REINVENTAR A DOCÊNCIA: PROBLEMATIZANDO O TEMPO DA PANDEMIA NO ESTÁGIO SUPERVISIONADO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22481/reed.v3i8.11008

Palavras-chave:

Docência, Estágio Supervisionado, Pandemia

Resumo

O estágio supervisionado é uma disciplina obrigatória das licenciaturas que foi muito impactada pela pandemia da COVID-19, devido ao seu caráter prático de atuação profissional. Dessa forma, buscamos neste artigo problematizar o tempo da pandemia para o desenvolvimento do estágio supervisionado no curso de Licenciatura em Pedagogia, tomando como ponto de entrada a reinvenção da docência. Sabemos que a profissão de professor foi atingida pela crise sanitária de modo peculiar, visto que foi necessário a implementação do ensino remoto emergencial, em razão da suspensão das atividades presenciais. Com isso, aqui encontram-se partilhadas de narrativas de estudantes de um estágio supervisionado ocorrido durante a pandemia, produzidas a partir de uma situação-problema proposta como atividade avaliativa da disciplina. Assim, deu-se no âmbito qualitativo e exploratório no primeiro semestre letivo do ano de 2020. As narrativas são expostas em blocos e mostraram que a pandemia exigiu mudanças nos modos de organizar e desenvolver os estágios supervisionados dos cursos de licenciaturas. Além disso, impulsionou a construção de muitas aprendizagens da docência, relacionadas as incertezas que pairam sobre a profissão docente para os quais devemos estar preparados, que na docência é preciso refletir e também infletir, questionar, não ceder, reconhecer as necessidades, construir, mobilizar, ressignificar, reinventar entre outros. Dessa forma, o tempo da pandemia foi problematizado no estágio supervisionado e pudemos aprender com isso.

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Biografia do Autor

Lúcia Gracia Ferreira, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Doutora em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Pós-doutorado pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) e Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB). Professora da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) e da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia-Itapetinga (UESB). Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFBA e da UESB. Líder do Grupo de Pesquisa e Estudos Pedagógicos (CEPEP/ CNPq/UESB) e Docência, Currículo e Formação (CEPEP/ CNPq/UFRB)

 

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Publicado

2022-06-30

Como Citar

Ferreira, L. G. (2022). REINVENTAR A DOCÊNCIA: PROBLEMATIZANDO O TEMPO DA PANDEMIA NO ESTÁGIO SUPERVISIONADO. Revista De Estudos Em Educação E Diversidade - REED, 3(8), 1-25. https://doi.org/10.22481/reed.v3i8.11008

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Artigos