AS INTERFACES DE ATIVIDADES COM O USO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS NOS LIVROS DIDÁTICOS: TENSIONAMENTOS E PERSPECTIVAS
DOI:
https://doi.org/10.22481/reed.v3i8.10878Palavras-chave:
Tecnologia digital, Livro didático, Educação básica, BahiaResumo
Este artigo objetiva analisar as interfaces de atividades nos livros didáticos, do quinto ano do Ensino Fundamental (Anos Iniciais) com o uso das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação - TDIC. A coleção de livros analisadas é composta por 06 obras (Língua Portuguesa, Matemática, Ciências, Geografia, História e Artes), utilizada em escolas públicas da educação básica, de um município do interior baiano. Para tanto, adotamos uma pesquisa com abordagem qualitativa, do tipo exploratória e documental. Os dados produzidos foram analisados na perspectiva da análise de conteúdo, tendo como aporte Bardin (2011). Os resultados revelam que os livros didáticos apresentam poucas sugestões para trabalhar com a TDIC no cotidiano da sala de aula, especificamente nos livros de Matemática, História e Ciências. Outro aspecto que destacamos é que podem haver dificuldades para a realização das atividades recomendadas, em virtude da ausência dessa discussão no Documento Curricular Referencial-DCRI do município em questão. Concluímos que existe uma lacuna no que se refere a exploração das TDIC nos livros e as atividades propostas são incipientes. Além disso, a precariedade da estrutura de tecnologia das escolas é uma situação que poderá comprometer ou limitar a realização de atividades com estas interfaces, na rotina do cotidiano escolar.
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