A CONSTRUÇÃO HISTÓRICA DA INFÂNCIA E O SURGIMENTO DA EDUCAÇÃO INFANTIL: DO ASSISTENCIALISMO AO DIREITO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22481/reed.v3i9.11396

Palavras-chave:

Infância., Educação Infantil., Assistencialismo., Direito.

Resumo

As crianças nem sempre foram alvos de cuidado e proteção, pois antes se tinha a ideia de que os pequenos seres humanos eram adultos em miniatura. No entanto, a história da humanidade é mercada por transformações que impactam no modo de pensar e agir na sociedade, o que leva a mudanças no modo de vida dos indivíduos. Dessa forma, transitamos de uma concepção em que adultos e crianças não tinha diferença para o entendimento das necessidades específicas que esta etapa da vida apresenta. Inclusive, compreendendo a importância de uma instituição fora do âmbito familiar para o atendimento dos indivíduos na etapa da infância. Assim, a partir de uma abordagem qualitativa, este texto tem por objetivo apresentar uma análise do surgimento da ideia de infância, das instituições de Educação Infantil no Brasil e as transformações que levaram o atendimento a partir de concepção assistencialista até o entendimento da criança como cidadã e o acesso as instituições como um direito. Por fim, consideramos que mesmo com inúmeros avanços na atualidade a Educação Infantil, instituída como direito, ainda carrega alguns desafios a serem superados. 

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Biografia do Autor

Livia Karen Figueredo de Jesus, Universidade Federal da Bahia

Doutoranda em Educação pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Integrante do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação, Didática e Ludicidade (GEPEL/UFBA). Bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).

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Publicado

2022-09-30

Como Citar

Jesus, L. K. F. de. (2022). A CONSTRUÇÃO HISTÓRICA DA INFÂNCIA E O SURGIMENTO DA EDUCAÇÃO INFANTIL: DO ASSISTENCIALISMO AO DIREITO. Revista De Estudos Em Educação E Diversidade - REED, 3(9), 1-16. https://doi.org/10.22481/reed.v3i9.11396

Edição

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Artigos