FUTEBOL E RACISMO: ALGUMAS REFLEXÕES NO ÂMBITO DA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR
DOI:
https://doi.org/10.22481/reed.v2i5.7632Palavras-chave:
Futebol, Racismo, Educação Física EscolarResumo
Este escrito desdobrou-se de uma experiência referente à tematização do futebol, realizada com uma turma de oitavo ano do ensino fundamental de uma escola pública da cidade de Guanambi/Bahia. Tem como intento compartilhar algumas reflexões referentes ao racismo e aos enfrentamentos dos (as) negros (as) ao longo da história desse esporte, alavancando, por conseguinte, o debate acerca da necessidade de se combater manifestações racistas e de reconhecer a pluralidade cultural brasileira. As aulas tiveram como base orientadora a Perspectiva Cultural da Educação Física, proposta por Neira e Nunes (2008), e foram desenvolvidas por meio da prática do mapeamento, da ressignificação, do aprofundamento e ampliação, bem como, da avalição de todo o processo de tematização. Ao longo dessas ações, com o intuito de fomentar à turma uma leitura crítica sobre o futebol, foi problematizada a história dessa prática corporal, enfatizando as desigualdades raciais e condutas racistas presentes nas suas tessituras. Os (as) alunos (as) pouco conheciam as desigualdades raciais que atravessam a história do esporte e avaliaram positivamente a tematização. Analisa-se como emergente a inserção das questões étnico-raciais no currículo da Educação Física, pois o trabalho pedagógico deste componente pode contribuir de forma significativa para o combate das disparidades da sociedade.
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