AS INTERFACES DE ATIVIDADES COM O USO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS NOS LIVROS DIDÁTICOS: TENSIONAMENTOS E PERSPECTIVAS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22481/reed.v3i8.10878

Palavras-chave:

Tecnologia digital, Livro didático, Educação básica, Bahia

Resumo

Este artigo objetiva analisar as interfaces de atividades nos livros didáticos, do quinto ano do Ensino Fundamental (Anos Iniciais) com o uso das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação - TDIC. A coleção de livros analisadas é composta por 06 obras (Língua Portuguesa, Matemática, Ciências, Geografia, História e Artes), utilizada em escolas públicas da educação básica, de um município do interior baiano. Para tanto, adotamos uma pesquisa com abordagem qualitativa, do tipo exploratória e documental. Os dados produzidos foram analisados na perspectiva da análise de conteúdo, tendo como aporte Bardin (2011). Os resultados revelam que os livros didáticos apresentam poucas sugestões para trabalhar com a TDIC no cotidiano da sala de aula, especificamente nos livros de Matemática, História e Ciências. Outro aspecto que destacamos é que podem haver dificuldades para a realização das atividades recomendadas, em virtude da ausência dessa discussão no Documento Curricular Referencial-DCRI do município em questão. Concluímos que existe uma lacuna no que se refere a exploração das TDIC nos livros e as atividades propostas são incipientes. Além disso, a precariedade da estrutura de tecnologia das escolas é uma situação que poderá comprometer ou limitar a realização de atividades com estas interfaces, na rotina do cotidiano escolar.

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Biografia do Autor

Cosmerina de Souza de Carvalho, Secretaria Municipal de Educação de Ilhéus/BA

Mestranda em Educação pela Universidade Estadual de Santa Cruz/UESC. Pós-graduada em Leitura e produção textual (IFBA). Pedagoga (UESB). Professora (Prefeitura Municipal de Ilhéus). Integra o grupo Grupo de Estudo e Pesquisa em Comunicação e Educação da UESC. 

Lilian Moreira Cruz, Universidade Estadual de Santa Cruz

Doutoranda em Educação pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), Professora assistente da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC)- Brasil. Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Infantil/UESC. Grupo de Estudo e Pesquisas em Gênero e Sexualidade (UESB), Grupo de Estudo e Pesquisa em Educação, Didática e Ludicidade (UFBA). Integrante do Programa Coletivo Paulo Freire/UESC.

Lívia Andrade Coelho, Universidade Estadual de Santa Cruz

Doutora em Educação (UFBA), Professora Titular no Departamento de Ciências da Educação, da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC). Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação/UESC. Grupo de Estudo e Pesquisa em Comunicação e Educação (UESC).

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Publicado

2022-06-30

Como Citar

Carvalho, C. . de S. de ., Cruz, L. M., & Coelho, L. A. (2022). AS INTERFACES DE ATIVIDADES COM O USO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS NOS LIVROS DIDÁTICOS: TENSIONAMENTOS E PERSPECTIVAS. Revista De Estudos Em Educação E Diversidade - REED, 3(8), 1-19. https://doi.org/10.22481/reed.v3i8.10878

Edição

Seção

Dossiê Temático