ADEQUAÇÕES PEDAGÓGICAS: UMA REELEITURA REFLEXIVA DAS PRÁTICAS DOCENTES PARA ALUNOS SURDOS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22481/reed.v1i2.7312

Palavras-chave:

Inclusão, Formação Docente, Práticas Pedagógicas

Resumo

Este artigo objetivou conhecer as adequações pedagógicas que os professores realizam no planejamento para atender alunos surdos. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, realizada no município de Itapetinga-BA e que, devido as dificuldades dos dias atuais em que as escolas se encontra fechadas e sem aulas, foi realizada com apenas uma professora do 9º ano dos Anos Finais do Ensino Fundamental II. Os dados foram alocados em quatro categorias de análise, a partir da técnica de Análise de Conteúdo. Foi evidenciado que a professora participante não é bilíngue e atende a aluna surda a partir da mediação de um interprete de Libras. Ainda que questões como comunicação, relação, inclusão, planejamento e adequações curriculares são comprometidas, não abarcando a aluna surda. Assim, entendemos que a inclusão precisa urgentemente ser uma realidade nas escolas e atender aqueles que de fato precisam ser atendidos, mesmo com suas limitações.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lucimar Gracia Ferreira, Universidade Federal da Bahia - Brasil

Doutoranda em Educação pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), Graduanda em Letras/Libras pela Universidade Leonardo da Vinci (Uniasselvi). Mestra em Educação pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB). Especialização em Educação Especial e Inclusiva (FAEL). Letras Vernáculas pela Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC). Pedagogia pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB). Professora da Educação Básica. Integrante do Grupo de Pesquisa e Estudos Pedagógicos (GPEP).

Downloads

Publicado

2020-12-31

Como Citar

Ferreira, L. G. (2020). ADEQUAÇÕES PEDAGÓGICAS: UMA REELEITURA REFLEXIVA DAS PRÁTICAS DOCENTES PARA ALUNOS SURDOS. Revista De Estudos Em Educação E Diversidade - REED, 1(2), 129-145. https://doi.org/10.22481/reed.v1i2.7312

Edição

Seção

Artigos