DESIGN DE ESTUDOS DE CASO HISTÓRICOS PARA AS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS: CONTRIBUIÇÕES PARA O ENSINO DE QUÍMICA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22481/reed.v3i7.10382

Palavras-chave:

estudos de caso históricos, relações étnico-raciais, ensino de química

Resumo

Neste trabalho temos como objetivo apresentar a proposta de design de estudos de caso históricos para as Relações Étnico-Raciais para o Ensino de Química, com foco específico nas questões raciais negras, como possibilidade de modificação dos problemas apresentados nesse tipo de material didático frente ao racismo e a realidade das/dos estudantes. Para tanto, nos pautamos em trabalhos sobre as temáticas citadas e apresentamos as etapas de elaboração de um estudo de caso destinado à Educação de Jovens e Adultos, sobre o contexto histórico da pandemia do novo coronavírus e as dificuldades enfrentadas pela população negra. Além disso, elaboramos uma proposta de aplicação que pode ser utilizada por professores, a partir das adequações necessárias perante a sua prática. Destacamos a potencialidade de modificação de metodologias já conhecidas para inserção de temas de discussão imprescindíveis em aulas de química em todos os níveis de ensino.

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Biografia do Autor

Jucimara de Jesus Santos dos Santos, Universidade Federal da Bahia

Técnica em Petroquímica pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI). Participou como Bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência - PIBID, vinculada ao subprojeto interdisciplinar (Outubro de 2018 - Julho de 2019), pela Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB). Graduanda em licenciatura em química pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) e bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Cientifica (PIBIC).

Paloma Nascimento dos Santos, Universidade Federal da Bahia

Professora Adjunta da Área de Ensino de Química lotada no Instituto de Química da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Doutora em Educação e Ensino de Ciências (Programa de Pós Graduação em Educação e Ensino de Ciências (Química da Vida e Saúde) - UFRGS), Mestre e Licenciada em Química pela Universidade Federal Rural de Pernambuco. Interessa-se pela área de Educação e Ensino de Química, com ênfase nos Estudos Culturais e nas articulações entre: 1) Gênero e Ciências; 2) Gênero, Ciências e Negritude e 3) História da Química. Em paralelo pesquisa Ciências, Gênero e Negritude em Histórias em Quadrinhos.

Patrícia Fernanda de Oliveira Cabral, Universidade Federal da Bahia

Professora Adjunta no Instituto de Química da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Doutora em Ciências (Ensino de Química) pelo Programa de Pós-Graduação Interunidades em Ensino de Ciências da Universidade de São Paulo (USP) (2019). Realizou entre 2018 e 2019 seis meses de doutorado sanduíche na Universidade de Manitoba, Canadá, pelo Programa de Doutorado Sanduíche no Exterior (PDSE - CAPES). Mestra em Ciências, com trabalho focado no Ensino de Química pela Universidade de São Paulo (USP), campus de São Carlos (2015) e Licenciada em Química pela Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL) (2011). Apresenta interesse pelos seguintes temas: ensino de química, aprendizagem colaborativa, retextualização, multimodalidade, ensino superior, estudos de caso

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Publicado

2022-03-31

Como Citar

Santos, J. de J. S. dos ., Santos, P. N. dos ., & Cabral, P. F. de O. . (2022). DESIGN DE ESTUDOS DE CASO HISTÓRICOS PARA AS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS: CONTRIBUIÇÕES PARA O ENSINO DE QUÍMICA. Revista De Estudos Em Educação E Diversidade - REED, 3(7), 1-24. https://doi.org/10.22481/reed.v3i7.10382

Edição

Seção

Dossiê Temático