CONCEITOS, PROCEDIMENTOS E ATITUDES NO ENSINO DE CIÊNCIAS: AVALIANDO UMA AULA SOBRE FUNGOS NO ENSINO FUNDAMENTAL

Autores

  • Simone Aparecida Fernandes Universidade Federal do Espírito Santo - Brasil https://orcid.org/0000-0002-7030-6748
  • Paloma Ferreira da Silva Universidade Federal do Espirito Santo - Brasil
  • Andréia Aurélio da Silva Universidade Federal do Espírito Santo - Brasil
  • Erica Castellari Costa Universidade Federal do Espírito Santo - Brasil https://orcid.org/0000-0002-6921-7262
  • Luana Fontes de Souza Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro - Brasil
  • Ana Luiza Seares Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro - Brasil

DOI:

https://doi.org/10.22481/reed.v1i1.7223

Palavras-chave:

Tipologias de conteúdos, Ensino Ciências, Fungos, PIBID

Resumo

Neste trabalho apresentamos os resultados da análise das aulas de uma Sequência de Ensino sobre o conteúdo de Fungos com alunos do 5° ano do Ensino Fundamental de uma escola pública. O objetivo foi avaliar as etapas da Sequência de Ensino com relação à abordagem dos conteúdos conceituais, atitudinais, procedimentais e factuais, por compreender que os conteúdos de Microbiologia no Ensino Fundamental estão relacionados a temas - como higiene pessoal e saúde e outros que envolvem o funcionamento do meio ambiente - que permitem, ao professor, trabalhar outros conteúdos além dos conteúdos conceituais. As aulas foram planejadas por alunos da graduação participantes do Projeto Institucional de Bolsa de Iniciação a Docência – PIBID Interdisciplinar de Ciências sob orientação da professora de Ciências do 5º ano. Foi percebido que, embora os alunos bolsistas do PIBID estivessem imersos em leituras e discussões enfocando temas como planejamento de ensino, tipologias de conteúdo, experimentação no ensino de Ciências, ensino-aprendizagem de conteúdos de Ciências, entre outros, as aulas apresentaram um viés tradicional, focando os conteúdos conceituais. Tal resultado nos leva a perceber a necessidade de compreender de que forma se relacionam o processo de formação docente e a prática pedagógica do futuro professor ou do professor iniciante.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Simone Aparecida Fernandes, Universidade Federal do Espírito Santo - Brasil

Mestre em Física pela Universidade Federal de Minas Gerais. Doutora em Educação, Conhecimento e Inclusão Social pela Universidade Federal de Minas Gerais. Professora adjunta do curso de Licenciatura em Física da Universidade Federal do Espírito Santo – Campus Alegre.

Paloma Ferreira da Silva, Universidade Federal do Espirito Santo - Brasil

Graduada em Licenciatura em Física pela Universidade Federal do Espírito Santo – Campus Alegre. Professora da Educação Básica pela Secretaria da Educação do Espírito Santo. E-mail: palomaferreirads@gmail.com.

Andréia Aurélio da Silva, Universidade Federal do Espírito Santo - Brasil

Graduada em Licenciatura em Física pela Universidade Federal de Santa Maria. Mestre em Educação pela Universidade Federal de Santa Maria. Professora efetiva do curso de Licenciatura em Física da Universidade Federal do Espírito Santo – Campus Alegre.

Erica Castellari Costa, Universidade Federal do Espírito Santo - Brasil

Graduada em Licenciatura em Biologia pela Universidade Federal do Espírito Santo – Campus Alegre. Mestre em Ensino, Educação Básica e Formação de Professores.

Luana Fontes de Souza, Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro - Brasil

Graduada em Licenciatura em Química pela Universidade Federal do Espírito Santo – Campus Alegre. Mestre em Ensino de Ciências pela Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro.

Ana Luiza Seares, Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro - Brasil

Graduada em Licenciatura em Química pela Universidade Federal do Espírito Santo – Campus Alegre. Mestre em Ciências Naturais pela Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro.

Referências

AGUIAR JÚNIOR, O. Planejar o ensino considerando a perspectiva da aprendizagem: uma análise de abordagens didáticas na introdução à física térmica. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, São Paulo, v.19, n.2, p.219-241, ago. 2002.

AMARAL, E. M. R.; MORTIMER, E. F. Uma metodologia para análise da dinâmica entre zonas de um perfil conceitual no discurso da sala de aula. In: SANTOS, F. T.; GRECA. I. M. A pesquisa em ensino de ciências no Brasil e suas metodologias. 2 ed. rev. Ijuí: Editora Unijuí, 2011. p. 239-296.

LIBÂNEO, J. C. A aula como forma de organização do Ensino. In: LIBÂNEO, J. C. Didática. São Paulo: Cortez, 2013. 2 ed. p. 195-214.

POZO, J. I.; CRESPO, M. A. A aprendizagem e o ensino de ciências: do conhecimento cotidiano ao conhecimento científico. Porto Alegre: Artmed, 2009. 296p.

ZABALA, A. A função social do ensino e a concepção sobre os processos de aprendizagem: instrumentos de análise. In: ZABALA, A. A prática educativa: como ensinar. Porto Alegre: Artmed, 2010. p. 27-51.

WARD, H.; RODEN, J.; HEWLETT, C.; FOREMAN, J. Ensino de Ciências. Tradução: Ronaldo Cataldo Costa. Porto Alegre: Artmed, 2010. 2ed. p. 34-51.

Downloads

Publicado

2020-09-30

Como Citar

Fernandes, S. A., Silva, P. F. da, Silva, A. A. da, Costa, E. C., Souza, L. F. de ., & Seares, A. L. . (2020). CONCEITOS, PROCEDIMENTOS E ATITUDES NO ENSINO DE CIÊNCIAS: AVALIANDO UMA AULA SOBRE FUNGOS NO ENSINO FUNDAMENTAL. Revista De Estudos Em Educação E Diversidade - REED, 1(1), 69-82. https://doi.org/10.22481/reed.v1i1.7223

Edição

Seção

Artigos