OS LIMITES E POTENCIALIDADES DE UMA OFICINA TEMÁTICA COMO ESTRATÉGIA PARA O ENSINO DE QUÍMICA
DOI:
https://doi.org/10.22481/reed.v1i2.7197Palavras-chave:
Experimentação, Contextualização, Educação Química, Oficina TemáticaResumo
O presente estudo teve como objetivo analisar os limites e potencialidades do desenvolvimento de uma oficina temática no entendimento da importância do Saneamento Básico, em uma perspectiva do tratamento do esgoto. Esta pesquisa qualitativa e de campo foi desenvolvida no Grupo de Estudos Preparatório para o Enem do Programa Tecelendo da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia. A experimentação e a contextualização foram utilizadas como estratégia pedagógica na organização da oficina para auxiliar no aprendizado dos estudantes envolvidos, permitindo que fosse trabalhado com um tema que estava diretamente ligado ao seu contexto social. Os resultados obtidos sinalizaram que a estratégia utilizada possibilitou aos discentes uma melhor compreensão dos conhecimentos químicos presentes no seu dia a dia. Os alunos sinalizaram como limite da proposta a escassez do tempo, pois pontuaram que a duração da intervenção não foi suficiente para um aprendizado mais significativo. Além disso, a oficina teve uma metodologia pontual, não sendo suficiente para consolidar conceitos químicos em uma perspectiva contextualizada. A contribuição deste trabalho consistiu na promoção de diálogos sobre a possibilidade de diversificar a mediação didática do professor na sala de aula e como potencialidade de dialogar na elaboração de propostas experimentais contextualizadas para a Educação Química.Downloads
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