INCLUSÃO EM EDUCAÇÃO E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM PERSPECTIVA: ENTRE VELHOS DILEMAS E DESAFIOS CONTEMPORÂNEOS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22481/reed.v2i3.8093

Palavras-chave:

Inclusão em Educação, Emancipação , Formação de professores

Resumo

O presente artigo constitui-se no esforço de fomento a reflexão sobre a formação de professores que tem sido possível e como esse caminhar do processo formativo tem balizado a inclusão em educação, sobretudo no que diz respeito ao acolhimento dos estudantes com deficiências em salas regulares. Debatemos aspectos relativos às dimensões de sociedade, cultura, educação e formação fundamentam-se, sobretudo, na Teoria Crítica da Sociedade, especialmente representada pelo pensamento de Theodor Adorno. Destacamos também alguns autores que se dedicam as temáticas formação docente e inclusão em educação, como Ainscow, Damasceno, Carvalho, Costa, permitindo as inter(faces) propostas nas tessituras epistêmicas do texto. Nossas considerações finais apontam os desafios postos a todos os(as) professores(as) de resistência em tempos de pseudodemocracia no Brasil, o que implica na compreensão de que uma sociedade verdadeiramente inclusiva supõe, antes de tudo, o reconhecimento do fenômeno da exclusão social como uma característica da sociedade contemporânea.

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Biografia do Autor

Allan Rocha Damasceno, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro - Brasil

Formação inicial em Licenciatura pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). É Especialista em Educação Especial pela Universidade Federal Fluminense (UFF), Pedagogo e Psicopedagogo Clínico e Institucional. Mestre e Doutor em Educação, cujas pesquisas possuem ênfase na modalidade de ensino Educação Especial, pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Realizou estágio pós-doutoral na Universidade Federal do Paraná (UFPR). É Professor Associado do Instituto de Educação da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRuralRJ). Foi o fundador e Coordena o Laboratório de Estudos e Pesquisas em Educação, Diversidade e Inclusão (LEPEDI). Atua no Programa de Pós-graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares (PPGEduc) e no Programa de Pós-graduação em Educação Agrícola (PPGEA, ambos da UFRuralRJ. 

Isabela Damaceno Cruz, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro - Brasil

Mestra pelo Programa de Pós-Graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ). Integrante do Observatório de Educação Especial do Rio de Janeiro (OEERJ) o qual teve sua dissertação vinculada, com o foco em pesquisar Políticas Públicas para a Formação de Professores, sobretudo no que diz respeito a Educação em sua perspectiva inclusiva, em destaque a modalidade da Educação Especial. Graduada em Licenciatura em Educação Física pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. Foi bolsista do PIBIC - Iniciação Científica entre 2014-2015 na área de práticas pedagógicas e curriculares no ensino da Educação Física, desenvolvendo trabalhos relacionados as Políticas Públicas de implementação do Currículo Mínimo na Rede Estadual de Ensino do Rio de Janeiro; Atuou entre 2012-2014 como Monitora de Dança 1 e 2 DEFD/IE/UFRRJ sob a supervisão de professor doutor na área. Atuou como apoio técnico e corpo de baile da Companhia de Dança da UFRRJ, tendo como objetivo captar diferentes formas de expressão e cultura através das experiências corporais. Membro integrante do Laboratório de Pesquisa sobre Estudos do Corpo e Movimento/UFRRJ. Trabalhou como monitora de atividades rítmicas e expressivas no Programa Mais Educação, e desenvolveu no município de Seropédica o papel de Facilitadora Social na Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos, ministrando aulas de Educação Física em áreas de assentamento, de risco e com alta vulnerabilidade social

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Publicado

2021-03-31

Como Citar

Damasceno, A. R., & Cruz, I. D. (2021). INCLUSÃO EM EDUCAÇÃO E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM PERSPECTIVA: ENTRE VELHOS DILEMAS E DESAFIOS CONTEMPORÂNEOS . Revista De Estudos Em Educação E Diversidade - REED, 2(3), 71-88. https://doi.org/10.22481/reed.v2i3.8093

Edição

Seção

Dossiê Temático