas potencialidades e contradições a partir do diálogo horizontal com a comunidade local e os movimentos sociais representantes dos anseios populares.
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