HISTÓRIA DA ÁFRICA E DA CULTURA AFRO-BRASILEIRA: O QUE DIZEM OS PROFESSORES DE HISTÓRIA E OS JOVENS ESTUDANTES

Autores

  • Camilla Nogueira Universidade Federal de Uberlândia
  • Astrogildo Fernandes Silva Júnior Universidade Federal de Uberlândia

DOI:

https://doi.org/10.22481/reed.v2i4.7635

Palavras-chave:

Ensino de História, Lei 10.639/03, Formação, saberes e práticas

Resumo

O presente texto apresenta resultados finais de uma dissertação que foi desenvolvida no Programa de Pós-graduação em Educação pela Universidade Federal de Uberlândia (PPGED/UFU).  Tem como objetivo identificar e refletir sobre as formas que conteúdos relacionados à História da África e cultura afro-brasileira vem sendo trabalhada na Escola Municipal Machado de Assis, localizada no município de Ituiutaba, MG, Brasil. Trata-se de uma pesquisa qualitativa que recorreu a diferentes instrumentos:  a observação das aulas de História e confecção de notas de campo, a técnica do grupo focal e a entrevista com os professores de História. Acredita-se que essa investigação possa colaborar com a formação dos professores de História e suas práticas em sala de aula, sobretudo o que tem sido produzido no campo epistemológico da lei 10.639/03.

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Publicado

2021-06-30

Como Citar

Nogueira, C., & Silva Júnior, A. F. (2021). HISTÓRIA DA ÁFRICA E DA CULTURA AFRO-BRASILEIRA: O QUE DIZEM OS PROFESSORES DE HISTÓRIA E OS JOVENS ESTUDANTES. Revista De Estudos Em Educação E Diversidade - REED, 2(4), 1-21. https://doi.org/10.22481/reed.v2i4.7635

Edição

Seção

Artigos