EDUCAÇÃO E TECNOLOGIA: UMA REFLEXÃO SOBRE O DIREITO À EDUCAÇÃO NA PANDEMIA DA COVID-19

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22481/reed.v3i8.10901

Palavras-chave:

Direito à Educação, TIC, Pandemia, ERE

Resumo

O presente artigo objetivou analisar como a rede pública municipal de Canavieiras – BA assegurou o direito à educação no contexto da pandemia de COVID-19. Sua problemática questiona qual o domínio desses professores para o ensino por intermediação tecnológica? Qual a qualidade de acesso dos professores e alunos para a realização do ensino online? Por meio de uma pesquisa qualitativa, a partir dos resultados do questionário aplicado aos professores do Município de Canavieiras-BA, onde foi questionado o uso de mediação tecnológica durante a pandemia, assim, buscou descrever como os professores e alunos do Sistema Municipal de Educação – SME desenvolveram as atividades educativas no período de distanciamento e isolamento social. Neste sentido, pode-se constatar que os dados da pesquisa apontam que partes dos professores optaram por utilizar apenas a atividade impressa, no período remoto, pois foi a forma encontrada de assegurar o ensino aos estudantes, e, deste modo, esse tipo de artifício tornou o ensino dos alunos responsabilidade das famílias, o que comprometeu o Direito à Educação para os alunos oriundos de famílias sem o conhecimento básico para ajudar os estudantes durante este processo.

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Biografia do Autor

Darluce Andrade de Queiroz Muniz, Escola Comunitária São Boaventura - Brasil

Doutoranda em Educação pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU); Mestre em Educação pela Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC); Pós-graduada em Gestão da Educação (UESC), Mídias e Educação (UESB), Coordenação Pedagógica (FINOM); Graduada em Pedagogia (UESC). Professora Da Educação Básica na Escola Comunitária São Boaventura – Canavieiras, Bahia. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas Movimentos Sociais. Diversidade e Educação do Campo (GEPEMDEC). E-mail: darluceaq@hotmail.com

Ana Paula Souza Báfica, Escola Comunitária São Boaventura

Mestre em Educação pela Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC); Pós-graduada em Psicopedagogia Institucional e Clínica (UNIVES), Leitura e Produção Textual na Escola (UESC), Atendimento Educacional Especializado (UNIFAEL); Graduada em Pedagogia (UESC). Professora de Atendimento Educacional Especializado (AEE) na Escola Comunitária São Boaventura – Canavieiras, Bahia. E-mail: paulasbafica@hotmail.com

Débora Araújo da Silva Ferraz, Universidade Estadual da Bahia

Graduada em Letras inglês (UNEB), Pedagogia (UNIFIEO), Português (FAVENI). Especialista em coordenação pedagógica (UCAM), ensino de língua inglesa (UCAM), Educação a distância (UNEB), Psicopedagogia (FARJ), Neuropsicopedagogia (INE), Gestão do Suas (UNIASSELVI). Formação Continuada em Educação do Campo (UFRB), AEE (IFBA), TEA (IFBA). Mestre em Educação e Diversidade (UNEB). Aluna especial do doutorado PPGEDUC (UNEB); Professora substituta na UFRB, Psicopedagoga do IFS, tutora da Uniasselvi,  Coordenadora do CAEE Retirolândia-BA.

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Publicado

2022-06-30

Como Citar

Muniz, D. A. de Q., Báfica, A. P. S., & Ferraz, D. A. da S. . (2022). EDUCAÇÃO E TECNOLOGIA: UMA REFLEXÃO SOBRE O DIREITO À EDUCAÇÃO NA PANDEMIA DA COVID-19. Revista De Estudos Em Educação E Diversidade - REED, 3(8), 1-19. https://doi.org/10.22481/reed.v3i8.10901

Edição

Seção

Dossiê Temático