PROJETOS DE INCENTIVO E PERMANÊNCIA DE MULHERES EM ÁREAS DA STEM

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22481/reed.v3i9.10939

Palavras-chave:

Gênero, Mulheres na STEM, Educação STEM

Resumo

Este estudo tem como objetivo apresentar os resultados de uma pesquisa que procurou mapear iniciativas brasileiras que incentivam as mulheres na STEM e apresentar suas principais características a fim de explorar as potencialidades do impacto em âmbito educacional, em especial no ensino superior. A fundamentação teórica utilizada no estudo é vinculada às discussões pertinentes à inserção e permanência de mulheres em áreas da STEM. No que se refere à metodologia, ela se constituiu em um mapeamento sistemático de projetos, programas e iniciativas inseridas na temática de escopo desta pesquisa e que estavam ativas no primeiro trimestre de 2022. Os principais resultados do estudo apontam duas categorias predominantes: a primeira relacionada às iniciativas que são descritas como projetos de extensão e a segunda a respeito de iniciativas que buscam promover a imagem das mulheres em carreiras STEM pela divulgação em mídias sociais.

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Biografia do Autor

Débora de Lima Velho Junges, Instituto Federal Catarinense

Doutora (2017) e Mestre (2013) pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS). Possui graduação em Licenciatura em Matemática pela mesma instituição (2010). Atualmente é Técnica em Assuntos Educacionais, atuando junto ao Instituto Federal Catarinense. Também atua como professora conteudista, colaboradora, revisora técnica e avaliadora de materiais didáticos. Cofundadora da In/visíveis: mulheres na STEM. É líder do Grupo de Pesquisa Interdisciplinar Educação, Sociedade e Tecnologias que integra o Diretório de Grupos de Pesquisa do CNPQ. 

Lucas Pereira da Rosa, Universidade Feevale

Mestre em Indústria Criativa pela Universidade Feevale e graduado em Marketing pela Universidade Cidade de São Paulo (2018). Especialista em Comunicação Empresarial e Marketing Digital pela Unicesumar e graduado em Marketing Em 2018, é um pesquisador focado em Serious Games e Game UX. Já atuou no desenvolvimento projetos com grandes marcas nacionais e internacionais, principalmente nas áreas de tecnologia, varejo e educação. Interessado, principalmente, nas seguintes áreas: Serious Games, User Experience (UX), Game User Experience, game design, Pensamento Computacional, educação e STEM.

Valéria Gislaine Grocinotti, Instituto Federal Catarinense

Graduanda em Análise e Desenvolvimento de Sistema no Instituto Federal Catarinense. Bolsista de Iniciação Científica.

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Publicado

2022-09-30

Como Citar

Junges, D. de L. V., Rosa, L. P. da, & Grocinotti, V. G. (2022). PROJETOS DE INCENTIVO E PERMANÊNCIA DE MULHERES EM ÁREAS DA STEM. Revista De Estudos Em Educação E Diversidade - REED, 3(9), 1-18. https://doi.org/10.22481/reed.v3i9.10939

Edição

Seção

Dossiê Temático