EDUCAÇÃO INCLUSIVA EM ESCOLAS DA REDE PÚBLICA DO MUNICÍPIO DE ARENÁPOLIS/MT: UMA EXPERIÊNCIA DE ENSINO E APRENDIZAGEM EM MATEMÁTICA COM ALUNOS DE MÚLTIPLAS DEFICIÊNCIAS
DOI:
https://doi.org/10.22481/reed.v1i2.7610Palavras-chave:
Ensino, Aprendizagem, Educação Inclusiva, MatemáticaResumo
Neste artigo é apresentada uma experiência de ensino e aprendizagem em Matemática na educação infantil e no ensino fundamental 2, envolvendo uma aluna com Deficiências Múltiplas (DM) e um aluno com Síndrome de Down (SD). Uma investigação de natureza qualitativa, do tipo descritivo e análise bibliográfica e documental, cujo objetivo é discutir as experiências em sala de aula com alunos de múltiplas deficiências. Os dados foram produzidos em dois momentos. No primeiro, realizou-se uma revisão bibliográfica acerca do tema da educação especial em artigos científicos, livros e outros materiais concernentes a esse tema. No segundo, apresentou-se a narrativa sobre as duas experiências, sendo elas, DM e SD. O referencial teórico que sustenta as análises refere-se à educação especial, à educação inclusiva, ao ensino da Matemática na educação especial, e outros. A narrativa evidenciou resultados que indicaram que nem sempre as práticas desenvolvidas permitiram uma participação ativa dos deficientes nas aulas, e também aponta um possível caminho para criar uma Educação Matemática mais inclusiva.
Downloads
Referências
ALMEIDA, Marina Ferreira Araújo de; et al. O Ensino De Matemática Para Alunos Portadores De Necessidades Especiais: A Inclusão A Partir Da Ludicidade. IV Simpósio Internacional de Ensino de Ciência e Tecnologia, Ponta Grossa-PR. Anais [...] 2014.
BRASIL, MEC. Base Nacional Comum Curricular. 2 ver, 2016. Disponível em: https://undime-sc.org.br/wp-content/uploads/2016/05/2%C2%AA-BNCC-BOOK.pdf. Acesso em: 04 dez. 2019
______. Secretaria de Educação Especial. Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva. Brasília. Documento elaborado pelo Grupo de Trabalho nomeado pela Portaria n. 555/2007, prorrogada pela Portaria n. 948/2007, entregue ao Ministro da Educação em 07 de janeiro de 2008.
______. MEC. Política nacional de educação especial. Brasília: SEESP, 1994.
______. (PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA. CASA CIVIL). Subchefia para Assuntos Jurídicos. Lei nº 13.146, de 6 de julho de 2015. Institui a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência). – Brasília: CCIVIL, 2015.
______. (MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO; INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA). Censo escolar da educação básica 2016: notas estatísticas. – Brasília: MEC, INEP. 2016. Disponível em: <http://download.inep.gov.br/educacao_basica/censo_escolar/notas_estatisticas/2017/notas_estatisticas_censo_escolar_da_educacao_basica_2016.pdf/>. Acesso em: 20 nov. 2017.
______. (CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL). Promulgada em 05 de outubro de 1988. 51. ed. – Brasília: Câmara dos Deputados, Edições Câmara, 2017a.A
______. (SENADO FEDERAL). LDB: Lei de diretrizes e bases da educação nacional. – Brasília: Senado Federal, Coordenação de Edições Técnicas, 2017b. Disponível em: http://www2.senado.gov.br/bdsf/item/id/529732/. Acesso em: 20 nov. 2019.
CARNEIRO, Relma Urel Carbone. Educação inclusiva na educação infantil. – Vitória da Conquista: Práxis Educacional, v. 8, n. 12, p. 81-95, 2012.
COSTA, Maria da Piedade Resende da; TURCI, Paulo Cesar. Inclusão Escolar na Perspectiva da Educação para Todos se Paulo Freire. Disponível em: http://evetos/congressosmultidisciplinar/pages/arquivos/anais/2011/politicas/346-2011.pdf. Acesso em: 20 nov. 2019.
GOMES, Rayssa Alves Oliveira. Processo de ensino-aprendizagem para alunos portadores de Síndrome de Down. 2011. 21f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática). Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2011.
