POR ENTRE PARLENDAS, QUADRINHAS, CORDÉIS E POEMAS: TECENDO SABERES EM PRÁTICAS DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO
DOI:
https://doi.org/10.22481/reed.v1i2.7546Palavras-chave:
Alfabetização, Letramento, Prática docenteResumo
Este artigo discute as contribuições do trabalho com rimas na alfabetização. É uma pesquisa bibliográfica exploratória Gil (2002). A ludicidade trazida através da arte plástica, gêneros textuais: parlendas, quadrinhas, cordéis e poemas tecem saberes que auxiliam no processo de alfabetização. Evidencia a riqueza do trabalho com textos rimados na ampliação do repertório cultural, da consciência fonológica e em múltiplos letramentos. A concepção de leitura e escrita funda-se em: Arapiraca, Araújo e Muniz (2015); Koch e Elias (2011); Lerner (2006), Salvador (2018) e Soares (2004). Urge formação docente crítica e reflexiva, que permita aos alfabetizadores dos anos iniciais do ensino fundamental analisarem sua prática e (re)significação dos saberes dos estudantes. A promoção de reflexões de como o aluno aprende e a percepção de que as aulas precisam dar sentido ao mundo vivenciado por eles, torna o diálogo com a realidade uma possibilidade de trilha por onde as ações pedagógicas em sala de aula precisam percorrer.
Downloads
Referências
REFERÊNCIAS
ARAPIRACA, Mary; ARAUJO, Liane Castro de e MUNIZ, Dinéa Maria Sobral . Professora alfabetizadora: um ofício e muitos fazeres. In: PERSPECTIVA, Florianópolis, v. 33, n. 1, 179-199, jan./abr 2015. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/perspectiva/article/viewFile/2175-795X.2014v33n1p179/31216. Acesso em 10 de Nov. de 2018.
BARRET, Antônio Carlos de Oliveira. ABC da Geografia. Cordelaria Flor da Serra. Fortaleza – CE. 2017.
KOCH, Ingedore Vilaça & Vanda Maria Elias. Ler e compreender. Os sentidos do texto. São Paulo: Editora Contexto, 2011. 215 p.
LERNER, Delia. É preciso dar sentido à leitura. In: NOVA ESCOLA Edição 195, 01 de Setembro, 2006. Disponível em: https://novaescola.org.br/conteudo/957/delia-lerner-e-preciso-dar-sentido-a-leitura. Acesso em 15 de nov de 2018.
NASCIMENTO, Cristiane Ribeiro. Habilidades Auditivas e Consciência Fonológica. In: Keila Alessandra, Baraldi Knobel e Lilian Cristine Ribeiro Nascimento (Orgs). Pró-Fono, 2009.
QUEIROZ, Amarino Oliveira de. Ritmo e poesia no nordeste brasileiro: Confluências da embolada e do rap. Dissertação de Mestrado apresentada ao programa de Pós-Graduação em Literaturas e Diversidade Cultural da UEFS. Feira de Santana, 2002.
SALVADOR, Prefeitura Municipal. Caderno do Professor. Sarau de Poesias. Caderno Língua Portuguesa, 1º ano, 1º bimestre. Nossa Rede, 2016. Disponível em: https://issuu.com/nossarede/docs/1bi_1ano_lp_prof_alta . Acesso em: 17 de Nov de 2018.
_____ Referencial Curricular Municipal para os Anos Iniciais de Ensino Fundamental, 2019. Disponível em: http://educacao.salvador.ba.gov.br/adm/wp-content/uploads/2018/03/Referencial-Curricular-Municipal-para-os-anos-iniciais-do-EF_versao-onli...-1.pdf. Acesso em 15 de jul de 2018.
SOARES. Magda. Letramento e Alfabetização: As Muitas Facetas, Universidade Federal de Minas Gerais, Centro de alfabetização, Leitura e Escrita, Revista Brasileira de Educação, 2003. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/rbedu/n25/n25a01.pdf . Acesso em 11 de Nov de 2018.
_____. Alfabetização e Letramento: caminhos e descaminhos. In: Revista Pátio – Revista Pedagógica de 29 de fevereiro de 2004, pela Artmed Editora. Disponível em: https://acervodigital.unesp.br/bitstream/123456789/40142/1/01d16t07.pdf . Acesso em 09 de Nov de 2018.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Você é livre para:
Compartilhar - copia e redistribui o material em qualquer meio ou formato; Adapte - remixe, transforme e construa a partir do material para qualquer propósito, mesmo comercialmente. Esta licença é aceitável para Obras Culturais Livres. O licenciante não pode revogar essas liberdades, desde que você siga os termos da licença.
Sob os seguintes termos:
Atribuição - você deve dar o crédito apropriado, fornecer um link para a licença e indicar se alguma alteração foi feita. Você pode fazer isso de qualquer maneira razoável, mas não de uma forma que sugira que você ou seu uso seja aprovado pelo licenciante.
Não há restrições adicionais - Você não pode aplicar termos legais ou medidas tecnológicas que restrinjam legalmente outros para fazer qualquer uso permitido pela licença.