MEMÓRIAS E A FORMAÇÃO PARA A DOCÊNCIA: TRAJETÓRIAS DE ESCOLARIZAÇÃO DE PROFESSORES RURAIS INICIANTES
DOI:
https://doi.org/10.22481/reed.v1i1.7449Palavras-chave:
Professores. Início de carreira. Memória. Formação.Resumo
Este texto tem como foco a formação para a docência e objetivou analisar perspectivas formativas pela memória de escolarização de professores da zona rural nos anos iniciais da carreira profissional docente. Trata-se de um recorte da pesquisa de doutoramento, que teve aprofundamentos teóricos, desenvolvido a partir do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de São Carlos, realizada nos anos de 2011 e 2012, nos municípios de Macarani e Maiquinique. A abordagem da pesquisa é qualitativa, a partir da (auto)biografia e do método das histórias de vida, sendo uma pesquisa-formação, realizada com dois professores iniciantes da zona rural. Desse modo, constatamos que a memória de escolarização tem um papel importante na formação para a docência. Ainda, percebemos a importância da formação e como os caminhos trilhados pelos professores colaboradores são delineadores de escolhas e de nossa formação que sofre influências de outros aspectos também como a política, a cultura, estrutura familiar, condições de vida e de trabalho.
Downloads
Referências
BIASOLI, Carmem Lúcia Abadie. Docência em artes visuais: continuidades e descontinuidades na (re)construção da trajetória profissional. Tese (Doutorado). Programa de Pós-Graduação em Educação. Universidade Federal de Pelotas. Pelotas-RS. 2009.
BOSI, Ecléa. Memória e Sociedade: lembranças de velhos. São Paulo: T. A. Queiroz, 1983.
BUENO, Belmira Oliveira. Pesquisa em colaboração na formação contínua de professores. In: BUENO, B. O.; CATANI, Denice Barbara; SOUSA, Cynthia Pereira de. (Orgs.). A vida e Ofício dos Professores: formação contínua, autobiografia e pesquisa em colaboração. São Paulo: Escrituras Editoras, 1998.
CATANI, Denice Barbara; BUENO, Belmira Oliveira; SOUSA, Cynthia Pereira de. “O amor dos começos”: por uma história das relações com a escola. Cadernos de Pesquisa. n. 111, dez. 2000, p. 151-171.
CIAMPA, Antonio. Identidade. In: LANE, Silvia; CODO, Wanderley. (Orgs.). Psicologia social: o homem em movimento. 4 ed. São Paulo: Brasiliense, 1986.
DOMINICÉ, Pierre. O processo de formação e alguns dos seus componentes relacionais. In: NÓVOA, Antonio; FINGER, Matthias. O método (auto)biográfico e a formação. Natal, RN: EDUFRN; São Paulo: Paulus, 2010. p. 81-95.
FERREIRA, Lúcia Gracia. Professoras da zona rural em início de carreira: narrativas se si e desenvolvimento profissional. Tese (Doutorado). Programa de Pós-Graduação em Educação. Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2014.
FERREIRA, Lúcia Gracia. Professoras da zona rural: formação identidade, saberes e práticas. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Educação e Contemporaneidade. Universidade do Estado da Bahia: Salvador, 2010.
FERREIRA, Lúcia Gracia; ANUNCIATO, Rosa Maria Moraes. Cartas que revelam a vida: histórias de professores iniciantes da zona rural. Práxis Educacional, v. 14, n. 30, p. 229-246, 2018. Disponível em: http://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/4369/3496. DOI: https://doi.org/10.22481/praxis.v14i30.4369. Acesso: 22 ago. 2019.
FONTANA, Roseli Aparecida Cação. Como nos tornamos professoras? Belo Horizonte: Autêntica, 2000.
GOSCINNY, René. O pequeno Nicolau. 5 ed. Trad. de Luiz Lorenzo Rivera. São Paulo: Martins Fontes, 1997.
IMBERNÓN, Francisco. A Educação no Século XXI: os desafios do futuro imediato. Porto Alegre: Artmed, 2000.
___________. Formação docente e profissional: formar-se para a mudança e a incerteza. 8. ed. São Paulo: Cortez, 2011.
JARAUTA, Beatriz; IMBERNÓN, Francisco (Orgs.). Pensando no futuro da educação: uma nova escola para o século XXII. Tradução de Juliana dos Santos Padilha. Porto Alegre: Penso, 2015.
JOSSO, Marie Christine. Experiência de vida e formação. Trad. José Cláudio e Júlia Ferreira. São Paulo: Cortez, 2004.
LARROSA, Jorge. Tecnologias do eu e educação. In: SILVA, Tomaz Tadeu da (Org.). Sujeitos da educação: estudos foucaultianos. Petrópolis, RJ: Vozes, 1994. p. 35-86.
PERRENOUD, Philippe. Ensinar: agir na urgência, decidir na incerteza. Saberes e competências em uma profissão complexa. Porto Alegre: Artmed, 2001.
RIBEIRO, Neurilene Martins; SOUZA, Elizeu Clementino de. Aprendizagem da docência em Língua Portuguesa nos anos iniciais da carreira: narrativas, tempos e movimentos. In: SOUZA, Elizeu Clementino de (Org.). Memória, (auto)biografia e diversidade: questões de método e trabalho docente. Salvador: EDUFBA, 2011. p. 161-184.
SOUSA, Cynthia Pereira de. Evocação da entrada na escola: relatos autobiográficos de professoras e professores. In: BUENO, Belmira Oliveira; CATANI, Denice Barbara; SOUSA, Cynthia Pereira de (Orgs.). A Vida e o ofício dos professores: formação contínua, autobiografia e pesquisa em colaboração. 4 ed. São Paulo: Escrituras, 2003. p. 31-44.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Você é livre para:
Compartilhar - copia e redistribui o material em qualquer meio ou formato; Adapte - remixe, transforme e construa a partir do material para qualquer propósito, mesmo comercialmente. Esta licença é aceitável para Obras Culturais Livres. O licenciante não pode revogar essas liberdades, desde que você siga os termos da licença.
Sob os seguintes termos:
Atribuição - você deve dar o crédito apropriado, fornecer um link para a licença e indicar se alguma alteração foi feita. Você pode fazer isso de qualquer maneira razoável, mas não de uma forma que sugira que você ou seu uso seja aprovado pelo licenciante.
Não há restrições adicionais - Você não pode aplicar termos legais ou medidas tecnológicas que restrinjam legalmente outros para fazer qualquer uso permitido pela licença.