A AULA INVERTIDA NO ENSINO DE ENGENHARIA: UMA ANÁLISE REFLEXIVA SOBRE OS PRESSUPOSTOS METODOLÓGICOS CORRELACIONADOS ÀS COMPETÊNCIAS DOCENTES

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22481/reed.v3i8.10897

Palavras-chave:

Diretrizes Curriculares Nacionais de Engenharia, Competências Docentes, Sala de aula invertida

Resumo

Frente à atualização do perfil do egresso, das habilidades e das competências previstas nas Diretrizes Curriculares de Engenharia, e, juntamente ao aumento da oferta dos cursos de Engenharia no Brasil, fez-se necessário pensar em uma formação a partir do uso de metodologias ativas no processo de ensino. Este artigo, de abordagem metodológica de natureza qualitativa, desenvolve-se com o objetivo geral de entender quais habilidades e competências voltadas à docência são consideradas importantes para os professores, bem como qual a relação de seu desenvolvimento na sala de aula invertida. Aplicou-se um questionário a oito docentes dos cursos de Engenharia, cujos profissionais lecionam em duas unidades da mesma instituição privada de Ensino Superior. A análise dos dados, provenientes das perguntas semiestruturadas, foram analisadas por meio da categorização e da codificação de dados qualitativos, propostas por Gibbs (2009). A pergunta norteadora da pesquisa centra em: pela percepção dos professores, quais competências docentes são desenvolvidas pela metodologia ativa da sala de aula invertida? Quanto aos resultados, os professores acreditam ser as seguintes propostas: competências de liderança, planejamento, trabalho em equipe e aprendizagem autônoma, necessárias ao processo de ensino, podendo estas serem desenvolvidas por meio do método da sala de aula invertida.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jakeliny Alves Valente, Universidade Norte do Paraná - Brasil

Engenheira Civil. Mestre em Metodologias para o Ensino de Linguagens e suas Tecnologias. Unopar, Grupo de Estudo e Pesquisa em Metodologias Ativas no Processo de Ensino e Aprendizagem

Helenara Regina Sampaio Figueiredo, Universidade Norte do Paraná - Brasil

Licenciada em Pedagogia e Matemática. Doutora em Educação para a Ciência e Matemática. Docente do
Programa de Pós-Graduação em Metodologias para o Ensino de Linguagens e suas Tecnologias. Unopar, Grupode Estudo e Pesquisa em Metodologias Ativas no Processo de Ensino e Aprendizagem. 

Referências

BERGMANN, J.; SAMS, A. Sala de aula invertida: uma metodologia ativa para aprendizagem. Tradução de Afonso Celso de Cunha Serra. Rio de Janeiro: LTC, 2008.

BRASIL. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. Conselho Pleno. Resolução nº 2, de 1º de julho de 2015. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 02 jul. 2015. Seção 1, p. 8-12.

BRASIL. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. Parecer Homologado. Despacho do Ministro, publicado do D. O. U. de 23/4/2019, Seção 1, Pág. 109. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 23 abr. 2019. Seção 1, p. 109.

CONSELHO FEDERAL DE ENGENHARIA E AGRONOMIA – COFEA. Disponível em:

http://ws.confea.org.br:8080/EstatisticaSic/ModEstatistica/Pesquisa.jsp?vw=AnoRegistro. Acesso em: 25 jun. 2018.

CRAWLEY, E. F. Creating the CIDIO SYLLABUS, a universal template for engineering education. 32 nd. ASEE/IEE Frontiers in Education Conference. Boston, Massachusetts: [s.n.]. nov. 2002.

FACULDADE ANHANGUERA DE BRASÍLIA. Projeto Pedagógico do Curso de Engenharia Civil – PPC. 2016.

GIBBS, G. Análise de dados qualitativos. Porto Alegre: Artmed, 2009.

LISBOA, A. P. Cursos de engenharia serão reestruturados; proposta é analisada pelo CNE. Correio Brasiliense, 15 set. 2018. Eu, estudante. (Colaboração de Neyrilene Costa, estagiária).

LOPES, C. S. G. Aprendizagem ativa na formação do engenheiro: a influência do uso de estratégias de aprendizagem para aquisição de competências baseada em uma visão sistêmica. 2016. Tese (Doutorado em Engenharia de Produção) – Universidade de São Paulo, São Carlos, 2016.

MASETTO, M. Competência pedagógica do professor universitário. São Paulo: Sammus, 2003.

OLIVEIRA, V. F. de; ALMEIDA, N. N. de. Retrospecto e atualidade da formação em Engenharia. In: OLIVEIRA, V. F. de (Org.). Trajetória e estado da arte da formação em Engenharia, Arquitetura e Agronomia – volume I: Engenharias. Brasília: Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, Conselho Federal de Engenharia, Arquitetura e Agronomia, 2010. p. 21-50.

PERRENOUD, P. Dez novas competências para ensinar. Porto Alegre: Artmed, 2000.

SIMON, F. O. Habilidades e competências em engenharia: criação e validação de um instrumento. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2004.

SILVEIRA JUNIOR, C. R. da. Sala de aula invertida: por onde começar? Instituto Federal

de Goiás, nov. 2020. Disponível em: https://ifg.edu.br/attachments/article/19169/Sala%20de%20aula%20invertida_%20por%20on

de%20come%C3%A7ar%20(21-12-2020).pdf. Acesso em: 18 jun. 2022.

SISTEMA E-MEC. Disponível em: http://emec.mec.gov.br/. Acesso em: 27 maio 2022. UNIDERP, Universidade Anhanguera. Plano de Desenvolvimento Institucional. Disponível em: https://www.uniderp.br/uniderp/pdf/mec/PDI_Uniderp_2016-2020_1525468618_pdi.pdf. Acesso em: 18 jun. 2022.

VALENTE, J. A. A sala de aula invertida e a possibilidade do ensino personalizado: uma experiencia com a graduação em midialogia. In: BACICH, L.; MORAN, J. (Org.).

Metodologias ativas para uma educação inovadora: uma abordagem teórica e prática. Porto Alegre: Penso, 2018. p. 26-44

Downloads

Publicado

2022-06-30

Como Citar

Valente, J. A., & Figueiredo, H. R. S. (2022). A AULA INVERTIDA NO ENSINO DE ENGENHARIA: UMA ANÁLISE REFLEXIVA SOBRE OS PRESSUPOSTOS METODOLÓGICOS CORRELACIONADOS ÀS COMPETÊNCIAS DOCENTES. Revista De Estudos Em Educação E Diversidade - REED, 3(8), 1-16. https://doi.org/10.22481/reed.v3i8.10897

Edição

Seção

Dossiê Temático