UM ESTUDO SOBRE ADAPTAÇÃO CURRICULAR NO ENSINO REGULAR: EDUCAÇÃO INCLUSIVA EM FOCO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22481/reed.v3i10.11843

Palavras-chave:

Adaptação Curricular, Ensino Regular, Educação Inclusiva

Resumo

A proposta deste trabalho é mapear e analisar produções acadêmicas que tratam das contribuições da adaptação curricular para a educação inclusiva no ensino regular, no período de 2008 a 2018. Este estudo privilegiou a pesquisa qualitativa e o recurso metodológico utilizado foi o levantamento bibliográfico buscando o suporte na base legal, como as Constituições Nacionais Brasileiras, Leis de Diretrizes e Bases referentes ao estudo da educação inclusiva. Para a coleta de dados foi realizado o levantamento de dissertações e teses de doutorado referentes ao tema, no Banco de dados da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).  As principais palavras chaves que delimitaram a busca foram “adaptação curricular” e “ensino regular”. Operando a partir de seleções optamos apenas por pesquisas voltadas para a Educação Infantil e o Ensino Fundamental dos Anos Iniciais. Os resultados foram refinados também pela área de conhecimento e avaliação na área da Educação e os critérios seletivos foram classificados, analisados pelos conceitos, objetivos e resultados presentes nos resumos contidos nas pesquisas. Com o levantamento dos trabalhos acadêmicos constatamos a efetivação e execução das adaptações curriculares nas escolas brasileiras, contribuindo para o processo da aprendizagem e o desenvolvimento social desses/as alunos/as, pudemos constatar também um número reduzido de trabalhos publicados na CAPES sobre esta temática diante de um recorte temporal de dez anos. Por fim, o levantamento dos trabalhos em geral contribuiu para obtermos uma visão macro e micro desta prática na realidade das escolas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rebeca do Nascimento Luz, Universidade Estadual de Santa Cruz

Graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual de Santa Cruz

Lilian Moreira Cruz, Universidade Estadual de Santa Cruz

Doutora em Educação pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), Professora assistente da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC) -Brasil.  Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Infantil/UESC.  Grupo de Estudo e Pesquisas em Gênero e Sexualidade (UESB), Grupo de Estudo e Pesquisa em Educação, Didática e Ludicidade (UFBA).  Integrante do Programa Coletivo Paulo Freire/UESC.  

Referências

BARDIN, L. Análise de Conteúdo. Ed.70 Lisboa, 1977.

BERNARDINO, J. da S. C.; NEGREIROS, C. L.; FERREIRA. L. L. Educação inclusiva em escolas da rede pública do município de Arenápolis/MT: uma experiência de ensino e aprendizagem em matemática com alunos de múltiplas deficiências. Revista de Estudos em Educação e Diversidade. v. 1, n. 2, 2020. out./dez. 111- 128.

BRASIL. Ministério da Educação. Lei nº 4.024, de 20 de dezembro de 1961. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. 1961.

BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília: Imprensa Oficial, 1988.

BRASIL. Congresso Nacional. Lei nº. 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, 1996.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de educação especial. Política Nacional de Educação Especial. Brasília, Secretaria de Educação Especial, 1994.

BRASIL. Ministério da Educação. Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais da Educação Básica. Brasília, 2013.

BRASIL, Conselho Nacional de Educação. Câmara de Educação Básica. Resolução CNE/CBE 2/2001. Diário Oficial da União, Brasília, 14 de setembro de 2001.

BRASIL. Parâmetros curriculares nacionais. Adaptações curriculares. Brasília: MEC, 1998.

CABRAL, R. C. S.; MOREIRA, J. da R.; DAMASCENO, A. R. Educação inclusiva em tempos de barbárie: questões sobre os desafios do ensino remoto. Revista de Estudos em Educação e Diversidade, v. 2, n. 3, p. 360-374, jan./mar., 2021.

CHIZOTTI, A. Pesquisa em Ciências Humanas e Sociais. São Paulo: Cortez. 1995.

CORRÊA, M. A. M. Educação Especial. Rio de Janeiro: Fundação Cecierj, 2010.

CRUZ, L. M.; FERREIRA, L. G. A Educação Especial na perspectiva inclusiva pensada a partir dos princípios da pedagogia freireana. Imagens da Educação, v. 11, n. 3, p. 41-55, 30 set. 2021.

DAMBROS. A. R.T. Inclusão de Alunos com Transtorno do Espectro Autista: Um Estudo em Contexto de Escolarização no Estado de São Paulo. 2018. Tese (Doutorado em Educação) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Estadual de Maringá. Maringá, 2018.

DAMASCENO, A. R.; CRUZ, I. D. Inclusão em educação e a formação de professores em perspectiva: entre velhos dilemas e desafios contemporâneos. Revista de Estudos em Educação e Diversidade, v. 2, n. 3, p. 71-88, jan./mar., 2021.

