O MOVIMENTO EDUCA: MACANUDOS E A (RE) EXISTÊNCIA COLETIVA NA UNIVERSIDADE
DOI:
https://doi.org/10.22481/reed.v1i2.7586Palavras-chave:
Coletivo Negro. Educação. Políticas Educacionais.Resumo
Este artigo busca apresentar as conquistas e desafios travados por um coletivo de negras(os) no extremo sul do Brasil: denominado Coletivo Macanudos. Iniciamos pela história construída pelas/os próprias/os participantes do coletivo e autores deste estudo. Desde sua fundação no ano de 2012, este coletivo promove espaços de fortalecimento da luta antirracista e afetividade entre as/os estudantes negras(os), além de tencionar a perspectiva racial hegemônica e eurocêntrica presente nas instituições de ensino, especificamente no ensino superior. O coletivo destaca sua trajetória voltada a construção de algumas políticas educacionais que visam diminuir as desigualdades raciais e sociais no acesso e permanência de pessoas negras na Universidade Federal do Rio Grande - FURG. Ao longo desses anos, diversas atividades foram desenvolvidas dentro e fora dos muros universitários, tendo influenciado não só o funcionamento da FURG, mas impactado a cidade de Rio Grande - RS.
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