PEDAGOGIA FEMINISTA: DAS NOVAS PRÁTICAS DE MATERNAGEM À EDUCAÇÃO ESCOLAR LIBERTÁRIA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22481/reed.v3i9.11302

Palavras-chave:

Gênero, Maternagem, Pedagogia feminista

Resumo

Esta pesquisa objetiva relacionar as narrativas de maternagem feminista de mães entrevistadas e as práticas pedagógicas voltadas à diversidade sociocultural nas escolas a partir de revisão bibliográfica sobre aprendizagem e equidade de gênero. A partir de entrevistas, identificam-se novas práticas de maternagem voltadas à equidade de gênero atribuídas às militâncias feministas e a educação das crianças com diálogos reflexivos e questionamentos acerca do sexismo, para fomentar relações igualitárias de gênero, sexualidade e diversidade sociocultural. Nessa educação há uma intrínseca valorização dos direitos humanos nas relações familiares, escolares e no entorno social, que ratifica a pedagogia crítica feminista, que neste estudo agrega às práticas escolares o combate do sexismo nas infâncias, a fim de contribuir à formação de caráter e de cidadania dos(das) estudantes com equidade de gênero, desconstruindo preconceitos e ampliando possibilidades às crianças e aos planos pedagógicos.

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Biografia do Autor

Luana Borges Lemes, Universidade do Estado de Santa Catarina

Doutoranda em História pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) - Mestra em História pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

Mariana Borges Lemes, Universidade Federal de Santa Maria

Graduada em Pedagogia (UFSM). Mestranda em Educação pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).  

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Publicado

2022-09-30

Como Citar

Lemes, L. B. ., & Lemes, M. B. (2022). PEDAGOGIA FEMINISTA: DAS NOVAS PRÁTICAS DE MATERNAGEM À EDUCAÇÃO ESCOLAR LIBERTÁRIA. Revista De Estudos Em Educação E Diversidade - REED, 3(9), 1-19. https://doi.org/10.22481/reed.v3i9.11302

Edição

Seção

Dossiê Temático