APRENDIZAGEM BASEADA EM JOGOS E GAMEFICAÇÃO COMO INSTRUMENTOS PARA O DESENVOLVIMENTO DO PENSAMENTO CRÍTICO NA MATEMÁTICA: UMA REVISÃO TEÓRICA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22481/reed.v3i8.10654

Palavras-chave:

Metodologias Ativas de Ensino, Métodos de Aprendizagem, Educação Matemática Crítica

Resumo

Desenvolver o Pensamento Crítico se tornou uma necessidade na formação dos estudantes. Cada vez mais as relações interpessoais e profissionais demandam dos indivíduos não apenas a habilidade de pensar criticamente, mas também que eles possuam um maior conhecimento matemático. Assim, buscou-se com este estudo identificar se a Aprendizagem Baseada em Jogos e a Gamificação podem ser instrumentos que potencializem o desenvolvimento do Pensamento Crítico através do ensino da Matemática. Este trabalho tem enfoque eminentemente qualitativo. Então para identificar se existe uma relação causal entre a Aprendizagem Baseada em Jogos e a Gamificação com o pensamento recorreu-se a uma ampla revisão de literatura de trabalhos acadêmicos (artigos científicos, dissertações e teses) que pudessem subsidiar as conclusões a respeito. Os argumentos encontrados nas obras pesquisadas corroboram que o fato de tornar o estudante protagonista de seu processo de aprendizagem associado a uma atividade que lhes dê algum tipo de satisfação tende a propiciar um aumento do aprendizado da matemática e desenvolve as habilidades de pensamento analítico e crítico que, seguindo certos cuidados podem ser empregadas em todo o ensino básico.

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Biografia do Autor

Adriano Alves de Rezende, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - UESB

Professor do Departamento de Ciências Humanas, Educação e Linguagem da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (DCHEL/UESB). Mestre em Economia. Doutorando em Educação pela Universidade SEK, Santiago, Chile

Eduardo Carrasco, Universidad Metropolitana de Ciencias de la Educación, Santiago

Professor do Departamento de Educación Básica da Universidad Metropolitana de Ciencias de la Educación, Santiago, Chile. Doutor em Matemática Educativa.

Àngela Silva-Salse, Universidad Católica del Maule (UCM)

Professora do Doutorado em Educação da Universidad SEK e Professora da Universidad Católica del Maule (UCM). Maule, Chile. Doutora em Educação.

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Publicado

2022-06-30

Como Citar

Rezende, A. A. de, Carrasco, E., & Silva-Salse, Àngela. (2022). APRENDIZAGEM BASEADA EM JOGOS E GAMEFICAÇÃO COMO INSTRUMENTOS PARA O DESENVOLVIMENTO DO PENSAMENTO CRÍTICO NA MATEMÁTICA: UMA REVISÃO TEÓRICA. Revista De Estudos Em Educação E Diversidade - REED, 3(8), 1-18. https://doi.org/10.22481/reed.v3i8.10654

Edição

Seção

Artigos