A PEDAGOGIA SOCIAL E A ATUAÇÃO DE PROFESSORES(AS) DA EDUCAÇÃO NÃO FORMAL EM ESCOLAS DOMINICAIS DE ITAMBÉ-BA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22481/reed.v3i10.11683

Palavras-chave:

Escola Dominical, Prática Pedagógica, Pedagogia Social, Educação Não Formal

Resumo

Este artigo apresenta um recorte da pesquisa de conclusão de curso. Nossos objetivos foram investigar como se dão as práticas pedagógicas de professores/as que atuam na Educação não formal em Escolas Dominicais de Itambé-BA. Para operacionalização levantamos como objetivos específicos: identificar as práticas pedagógicas dos/as professores/as da Educação não formal em Escolas Dominicais; investigar a formação de professores/as da Escola Dominical; e, refletir sobre os possíveis pontos de contribuição da Pedagogia para a Escola Dominical. A contextualização histórica fundamentou a matriz educacional e educativa desses espaços, na discussão teórica, bem como na compreensão da Pedagogia Social, em suas apropriações e práticas. Os métodos utilizados, neste estudo de caso, foram a análise documental, o questionário e a entrevista semiestruturada. Os resultados demonstram que a Escola Dominical tem uma prática pedagógica coerente, com foco no respeito à faixa etária de cada classe, sendo então uma expressão da Pedagogia Social. Nas considerações apontamos  que, ao professor da Escola Dominical, não é exigida uma formação na área de Educação, mas é observada a necessidade de treinamento específico, demonstrando que os conhecimentos formativos da Pedagogia podem favorecer a resolução das dificuldades didático-metodológicas encontradas nessas práticas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Klyvia Larissa de Andrade Silva Vieira, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Doutoranda do Programa de Pós-graduação em Educação e Contemporaneidade – PPGEduc, da Universidade Estadual da Bahia-UNEB. Professora Assistente do Departamento de Educação, Ciências Humanas e Linguagens-UESB

Sara Silva Novais, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Referências

ARANHA, Maria Lúcia de Arruda. História da Educação. 1. ed. São Paulo: Editora Moderna, 1999, 288p.

ARMSTRONG, Hayward. Bases da educação cristã. Tradução de Merval de Souza Rosa. 2.ed. Rio de Janeiro: JUERP, 1994. 176p.

BRANDÃO, Carlos Rodrigues. O que é educação. São Paulo: Brasiliense, 2007.

BRASIL. Diretrizes Curriculares Nacionais para o Curso de Graduação em Pedagogia, licenciatura. Conselho Nacional de Educação. Brasília, 2006.

DORNAS, Lécio. Socorro sou professor da escola dominical. 13. ed. São Paulo: Hagnos, 2002.

GADOTTI, Moacir. Questão da Educação formal/não-formal. INSTITUT INTERNATIONAL DES DROITS DE L’ENFANT (IDE) Droit à l’éducation: solution à tous les problèmes ou problème sans solution? Sion (Suisse), 18 au 22 octobre 2005.

JESUS, D. S. de; ANASTÁCIO, S. A. F. Divulgação da astronomia para o público vidente e com deficiência visual: experiência em um espaço não formal de ensino/aprendizagem. Revista de Estudos em Educação e Diversidade. v. 3, n. 7, p. 1-22, 2022.

LEMOS, Ruth Doris. História da Escola Dominical. Disponível em:< www.cpad.com.br> última modificação: 5 de dez de 2018.

LIBÂNEO, José Carlos. Pedagogia e pedagogos, para que?. 12. ed. São Paulo, Cortez, 2010.

LUDKE, Menga. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. São Paulo: EPU, 1989.

MANZINI, E.J. Entrevista semi-estruturada: análise de objetivos e de roteiros. In: SEMINÁRIO INTERNACIONAL SOBRE PESQUISA E ESTUDOS QUALITATIVOS, 2, 2004, Bauru. A pesquisa qualitativa em debate. Anais [...]. Bauru: USC, 2004.

MARRA, Cláudio. A igreja discipuladora. 2. ed. São Paulo: Cultura Cristã, 2018.

MATOS, Alderi Souza de. Breve História da Educação Cristã: Dos primórdios ao Século 20. Fides Reformata XIII, nº 2 (2008): 9 -24.

MATOS, K. S. L.; VIEIRA, S. V. Pesquisa educacional: o prazer de conhecer. Fortaleza Demócrito Rocha, 2001. 143 p.

RAMOS, André Luiz. Escola dominical: história e situação atual. Dissertação (Mestrado em Ciências da Religião) – Universidade Presbiteriana Mackenzie. São Paulo, p. 134. 2013.

RICHARDS, Lawrence O. Teologia da educação cristã. 2 ed. São Paulo: Vida Nova. São Paulo, 1983.

RODRIGUES, S. A.; GARMS, G. M. Z. Intencionalidade da ação educativa na Educação Infantil: A importância da organização do tempo e do espaço das atividades. Nuances: Estudos sobre Educação, Presidente Prudente, v. 14, n. 15, 2010.

SANTOS, D. L. dos; MACEDO, A. C. De ponto em ponto, do b-a-ba à leitura de mundo: vivências freirianas para além do espaço escolar. Revista de Estudos em Educação e Diversidade. v. 2, n. 5, p. 1-25, 2021.

SILVA, Ana Lúcia Ferreira da. Atuação do pedagogo em espaços não-formais: algumas reflexões. Pró Docência, Revista Eletrônica das Licenciaturas, UEL. v. 1, n. 4, jul-dez. 2013.

SILVA, Antônio Gilberto da. Manual da Escola Dominical: um curso de treinamento para professores iniciantes e de atualização de professores veteranos da Escola Dominical. 178 ed. Melhorada e aum. Rio de Janeiro: Casa Publicadora das Assembleias de Deus, 1998.

VIEIRA, Klyvia Larissa de Andrade Silva. A pedagogia social e a atuação dos estudantes no ensino cristão nas igrejas evangélicas de Itapetinga- BA. VII Seminário Nacional e III Internacional de Políticas Públicas, Gestão e Práxis Pedagógica - Gepráxis, Vitória da Conquista – Bahia – Brasil, Anais [...]. v. 7, n. 7, p. 1173-1184, Vitória da Conquista, maio, 2019.

Downloads

Publicado

2022-12-31

Como Citar

Vieira, K. L. de A. S., & Novais, S. S. (2022). A PEDAGOGIA SOCIAL E A ATUAÇÃO DE PROFESSORES(AS) DA EDUCAÇÃO NÃO FORMAL EM ESCOLAS DOMINICAIS DE ITAMBÉ-BA. Revista De Estudos Em Educação E Diversidade - REED, 3(10), 1-17. https://doi.org/10.22481/reed.v3i10.11683

Edição

Seção

Artigos