POLÍTICAS PÚBLICAS PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL: UM DEBATE SOBRE A EXPANSÃO DA OFERTA E A FORMAÇÃO DOS PROFESSORES

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22481/reed.v1i2.7900

Palavras-chave:

Educação Infantil, Formação de Professores, Políticas Públicas Educacionais

Resumo

O artigo versa sobre relações entre políticas públicas de expansão da oferta da Educação Infantil e condições favoráveis para o processo de ensino e aprendizagem, incluindo a formação de professores. Discute desafios dessa etapa associados à infraestrutura física das escolas, às questões didático-pedagógicas e o financiamento, ampliando o debate sobre o papel e formação do professor no cenário político, econômico e social. Apresenta o processo de revogação das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação de Professores (DCNFP) e a implantação das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação Inicial de Professores para a Educação Básica que institui a Base Nacional Comum para a Formação Inicial de Professores da Educação Básica-BNC Formação. Evidencia que há distância entre a política de acesso e a garantia de condições para o processo de ensino e aprendizagem nas instituições de Educação Infantil e propõe a efetivação do sistema de colaboração entre União, Estados e Municípios e a revisão de novas fontes de financiamento para a educação, além do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (FUNDEB). Objetiva sinalizar a mobilização de entidades, sindicatos e educadores contra o desmonte da educação pública e garantir direitos educacionais e profissionais conquistados.

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Biografia do Autor

Jorsinai de Argolo Souza, Universidade Estadual de Santa Cruz - Basil

Professora Assistente da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC). Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação e Contemporaneidade – PPGEDUC da UNEB.

Jane Adriana Vasconcelos Pacheco Rios, Universidade do Estado da Bahia-Brasil

Professora Titular Plena da Universidade do Estado da Bahia (UNEB)  e do Programa de Pós-Graduação em Educação e Contemporaneidade – PPGEDUC da UNEB.

Rosemary Lapa de Oliveira, Universidade do Estado da Bahia-Brasil

Professora Titular da Universidade do Estado da Bahia (UNEB)  e do Programa de Pós-Graduação em Educação e Contemporaneidade – PPGEDUC da UNEB

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Publicado

2020-12-31

Como Citar

Souza, J. de A., Rios, J. A. V. P., & Oliveira, R. L. de. (2020). POLÍTICAS PÚBLICAS PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL: UM DEBATE SOBRE A EXPANSÃO DA OFERTA E A FORMAÇÃO DOS PROFESSORES. Revista De Estudos Em Educação E Diversidade - REED, 1(2), 392-409. https://doi.org/10.22481/reed.v1i2.7900

Edição

Seção

Artigos