TRAJETÓRIAS DE ESTUDANTES DA EJAI: NARRATIVAS DE LUTAS E RESISTÊNCIAS
DOI:
https://doi.org/10.22481/reed.v3i10.11584Palavras-chave:
Educação de Jovens, Adultos e Idosos, Trajetórias, Narrativas, Lutas, ResistênciaResumo
O presente artigo, intitulado “Trajetórias de estudantes da EJAI: narrativas de lutas e resistências”, é resultado de um estudo que objetivou refletir sobre as trajetórias de vida dos estudantes da Educação de Jovens, Adultos e Idosos, residentes na comunidade de Macuca, em São Miguel das Matas, na Bahia. Para tanto, a abordagem metodológica trilhada na pesquisa é qualitativa e de campo, tendo como instrumentos para a produção dos dados o questionário e a entrevista semiestruturada com os estudantes ou egressos da Educação de Jovens e Adultos, moradores do referido povoado. Dessa maneira, a pesquisa respalda-se em teóricos clássicos e contemporâneos que contribuíram para melhor compreender a temática, articulando as narrativas dos colaboradores do estudo. Dentre outros, destacam-se principalmente as contribuições das teorias de Freire (1981, 1991, 2017) e Arroyo (2001, 2007, 2017), que contribuíram sobremaneira para compreender os desafios enfrentados pelos sujeitos pesquisados nos diferentes contextos de vida e escolarização. Portanto, as análises realizadas mostram as semelhanças no que tange às trajetórias de vida dos entrevistados, assim como a importância da EJAI em suas vidas. Contudo, a pesquisa provoca indagações contínuas para novos estudos sobre a temática abordada nesta pesquisa.
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