GUARESCHI, T. Inclusão Educacional e Autismo: um estudo sobre as práticas escolares. 2016. Tese (Doutorado em Educação) - Centro de Educação, Universidade Federal de Santa Maria. Santa Maria, 2016.

FERREIRA, L. G.; BARRETO, D. A. B.; SOUZA, E. M. de F. Educação Inclusiva e Currículo: reflexões sobre as novas exigências formativas. In: COSTA, G. dos Santos; PUIGGRÒS, N. R.; NUNES, C. P. (Orgs.). Educação e inclusão: desafios formativos e curriculares. Vitória da Conquista: Edições UESB, 2020. p. 87-100.

FERREIRA, L. G. Adequações pedagógicas: uma reeleitura reflexiva das práticas docentes para alunos surdos. Revista de Estudos em Educação e Diversidade. v. 1, n. 2, p. 129-145, out./dez., 2020.

JUNIOR, A. P. O. Alunos com Cegueira ou Baixa Visão no Ensino Regular: uma análise das condições de aprendizagem e desenvolvimento. 2014. Dissertação (Mestrado em Educação) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Estadual de Maringá. Maringá, 2014.

LOPES, E. Adequação Curricular: um caminho para a inclusão do aluno com deficiência intelectual. 2010. Dissertação (Mestrado em Educação) - Centro de Educação, Comunicação e Artes, Universidade Estadual de Londrina, Londrina, 2010.

LOUREIRO; C. R. M. J.; SILVA, R. L. da. Políticas públicas de educação inclusiva: desafios à formação de estudantes público-alvo da educação especial. Revista de Estudos em Educação e Diversidade. v. 1, n. 2, p. 196-210, out./dez., 2020.

MASSARO, M. Música por meio de sistemas de comunicação alternativa: inserção do aluno com deficiência na atividade pedagógica. 2012. Dissertação (Mestrado em Educação) - Faculdade de Filosofia e Ciências, Universidade Estadual Paulista, Marília, 2012.

MICHEL, N.B. Adaptação curricular individualizada de alunos disléxicos em atendimento psicopedagógico em escolas municipais de Esteio/RS. 2009. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2009.

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO – MEC/SEESP. Projeto Escola Viva. Adaptações Curriculares de Grande Porte e Adaptações Curriculares de Pequeno Porte. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Especial, 2000.

SANTOS, E. C. da S. de L.; MOREIRA, J. da S. “Nova” política de educação especial como afronta aos direitos humanos: análise crítica do Decreto nº 10.502/2020. Revista de Estudos em Educação e Diversidade, v. 2, n. 3, 2021. jan./mar. p. 156-175.

PAULA, H. I. G. Adaptações curriculares e a inclusão educacional da pessoa em situação de deficiência: um estudo de caso em escolas públicas localizadas no município de Belém/PA. 2016. Dissertação (Mestrado em Educação) - Instituto de Ciências da Educação, Universidade Federal do Pará, Belém, 2016.

PIRES, T. S. J. Aquisição de Escrita por surdos: um olhar sobre a adaptação curricular. 2013. Dissertação (Mestrado em Linguística) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal da Paraíba. João Pessoa, 2013.

PIRES, Y. R. Adaptar, flexibilizar ou diferenciar: práticas curriculares do Ensino Fundamental em contextos de inclusão escolar. 2018. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade do Estado de Santa Catarina. Santa Catarina, 2018.

SANTOS. E. Os alunos com autismo no primeiro ano do ensino fundamental e os movimentos de construção das práticas pedagógicas. 2017. Tese (Doutorado em Educação) – Centro de Educação, Universidade Federal do Espírito Santo. Espírito Santo, 2017.

SEBASTIAN HEREDERO, E. A escola inclusiva e estratégias para fazer frente a ela: as adaptações curriculares. Acta Scientiarum. Education, Maringá, v. 32, n. 2, p. 193-208, 2010.

SILVA, L. S. R. G. Inclusão: análise das práticas pedagógicas do ciclo alfabetização do ensino fundamental de escolas municipais de Limeira – SP. 2015. Dissertação (Mestrado em Educação) - Instituto de Biociência, Universidade Estadual Paulista, Rio Claro, 2015.

TOZONI-REIS, M. F.C. Metodologia de Pesquisa. Curitiba: IESDE Brasil S.A, 2005.

UNESCO. Declaração de Salamanca e linha de ação sobre necessidades educativas especiais. Brasília, 1994.

Downloads

Publicado

2022-12-31

Como Citar

Luz, R. do N. ., & Cruz, L. M. (2022). UM ESTUDO SOBRE ADAPTAÇÃO CURRICULAR NO ENSINO REGULAR: EDUCAÇÃO INCLUSIVA EM FOCO. Revista De Estudos Em Educação E Diversidade - REED, 3(10), 1-16. https://doi.org/10.22481/reed.v3i10.11843

Edição

Seção

Artigos