VISUALIDADES DA COLONIALIDADE: ANÁLISE CRÍTICA DAS ESTRUTURAS DE GÊNERO NA CULTURA VISUAL PARA UMA EDUCAÇÃO LIBERTADORA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22481/reed.v3i9.11244

Palavras-chave:

Colonialidade, Visualidade, Relações de gênero, Educação libertadora

Resumo

Este trabalho traz reflexões que aproximam o campo da Cultura Visual às perspectivas Decoloniais através de bricolagens epistemológicas expressas aqui na relação entre Visualidade/Colonialidade. Por entender que a prática cultural do olhar, historicamente torna visíveis ou invisibilizam e negam determinados sujeitos e saberes (ROSE, 2016) e que a subversão da lógica de poder da colonialidade perpassa pelas dimensões teórica/ética/estética/política (SEGATO, 2012). Para tal, analisamos criticamente visualidades da colonialidade do poder, desde obras históricas até memes da internet que objetificam a mulher no âmbito familiar no Brasil, país com altas estatísticas de feminicídio - crime que acontece em maior parte nas relações familiares. Dessa forma, vislumbramos construções culturais que fundamentam a manutenção e naturalização de práticas violentas de dominação, estas que constituem os modos que vemos ou não a existência dos sujeitos e das sujeitas no mundo. Diante desse fenômeno e baseadas nas análises realizadas no presente trabalho, seguimos as pistas deixadas por Paulo Freire (2004) e buscamos delimitar o papel da educação, para além da escola, como instrumento da autonomia e libertação das mulheres marcados na concepção de educação transgressora da escritora feminista negra Bell Hooks (2013).

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Biografia do Autor

Ludmilla Pollyana Duarte, UNIRIO

Doutoranda do Programa de Pós-graduação em Educação (PPGEDU – UNIRIO), Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. Integra o Grupo de pesquisa CACE- Comunicação, Audiovisual, Cultura e Educação/UNIRIO. É arte/educadora concursada (efetivo) de Artes - no ensino fundamental II na Prefeitura de Saquarema - RJ.

Larissa Melo Mendes, Unirio

Mestranda do Programa de Pós-graduação em Educação (PPGEDU – UNIRIO), Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. integrante da ReCEN (Rede Carioca de Etnoeducadoras Negras)/ CLACSO (Conselho Latinoamenricano de Ciências Sociais). Integrante do Grupo de Estudos e Pesquisas Formação de Professores/as, Currículo (s), Interculturalidade e Pedagogias Decoloniais - GFPPD. 

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Publicado

2022-09-30

Como Citar

Duarte, L. P., & Mendes, L. M. (2022).  VISUALIDADES DA COLONIALIDADE: ANÁLISE CRÍTICA DAS ESTRUTURAS DE GÊNERO NA CULTURA VISUAL PARA UMA EDUCAÇÃO LIBERTADORA: . Revista De Estudos Em Educação E Diversidade - REED, 3(9), 1-20. https://doi.org/10.22481/reed.v3i9.11244

Edição

Seção

Dossiê Temático