DESAFIOS PARA ALCANÇAR BOM ÍNDICE H5: O CASO DAS REVISTAS REDUFOR E REVPEMO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22481/reed.v1i2.7716

Palavras-chave:

Google Scholar., Índice h5, Educação, Revpemo, Redufor

Resumo

O presente estudo tem como objetivo identificar os 12 principais artigos das duas revistas do PPGE/UECE, Educação & Formação (Redufor) e Práticas Educativas, memórias e Oralidades (Revpemo), que podem ser mais bem divulgados acarretando o crescimento do índice h5 desses periódicos. Priorizou-se o método bibliométrico, que analisa a quantidade de citação das revistas entre o quadriênio 2016 a 2020. Os dados de citação foram coletados no perfil do Google Scholar das Revistas Redufor e Revpemo. Dessa forma, foi possível não apenas identificar o h5, mas compreender quais produções intelectuais são mais relevantes para o avanço desse índice. Constatou-se h5 igual a 9 e 19 respectivamente para a Revpemo e Redufor, e que as estratégias de divulgação dos textos são diferentes, enquanto a primeira deve centrar foco no estímulo a divulgação dos textos mais citados, a última precisa divulgar os artigos com quantidade mediana de citação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Karla Angélica Silva do Nascimento, Universidade Estadual do Ceará -Brasil

Pós-doutoranda em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual do Ceará, Bolsista PNPD/Capes. Doutora em Educação Brasileira. Secretária executiva da Revista Educação & Formação.

Lia Machado Fiuza Fialho, Universidade Estadual do Ceará - Brasil

Professora doutora do Centro de Educação da Universidade Estadual do Ceará, Professora Permanente do Programa de Pós-graduação em Educação (PPGE/UECE). Líder do Grupo de Pesquisa Práticas Educativas Memórias e Oralidades-PEMO. Editora da revista Educação & Formação do PPGE/UECE. Pesquisadora produtividade CNPQ.

Referências

ABREU, S.; SABÓIA, W.; NOBREGA-THERRIEN, S. Formação docente em educação física: Perspectivas de uma racionalidade pedagógica do corpo em movimento. Educação & Formação, v. 4, n. 3, set./dez., p. 191-206, 2019. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/897. Acesso em: 30 out. 2020.

ARAÚJO, A.; SOARES, E. L. Identidade e relações étnico-raciais na formação escolar. Práticas Educativas, Memórias e Oralidades - Rev. Pemo, v. 1, n. 1, jan./abr., 2019. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/3628. Acesso em: 30 nov. 2020.

BRANDENBURG, C.; PEREIRA, A.; FIALHO, L. Práticas reflexivas do professor reflexivo: experiências metodológicas entre duas docentes do ensino superior. Práticas Educativas, Memórias e Oralidades - Rev. Pemo, v. 1, n. 2, maio/ago., 2019. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/3527. Acesso em: 30 nov. 2020.

CARVALHO, S. O. Formação Docente e Práxis Pedagógica narrativa de uma professora. Práticas Educativas, Memórias e Oralidades - Rev. Pemo, v. 1, n. 1, jan./abr., 2019. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/3602. Acesso em: 30 nov. 2020.

CAXILE, C. R. Memória e representação: experiências e resistências numa manifestação cultural na cidade de Fortaleza. Práticas Educativas, Memórias e Oralidades - Rev. Pemo, v. 1, n. 1, jan./abr., 2019. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/3599. Acesso em: 30 nov. 2020.

CORRÊA, P. S.; BARRETO, B. Exigências para o exercício do ofício de mestre nos grupos escolares no Brasil no contexto da ditadura militar. Educação & Formação, v. 2, n. 1, jan./abr., p. 104-123, 2017. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/126 Acesso em: 30 nov. 2020.

COSTA, M. A.; SILVA, F. M.; SOUZA, D. Parceria entre escola e família na formação integral da criança. Práticas Educativas, Memórias e Oralidades - Rev. Pemo, v. 1, n. 1, jan./abr., 2019. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/3476. Acesso em: 30 nov. 2020.

