SABERES E PRÁTICAS DE PROFESSORAS LEIGAS: MEMÓRIAS ALFABETIZADORAS QUE SE ENTRECRUZAM

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22481/reed.v3i10.11701

Palavras-chave:

Alfabetização, Saberes Construídos, Práticas Pedagógicas, Professoras leigas

Resumo

Este artigo, forjado a partir de uma pesquisa mais ampla, intitulada “Trajetórias, Saberes e Práticas Alfabetizadoras de Professores/as Leigos/as do Interior da Bahia”, vinculada ao Núcleo Carolina Maria de Jesus, objetiva entender as concepções e significados de alfabetização presentes nas narrativas dos professores, identificando como se articulam com os fazeres pedagógicos. Para tanto, os teóricos mobilizados para fundamentar as reflexões são: Almeida (2001), Santos e Haiashida (2017), Manke (2006), dentre outras que contribuíram sobremaneira para melhor compreender as questões que atravessam a temática em pauta. Metodologicamente, este estudo se abastece na pesquisa qualitativa, com ênfase no método da história de vida com uso da entrevista. Os resultados revelam que apesar das professoras considerarem a alfabetização a base fundamental, apresentam uma  concepção limitada do processo, expressa no fazer pedagógico de cada uma delas e das atividades selecionadas para ensinar a leitura e a escrita (método sintético), condizentes com a compreensão da época, dos poucos materiais disponíveis para alfabetizar (ABC, cadernos e cartilhas) e das influências recebidas em sua vida escolar, com suas professoras primárias e de um professor mais experiente (Água-marinha). No entanto, apesar das dificuldades enfrentadas, sentem-se orgulhosas pelo trabalho realizado.

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Biografia do Autor

Maria Eurácia Barreto de Andrade, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia

Doutora em Educação pela Universidad Americana (UA). Professora da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), com atuação no Cento de Formação de Professores (CFP). Pesquisadora e líder do Núcleo Carolina Maria de Jesus: Estudo, Pesquisa e Extensão em Educação Popular, Agroecologia e Alfabetização da Classe Trabalhadora.

Sineide Cerqueira Estrela, secretaria de educação do Estado da Bahia

Doutora em Educação, com atuação Universidade Federal do Recôncavo da Bahia/ Parfor/Turma Castro Alves-BA. Coordenadora Pedagógica SEC/BA. Pesquisadora do Núcleo Carolina Maria de Jesus: Estudo, Pesquisa e Extensão em Educação Popular, Agroecologia e Alfabetização da Classe Trabalhadora (UFRB).

Referências

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Publicado

2022-12-31

Como Citar

Andrade, M. E. B. de, & Estrela, S. C. (2022). SABERES E PRÁTICAS DE PROFESSORAS LEIGAS: MEMÓRIAS ALFABETIZADORAS QUE SE ENTRECRUZAM. Revista De Estudos Em Educação E Diversidade - REED, 3(10), 1-18. https://doi.org/10.22481/reed.v3i10.11701

Edição

Seção

Artigos