Desafios e contribuições do estágio supervisionado na formação inicial do professor de Matemática

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22481/reed.v4i11.11618

Palavras-chave:

Estágio Supervisionado, Formação Docente, Ensino Presencial, Ensino Remoto Emergencial

Resumo

O presente estudo trata-se de um recorte do Trabalho de Conclusão de Curso do autor deste artigo que teve o objetivo de analisar os desafios e as contribuições dos Estágios Supervisionados curriculares realizados na forma de ensino presencial e remoto emergencial para a formação acadêmica dos discentes do curso de Licenciatura em Matemática do Instituto Federal da Paraíba, campus Cajazeiras. O estudo emprega uma abordagem qualitativa, com procedimentos bibliográficos, sendo descritivo-exploratório quanto aos objetivos. A coleta de dados aconteceu através de um questionário e uma entrevista semiestruturada, e os resultados obtidos foram interpretados por meio da técnica de análise de conteúdo. Como resultado, foi constatado que os desafios foram em relação à gestão de turma, ao planejamento de aula, a abordagem metodológica e a transposição didática; e alguns discentes apresentaram dificuldades quanto ao manuseio do aparato tecnológico e utilização de softwares educacionais. Por outro lado, esse componente curricular contribuiu com a articulação entre teoria e prática, na experiência profissional e no relacionamento humano. Depreende-se, portanto, que essa temática abordada dispõe de uma dimensão ampla e apresenta diferentes particularidades que necessitam serem estudadas, discutidas, pensadas e repensadas, uma vez que o Estágio Supervisionado configura-se sendo importante na formação docente inicial.

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Biografia do Autor

Igor de Souza Pereira, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB) - campus Cajazeiras

Graduado em Licenciatura em Matemática pelo IFPB, campus Cajazeiras. Professor da Educação Básica vinculado a Secretaria Municipal de Educação de Cajazeiras.

Fernanda Andréa Fernandes Silva, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB) - campus Cajazeiras

Professora da Educação Básica Técnica e Tecnológica do Instituto Federal da Paraíba - IFPB, Campus Cajazeiras. Pós-doutorado pelo Programa de Pós-graduação em Educação Científica e Tecnológica da Universidade Federal de Santa Catarina, Doutora em Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade Federal Rural de Pernambuco, Mestra em Ensino das Ciências pela Universidade Federal Rural de Pernambuco, especialista em Educação Matemática pela Universidade Estadual de Alagoas e graduada em Matemática (licenciatura) pela Universidade Federal de Alagoas. Tem experiências com pesquisas na área de Educação Matemática, atuando com ênfase nos seguintes temas: desenvolvimento cognitivo de conceitos matemáticos, ensino e aprendizagem em Matemática e formação de professores de matemática.

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Publicado

2023-09-17

Como Citar

Pereira, I. de S., & Silva, F. . A. F. (2023). Desafios e contribuições do estágio supervisionado na formação inicial do professor de Matemática. Revista De Estudos Em Educação E Diversidade - REED, 4(11), 1-20. https://doi.org/10.22481/reed.v4i11.11618