AS PESQUISAS DESENVOLVIDAS EM UM CURSO DE LICENCIATURA EM QUÍMICA: REFLEXÕES PARA A FORMAÇÃO DO PROFESSOR-PESQUISADOR
DOI:
https://doi.org/10.22481/reed.v3i7.10347Palavras-chave:
Trabalho de Conclusão de Curso, Educação Química, MapeamentoResumo
A pesquisa tem grande potencial formativo e é com a elaboração do trabalho de conclusão de curso que muitos dos licenciandos têm sua primeira experiência como professor-pesquisador. Nesta perspectiva, este trabalho tem como objetivo identificar as linhas temáticas do Ensino de Química e os conteúdos específicos presentes em trabalhos de conclusão de curso da Licenciatura em Química da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia e seus reflexos para a formação do professor-pesquisador. Para obter tais dados, foram investigados os conceitos químicos estruturantes e as linhas temáticas da Educação Química presentes em trinta e seis monografias de Licenciatura em Química defendidas no período de 2014 a 2018. O método de análise utilizado foi a análise de conteúdo. A partir dos dados obtidos foi possível constatar que a linha experimentação no Ensino de Química é a que possui uma maior quantidade de pesquisas. Em relação aos conceitos químicos estruturantes, Funções Orgânicas é o mais citado. Desta maneira, além de conhecer as tendências das pesquisas realizadas na Licenciatura em Química deste curso em específico, este trabalho apresenta o potencial que a monografia tem no processo de formação do pesquisador, além de proporcionar mais estudos e compreensões sobre as pesquisas realizadas na área de Ensino de Química.
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