Desafios e contribuições do estágio supervisionado na formação inicial do professor de Matemática
DOI:
https://doi.org/10.22481/reed.v4i11.11618Palavras-chave:
Estágio Supervisionado, Formação Docente, Ensino Presencial, Ensino Remoto EmergencialResumo
O presente estudo trata-se de um recorte do Trabalho de Conclusão de Curso do autor deste artigo que teve o objetivo de analisar os desafios e as contribuições dos Estágios Supervisionados curriculares realizados na forma de ensino presencial e remoto emergencial para a formação acadêmica dos discentes do curso de Licenciatura em Matemática do Instituto Federal da Paraíba, campus Cajazeiras. O estudo emprega uma abordagem qualitativa, com procedimentos bibliográficos, sendo descritivo-exploratório quanto aos objetivos. A coleta de dados aconteceu através de um questionário e uma entrevista semiestruturada, e os resultados obtidos foram interpretados por meio da técnica de análise de conteúdo. Como resultado, foi constatado que os desafios foram em relação à gestão de turma, ao planejamento de aula, a abordagem metodológica e a transposição didática; e alguns discentes apresentaram dificuldades quanto ao manuseio do aparato tecnológico e utilização de softwares educacionais. Por outro lado, esse componente curricular contribuiu com a articulação entre teoria e prática, na experiência profissional e no relacionamento humano. Depreende-se, portanto, que essa temática abordada dispõe de uma dimensão ampla e apresenta diferentes particularidades que necessitam serem estudadas, discutidas, pensadas e repensadas, uma vez que o Estágio Supervisionado configura-se sendo importante na formação docente inicial.
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