FERREIRA NETO, J.; DA SILVA, R. Mestre Chitãozinho e a formação dos capoeiristas no Projeto ABC do João XXIII. Práticas Educativas, Memórias e Oralidades - Rev. Pemo, v. 1, n. 1, jan./abr., 2019. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/3518. Acesso em: 30 nov. 2020.

FIALHO, L. M. F.; SOUSA, F. G. A. de; FREIRE, V. C. C. Formação continuada de professores: o que se publica no Norte e Nordeste? Revista Exitus, [S. l.], v. 10, n. 1, p. e020038, 2020. DOI: 10.24065/2237-9460.2020v10n0ID1286. Disponível em: http://www.ufopa.edu.br/portaldeperiodicos/index.php/revistaexitus/article/view/1286. Acesso em: 3 dez. 2020.

FIALHO, L. M. F.; SOUSA, F. G. A. DE; NASCIMENTO, K. A. S. do. Educação & Formação Journal: balance of scientific production (2016-2018). Revista Tempos e Espaços em Educação, v. 13, n. 32, p. 01-20, 2020a. Disponível em: https://seer.ufs.br/index.php/revtee/article/view/12926/10181 Acesso em: 01 dez. 2020.

FIALHO, L.; BRAGA JUNIOR, V. R.; MONTE, R.; BRANDENBURG, C. O uso da história oral na narrativa da história da educação no Ceará. Práticas Educativas, Memórias e Oralidades - Rev. Pemo, v. 2, n. 1, jan./abr., 2020. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/3505. Acesso em: 30 nov. 2020.

FIALHO, L. M. F.; SOUSA, F. G. A. de; FREIRE, V. C. C. Pesquisas em história da educação publicadas por periódicos do norte e nordeste do brasil. Práxis Educacional, [S. l.], v. 16, n. 40, p. 382-403, 2020b. DOI: 10.22481/praxisedu.v16i40.6904. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/6904. Acesso em: 4 dez. 2020.

LIMA, A.; AZEVEDO, M. L. Processo de institucionalização da política nacional e estadual de formação docente: Proposições e resistências no Paraná. Educação & Formação, v. 4, n. 3, set./dez., p. 124-147, 2019. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/1126/1311. Acesso em: 10 out. 2020.

LIMA, J.; SANTOS, G. Valores, educação infantil e desenvolvimento moral: concepções dos professores. Educação & Formação, v. 3, n. 2, maio/ago., p. 153-170, 2018. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/275/203. Acesso em: 10 out. 2020.

LOPES, A. de P. C. Legislação e processos educativos: A constituição da escola primária no Piauí (1845 a 1889). Educação & Formação, v. 4, n. 1, jan./abr., p. 50-65, 2019. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/866/1081. Acesso em: 13 out. 2020.

MACIEL, J. A.; MACIEL, J.; MENDES, A.; SILVA, J. Dialogando sobre o tema jogos populares no ensino fundamental 1. Práticas Educativas, Memórias e Oralidades - Rev. Pemo, v. 1, n. 1, jan./abr., 2019. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/3506. Acesso em: 30 nov. 2020.

NASCIMENTO, K. A. Cenário da produção científica da Revista Educação & Formação: um estudo bibliométrico. Práticas Educativas, Memórias e Oralidades - Rev. Pemo, v. 2, n. 1, jan./abr., 2020. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/3471/3144 Acesso em: 01 dez. 2020.

NASCIMENTO, K. A.; FIALHO, L. A avaliação de periódico da área de Educação na interface com o índice h5 do Google Scholar. Revista de Instrumentos, Modelos e Políticas em Avaliação Educacional, v. 1, n. 3, set./dez., p. e020020, 2020. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/impa/article/view/4284/3551 Acesso em: 01 dez. 2020.

NASCIMENTO, K. A.; FIALHO, L.; BRANDENBURG, C. Índice h5 e i10 do Google Scholar: um estudo de caso. Práticas Educativas, Memórias e Oralidades - Rev. Pemo, v. 3, n. 1, jan./abr., p. e314204, 2020. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/4204/3537 Acesso em: 01 dez. 2020.

NERYS, F.; KOEPP, J.; COSTA, B.; BARON, M. Dificuldades na consulta clínica e nutricional de surdos no Brasil: revisão de literatura. Práticas Educativas, Memórias e Oralidades - Rev. Pemo, v. 1, n. 1, jan./abr., 2019. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/3605. Acesso em: 30 nov. 2020.

