POR ENTRE PARLENDAS, QUADRINHAS, CORDÉIS E POEMAS: TECENDO SABERES EM PRÁTICAS DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO
DOI:
https://doi.org/10.22481/reed.v1i2.7546Palavras-chave:
Alfabetização, Letramento, Prática docenteResumo
Este artigo discute as contribuições do trabalho com rimas na alfabetização. É uma pesquisa bibliográfica exploratória Gil (2002). A ludicidade trazida através da arte plástica, gêneros textuais: parlendas, quadrinhas, cordéis e poemas tecem saberes que auxiliam no processo de alfabetização. Evidencia a riqueza do trabalho com textos rimados na ampliação do repertório cultural, da consciência fonológica e em múltiplos letramentos. A concepção de leitura e escrita funda-se em: Arapiraca, Araújo e Muniz (2015); Koch e Elias (2011); Lerner (2006), Salvador (2018) e Soares (2004). Urge formação docente crítica e reflexiva, que permita aos alfabetizadores dos anos iniciais do ensino fundamental analisarem sua prática e (re)significação dos saberes dos estudantes. A promoção de reflexões de como o aluno aprende e a percepção de que as aulas precisam dar sentido ao mundo vivenciado por eles, torna o diálogo com a realidade uma possibilidade de trilha por onde as ações pedagógicas em sala de aula precisam percorrer.
Downloads
Referências
REFERÊNCIAS
ARAPIRACA, Mary; ARAUJO, Liane Castro de e MUNIZ, Dinéa Maria Sobral . Professora alfabetizadora: um ofício e muitos fazeres. In: PERSPECTIVA, Florianópolis, v. 33, n. 1, 179-199, jan./abr 2015. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/perspectiva/article/viewFile/2175-795X.2014v33n1p179/31216. Acesso em 10 de Nov. de 2018.
BARRET, Antônio Carlos de Oliveira. ABC da Geografia. Cordelaria Flor da Serra. Fortaleza – CE. 2017.
KOCH, Ingedore Vilaça & Vanda Maria Elias. Ler e compreender. Os sentidos do texto. São Paulo: Editora Contexto, 2011. 215 p.
LERNER, Delia. É preciso dar sentido à leitura. In: NOVA ESCOLA Edição 195, 01 de Setembro, 2006. Disponível em: https://novaescola.org.br/conteudo/957/delia-lerner-e-preciso-dar-sentido-a-leitura. Acesso em 15 de nov de 2018.
NASCIMENTO, Cristiane Ribeiro. Habilidades Auditivas e Consciência Fonológica. In: Keila Alessandra, Baraldi Knobel e Lilian Cristine Ribeiro Nascimento (Orgs). Pró-Fono, 2009.
QUEIROZ, Amarino Oliveira de. Ritmo e poesia no nordeste brasileiro: Confluências da embolada e do rap. Dissertação de Mestrado apresentada ao programa de Pós-Graduação em Literaturas e Diversidade Cultural da UEFS. Feira de Santana, 2002.
SALVADOR, Prefeitura Municipal. Caderno do Professor. Sarau de Poesias. Caderno Língua Portuguesa, 1º ano, 1º bimestre. Nossa Rede, 2016. Disponível em: https://issuu.com/nossarede/docs/1bi_1ano_lp_prof_alta . Acesso em: 17 de Nov de 2018.
_____ Referencial Curricular Municipal para os Anos Iniciais de Ensino Fundamental, 2019. Disponível em: http://educacao.salvador.ba.gov.br/adm/wp-content/uploads/2018/03/Referencial-Curricular-Municipal-para-os-anos-iniciais-do-EF_versao-onli...-1.pdf. Acesso em 15 de jul de 2018.
SOARES. Magda. Letramento e Alfabetização: As Muitas Facetas, Universidade Federal de Minas Gerais, Centro de alfabetização, Leitura e Escrita, Revista Brasileira de Educação, 2003. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/rbedu/n25/n25a01.pdf . Acesso em 11 de Nov de 2018.
_____. Alfabetização e Letramento: caminhos e descaminhos. In: Revista Pátio – Revista Pedagógica de 29 de fevereiro de 2004, pela Artmed Editora. Disponível em: https://acervodigital.unesp.br/bitstream/123456789/40142/1/01d16t07.pdf . Acesso em 09 de Nov de 2018.