ENSINO REMOTO MEDIADO POR PROJETOS DE TRABALHO NA DISCIPLINA DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO: UMA EXPERIÊNCIA COM A TURMA DE 3º PERÍODO DO CURSO DE PEDAGOGIA, IFPR, CAMPUS CURITIBA
DOI:
https://doi.org/10.22481/reed.v3i8.10902Palavras-chave:
Ensino remoto, Pedagogia, Projetos de trabalho, Alfabetização, Multiletramento EngajadoResumo
Este artigo tem como objetivo compartilhar uma experiência de ensino remoto realizada com a turma de 3º período do curso de Pedagogia do IFPR, campus Curitiba, no componente curricular de Alfabetização e Letramento ao longo do 1º semestre do ano letivo de 2020. Diante da inviabilidade de aulas presenciais devido à pandemia causada pelo Covid-19, tornou-se imperativo, dentre tantas outras situações, repensar a educação e buscar caminhos possíveis para se oferecer o ensino remoto de forma que não se tornasse um ensino à distância (EaD). Diante desse contexto, em ambiente virtual de aprendizagem (AVA), o Google Classroom, com o cuidado de não oferecer aulas meramente informativas, mas mediadas por práticas pedagógicas significativas aos estudantes, é que se propôs o trabalho por projetos ao mesmo tempo em que os discentes também enfrentaram o desafio de ir compondo um projeto de trabalho de alfabetização para crianças das séries iniciais do fundamental 1 a partir de leituras disponibilizadas no AVA e discussões em encontros síncronos semanais, em exercício metalinguístico. O resultado deste trabalho pode ser observado a cada etapa do desenvolvimento do projeto, enriquecido de forma contínua à medida que os estudantes avançavam na compreensão dos conceitos trabalhados e transformados em práticas pedagógicas em sequência didática consistente.
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