ENGAJAMENTOS E REDES SOCIAIS: OS DESCENDENTES POMERANOS EM BUSCA DE RECONHECIMENTO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22481/reed.v3i8.10825

Palavras-chave:

Descendentes pomeranos, Língua Pomerana, Redes sociais, PROEPO

Resumo

A partir dos anos 80 principalmente, muitos descendentes pomeranos iniciaram algumas ações no sentido de conhecer melhor sua língua, cultura, música, danças e outras expressões artísticas, de modo a preservar as origens de seus antepassados. A partir dos anos 2000, a internet e, sobretudo, as redes sociais, seriam um instrumento não só para unir determinados atores sociais em torno da defesa da cultura e Língua Pomerana, mas também para difundir conhecimentos sobre a imigração (ou diáspora) pomerana no Brasil. A cidade Santa Maria de Jetibá seria praticamente um epicentro destas ações, com projetos, eventos, materiais e pesquisas, em geral. Em meio a um processo gradual de
extinção da Língua Pomerana no mundo, vários descendentes pomeranos estão criando matérias didáticos e outras publicações a fim de preservar o idioma, bem como de unir os descendentes pomeranos no país. O presente artigo, com base numa pesquisa bibliográfica e etnográfica, pretende apontar alguns aspectos desta tentativa de unir aos descendentes pomeranos por meio do engajamento nas redes sociais e de tornar a Língua Pomerana mais utilizada na escrita, seja nas redes sociais e fora delas, tais como o Programa de Educação Escolar Pomerana (PROEPO) e a atuação da pedagoga Lilia Jonat Stein.

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Biografia do Autor

Marcos Teixeira de Souza, Iuperj

Doutor em Sociologia (IUPERJ/UCAM); mestre em Letras e Ciências Humanas (Unigranrio); especialista em Gestão Estratégica de Recursos Humanos (UFRRJ); especialista em Diversidade Cultural e Interculturalidade na Educação (UFF); especialista em Libras (Centro Universitário Barão de Mauá); graduado e licenciado em Letras Português - Francês (UFRJ) e graduado em Empreendedorismo e Inovação (UFF). 

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Publicado

2022-06-30

Como Citar

Souza, M. T. de . (2022). ENGAJAMENTOS E REDES SOCIAIS: OS DESCENDENTES POMERANOS EM BUSCA DE RECONHECIMENTO. Revista De Estudos Em Educação E Diversidade - REED, 3(8), 1-16. https://doi.org/10.22481/reed.v3i8.10825

Edição

Seção

Dossiê Temático