LIBARDI, Helena; et al. Pibid e a educação inclusiva de alunos com deficiência visual: materiais manipulativos e linguagem matemática para o ensino de ciências. VIII Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, 2011.
MACHADO, Nilson José. Qualidade da educação: cinco lembretes e uma lembrança. – São Paulo: Revista Estudos Avançados, v. 21 n. 61. set./dez. 2007. Disponível em: http://dx.doi.org/10.1590/S0103-40142007000300018/. Acesso em: 20 nov. 2019.
MAGALHÃES, Shamila Del Prete; ROCHA, Maíra Gomes de Souza da.; PLETSCH, Márcia Denise. A aprendizagem de alunos com deficiência múltipla: contribuições da teoria histórico-cultural por meio da pesquisa colaborativa. In: Anais do VII Congresso Brasileiro de Educação Especial. Londrina, PR. 2013.
MANTOAN, Maria Teresa Eglér; MARQUES, Carlos Alberto. A integração de pessoas com deficiência: contribuições para uma reflexão sobre o tema. – São Paulo: SENAC, 1997.
MATO GROSSO. (Estado). Orientações Curriculares: Concepções para a Educação Básica. Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso. Cuiabá: SEDUC/MT, 2010.
MENEZES, Suzimeire Gomes.; DECHICHI, Cláudia. Educação infantil: trajetória rumo à inclusão. – Uberlândia: CEPAE, 2012.
MONTESSORI, Maria. Mente absorvente, Portugália: Ed 2, Editorial Nórdica, 1987.
MULLER, Tania Mara Pedroso.; GLAT, Rosana. Uma professora muito especial: questões atuais de educação especial. Viveiros de Castro, 1999.
ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS PARA A EDUCAÇÃO, A CIÊNCIA E A CULTURA; MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO E CIÊNCIA DE ESPANHA (Org.). Declaração de Salamanca e enquadramento da ação na área das necessidades educativas especiais. In: CONFERÊNCIA MUNDIAL SOBRE NECESSIDADES EDUCATIVAS ESPECIAIS: ACESSO E QUALIDADE. – Salamanca, Espanha: UNESCO, 1994. Disponível em: http://redeinclusao.web.ua.pt/docstation/com_docstation/19/fl_9.pdf/. Acesso em: 20 nov. 2019.
PLETSCH, Márcia Denise. A formação de professores para a educação inclusiva: legislação, diretrizes políticas e resultados de pesquisas. Educar em Revista, n. 33, p. 143-156, 2009.
REIS, Pedro. As narrativas na formação de professores e na investigação em educação. NUANCES: estudos sobre Educação, Presidente Prudente, SP, v. 15, n. 16, p. 17-34, jan-dez, 2008.
SCHWARTZMAN, José Salomão et al. Síndrome de Down. São Paulo: Mackenzie, v. 13, p. 14, 1999.
SILVA, Roberta Nascimento Antunes. A educação especial da criança com Síndrome de Down. 2002. Monografia (Licenciatura em Biologia) - Universidade Veiga de Almeida. Rio de Janeiro, 2002.
SILVA, Yara Cristina Romano. Deficiência Múltipla: conceito e caracterização. Anais Eletrônico VIIII EPCC–Encontro Internacional de Produção Científica Cesumar. CESUMAR–Centro Universitário de Maringá. Editora CESUMAR Maringá–Paraná, 2011.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Você é livre para:
Compartilhar - copia e redistribui o material em qualquer meio ou formato; Adapte - remixe, transforme e construa a partir do material para qualquer propósito, mesmo comercialmente. Esta licença é aceitável para Obras Culturais Livres. O licenciante não pode revogar essas liberdades, desde que você siga os termos da licença.
Sob os seguintes termos:
Atribuição - você deve dar o crédito apropriado, fornecer um link para a licença e indicar se alguma alteração foi feita. Você pode fazer isso de qualquer maneira razoável, mas não de uma forma que sugira que você ou seu uso seja aprovado pelo licenciante.
Não há restrições adicionais - Você não pode aplicar termos legais ou medidas tecnológicas que restrinjam legalmente outros para fazer qualquer uso permitido pela licença.