HISTÓRIA DA ÁFRICA E DA CULTURA AFRO-BRASILEIRA: O QUE DIZEM OS PROFESSORES DE HISTÓRIA E OS JOVENS ESTUDANTES
DOI:
https://doi.org/10.22481/reed.v2i4.7635Palavras-chave:
Ensino de História, Lei 10.639/03, Formação, saberes e práticasResumo
O presente texto apresenta resultados finais de uma dissertação que foi desenvolvida no Programa de Pós-graduação em Educação pela Universidade Federal de Uberlândia (PPGED/UFU). Tem como objetivo identificar e refletir sobre as formas que conteúdos relacionados à História da África e cultura afro-brasileira vem sendo trabalhada na Escola Municipal Machado de Assis, localizada no município de Ituiutaba, MG, Brasil. Trata-se de uma pesquisa qualitativa que recorreu a diferentes instrumentos: a observação das aulas de História e confecção de notas de campo, a técnica do grupo focal e a entrevista com os professores de História. Acredita-se que essa investigação possa colaborar com a formação dos professores de História e suas práticas em sala de aula, sobretudo o que tem sido produzido no campo epistemológico da lei 10.639/03.
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