MEMÓRIAS E A FORMAÇÃO PARA A DOCÊNCIA: TRAJETÓRIAS DE ESCOLARIZAÇÃO DE PROFESSORES RURAIS INICIANTES

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22481/reed.v1i1.7449

Palavras-chave:

Professores. Início de carreira. Memória. Formação.

Resumo

Este texto tem como foco a formação para a docência e objetivou analisar perspectivas formativas pela memória de escolarização de professores da zona rural nos anos iniciais da carreira profissional docente. Trata-se de um recorte da pesquisa de doutoramento, que teve aprofundamentos teóricos, desenvolvido a partir do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de São Carlos, realizada nos anos de 2011 e 2012, nos municípios de Macarani e Maiquinique. A abordagem da pesquisa é qualitativa, a partir da (auto)biografia e do método das histórias de vida, sendo uma pesquisa-formação, realizada com dois professores iniciantes da zona rural. Desse modo, constatamos que a memória de escolarização tem um papel importante na formação para a docência. Ainda, percebemos a importância da formação e como os caminhos trilhados pelos professores colaboradores são delineadores de escolhas e de nossa formação que sofre influências de outros aspectos também como a política, a cultura, estrutura familiar, condições de vida e de trabalho.

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Biografia do Autor

Lúcia Gracia Ferreira, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - Brasil

Doutora em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Pós-doutorado pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) e Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB). Professora da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) e da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia-Itapetinga (UESB). Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal da Bahia; Grupo de Pesquisa e Estudos Pedagógicos/UESB e Docência, Currículo e Formação/UFRB.

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Publicado

2020-09-30

Como Citar

Ferreira, L. G. (2020). MEMÓRIAS E A FORMAÇÃO PARA A DOCÊNCIA: TRAJETÓRIAS DE ESCOLARIZAÇÃO DE PROFESSORES RURAIS INICIANTES. Revista De Estudos Em Educação E Diversidade - REED, 1(1), 55-68. https://doi.org/10.22481/reed.v1i1.7449

Edição

Seção

Artigos