RIOS, P. P.; CARDOSO, H.; DIAS, A. Concepções de gênero e sexualidade d@s docentes do curso de licenciatura em pedagogia: por um currículo Queer. Educação & Formação, v. 3, n. 2, maio/ago., p. 98-117, 2018. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/272/200. Acesso em: 10 out. 2020.

SANTOS, F.; GIASSON, F. Docência no Ensino Superior: formação, iniciação e desenvolvimento profissional docente. Práticas Educativas, Memórias e Oralidades - Rev. Pemo, v. 1, n. 1, jan./abr., 2019. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/3543. Acesso em: 30 nov. 2020.

SANTOS, M. A.; FERREIRA, H.; SIMÕES, L. L. Saberes da docência aprendidos no PIBID: um estudo de caso com professores supervisores de educação física. Educação & Formação, Fortaleza, v. 1, n. 2, maio/ago., p. 104-120, 2016. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/103. Acesso em: 02 nov. 2020.

SILVA, F. Q., SANTOS, E. B. A., BRANDÃO, M. M., VILS, L. Estudo bibliométrico: orientações sobre sua aplicação. Revista Brasileira de Marketing, v. 15, n. 2, maio/ago., p. 246-262, 2016. Disponível em: http://www.revistabrasileiramarketing.org/ojs-2.2.4/index.php/remark/article/view/3274/2343. Acesso em: 01 dez. 2020.

SILVA, J.; LIMA, I.; PARENTES, M. D.; SILVA, L. Trajetórias formativas de licenciandos em matemática: percepções sobre constituir-se professor. Práticas Educativas, Memórias e Oralidades - Rev. Pemo, v. 1, n. 1, jan./abr., 2019. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/3478. Acesso em: 30 nov. 2020.

SOARES, C.; VIANA, T. Jovita Alves Feitosa: memórias que contam a história da educação nas prisões cearenses. Educação & Formação, v. 1, n. 1, jan./abr., p. 140-158, 2016. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/96/77. Acesso em: 10 out. 2020.

SOUSA, F. G.; FERNANDES, F. R. Análise de conteúdo de “As três Marias” e a instrução feminina cearense: práticas educativas, vigilância e transgressão. Práticas Educativas, Memórias e Oralidades - Rev. Pemo, v. 1, n. 1, jan./abr., 2019. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/3484. Acesso em: 30 nov. 2020.

SOUSA, N. M.; NASCIMENTO, D. A inclusão escolar e o aluno com síndrome de Down: as adaptações curriculares e a avaliação da aprendizagem. Educação & Formação, v. 3, n. 3, set./dez., p. 121-140, 2018. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/859/762. Acesso em: 10 out. 2020.

SOUZA, S.; LIMA, G. Escolas polivalentes na ditadura civil-militar: marco no modelo de ensino profissionalizante ou instrumentos de propaganda do regime? O processo de implantação do polivalente de Ituiutaba-MG (1974-1985). Educação & Formação, Fortaleza, v. 1, n. 2, maio/ago., p. 72-88, 2016. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/101. Acesso em: 02 nov. 2020.

TRIGUERO, I. M. Gamificación y tecnologías como recursos y estrategias innovadores para la enseñanza y aprendizaje de la historia. Educação & Formação, v. 3, n. 2, maio/ago., p. 3-16, 2018. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/267/195. Acesso em: 13 out. 2020.

XEREZ, A. S.; COSTA, F. J.; SANTOS, J. D. Educação profissional integrada ao nível médio no Ceará: reformas e contradições. Educação & Formação, Fortaleza, v. 2, n. 4, jan./abr., p. 204-223, 2017. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/130. Acesso em: 02 nov. 2020.

Downloads

Publicado

2020-12-31

Como Citar

Nascimento, K. A. S. do, & Fialho, L. M. F. (2020). DESAFIOS PARA ALCANÇAR BOM ÍNDICE H5: O CASO DAS REVISTAS REDUFOR E REVPEMO. Revista De Estudos Em Educação E Diversidade - REED, 1(2), 307-319. https://doi.org/10.22481/reed.v1i2.7716

Edição

Seção

Artigos